Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar que dormir com o cabelo molhado, além de incomodar, pode ser prejudicial para os fios. No entanto, depois de um dia exaustivo de trabalho, muitas vezes bate aquela preguicinha de secar as madeixas e acabamos por dormir de cabelo úmido, não é mesmo? Mas qual será os prejuízos dessa prática para as madeixas?
O boato mais comum é que dormir com o cabelo molhado, pode dar aos fios um aspecto amassado e aumentar as caspas do couro cabeludo. Além disso, há quem fale que dormir assim pode aumentar os riscos de desenvolver e/ou piorar resfriados e gripes.
Por isso, nós, da Àrea de Mulher, separamos todos os mitos e verdades sobre dormir com cabelo molhado. Portanto, continue por aqui e confira.
Dormir com o cabelo molhado faz mal?
Sim! Quando dormimos com o cabelo úmido, os fios ficam mais frágeis, portanto são mais propensos a sofrerem quedas. Além disso, tirar uma soneca com as madeixas molhadas também pode levar a uma série de problemas no couro cabeludo, como, por exemplo, caspas, dermatites e infecções fúngicas.
Segundo profissionais dermatologistas, o cabelo quando molhado cria um ambiente perfeito para fungos, já que provoca uma alteração do PH na região, gerando infecções, cujo sintomas podem gerar feridas e quedas.
Dormir com cabelo molhado é pior do que usar o secador?
Verdade! Muitas pessoas optam por dormir de cabelo molhado pois têm medo de prejudicar os fios com o secador. No entanto, é importante lembrar que essa prática é ainda mais prejudicial.
Uma ótima alternativa é secar as madeixas com o secador e, logo depois, aplicar um protetor térmico, para que os fios não sejam tão danificados.
Melhores soluções
Se você faz parte das pessoas que não têm outra alternativa a não ser lavar o cabelo à noite, não se preocupe! Aliás, existem algumas dicas que você pode seguir para não prejudicar tanto suas madeixas ao dormir com o cabelo molhado.
- Secar os cabelos com secador e aplicar protetor térmico nos fios (distância de 20 cm);
- Esperar o cabelo ficar pelo menos úmido;
- Trocar os lençóis de algodão por cetim.
Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Cabelo queimado – Como prevenir e tratar o cabelo danificado.
Fontes: Women’s Healt, Natura, Folhaz.
Fontes das imagens: Like cosméticos, Infoescola, Dermaclub.