Nesta sexta-feira (12), Justin Timberlake decidiu tratar de questões polêmicas de seu passado. Após receber acusações de sexismo e misoginia em relação ao seu tratamento à ex-namorada, Britney Spears, e ter sua culpa apontada no escândalo do look de Janet Jackson no Super Bowl de 2004, ele se desculpou por ambos os casos em carta aberta no Instagram.
“Lamento profundamente os momentos da minha vida em que minhas ações contribuíram para o problema, quando falei fora de hora ou não defendi o que era certo”, disse ele, que também assumiu ter errado em tais circunstâncias. “Eu entendo que falhei nesses momentos e em muitos outros e me beneficiei de um sistema que tolera a misoginia e o racismo”, declarou. Então, Timberlake fez menção direta a Britney e Janet em seu pedido de desculpas: “Quero me desculpar especificamente com Britney Spears e Janet Jackson, individualmente, porque me importo e respeito essas mulheres e sei que fracassei”.
O astro afirmou que, atualmente, reconhece sua posição de privilégio como um homem branco, e que não quer mais sair beneficiado em detrimento do vexame ou humilhação de outros – como aconteceu no passado. “A indústria é imperfeita. Ela define homens, especialmente homens brancos, para o sucesso. É estruturada desta forma. Como homem em uma posição privilegiada, tenho que falar sobre isso. Por toda minha ignorância, não reconheci isso enquanto estava acontecendo na minha própria vida, mas não quero me beneficiar de novo por outras pessoas sendo puxadas para baixo”, escreveu.
Justin ainda reconheceu que nada é capaz de mudar o que já passou, mas que não pode fugir da sua responsabilidade: “Eu sei que esse pedido de desculpas é um primeiro passo e não absolve o passado. Eu quero assumir a responsabilidade por meus próprios passos em falso, assim como fazer parte de um mundo que eleva e apoia”. Ele também ressaltou sua preocupação com as envolvidas. “Eu me importo profundamente com o bem-estar das pessoas que amo e amei. Eu posso fazer melhor e vou fazer melhor”, encerrou.
Confira a íntegra abaixo:
“Eu vi as mensagens, tags, comentários e preocupações e quero responder. Lamento profundamente os momentos da minha vida em que minhas ações contribuíram para o problema, quando falei fora de hora ou não defendi o que era certo. Eu entendo que falhei nesses momentos e em muitos outros e me beneficiei de um sistema que tolera a misoginia e o racismo.
Eu quero me desculpar especificamente com Britney Spears e Janet Jackson, individualmente, porque me importo e respeito essas mulheres e sei que fracassei.
Também me sinto compelido a responder, em partes, porque todos envolvidos merecem algo melhor e, mais importante, porque essa é uma conversa da qual eu quero fazer parte e amadurecer com ela, de todo o coração…
A indústria é imperfeita. Ela define homens, especialmente homens brancos, para o sucesso. É estruturada desta forma. Como homem em uma posição privilegiada, tenho que falar sobre isso. Por toda a minha ignorância, eu não reconheci isso enquanto estava acontecendo na minha própria vida, mas não quero me beneficiar de novo por outras pessoas sendo puxadas para baixo.
Eu não tenho sido perfeito ao navegar por tudo isso na minha carreira. Eu sei que esse pedido de desculpas é um primeiro passo e não absolve o passado. Eu quero assumir a responsabilidade por meus próprios passos em falso, assim como fazer parte de um mundo que eleva e apoia.
Eu me importo profundamente com o bem-estar das pessoas que amo e amei. Eu posso fazer melhor e vou fazer melhor”.
A esposa de Justin Timberlake, Jessica Biel, também se expressou no post do marido e o apoiou nesse momento importante. “Eu te amo”, respondeu a atriz, com um emoji de coração. O comentário atingiu milhares de curtidas em questão de minutos. Confira:
As desculpas de Timberlake vêm após quase 20 anos dos episódios em questão. No caso de Britney Spears, os dois formavam um dos casais mais queridinhos de Hollywood, quando assumiram a relação em 1999. O cantor até falava publicamente sobre ter dormido com ela. Entretanto, em 2002, quando anunciaram o término, o artista estreou a canção e o clipe de “Cry Me a River” – que incluía uma atriz parecida com a diva –, espalhando a narrativa de que Brit o teria traído, em meio a uma série de especulações.
Já o escândalo com Janet Jackson e Justin se deu no Super Bowl de 2004, quando ambos se apresentaram no “Halftime Show”. Na ocasião, o cantor puxou parte da figurino da estrela, expondo um dos seios dela completamente, em rede nacional. O episódio – descrito por ele apenas como um “defeito de guarda-roupa” – causou uma enorme comoção, uma investigação federal e muitas críticas para a cantora.
Enquanto o episódio nunca foi esclarecido publicamente, Justin sempre se esquivou da responsabilidade pelo deslize. Posteriormente, o astro se tornou um dos maiores nomes da música no mundo e, inclusive, retornou ao palco do Super Bowl em 2018. Janet, por sua vez, sofreu as duras consequências pelo caso. A popularidade da irmã de Michael Jackson decaiu nitidamente e pode se dizer que ela jamais se recuperou do que aconteceu.
Relembre a apresentação aqui:
Procurados pela revista Variety para falar do assunto, os representantes de Jackson, Spears e Timberlake não retornaram o contato.