São poucas as felizardas que passam pelo período menstrual ilesas, isto é, sem dor nenhuma. Para a grande maioria, essa fase é um suplício. O problema nunca é só a cólica menstrual: sentimos um mal-estar horrível, dor nas costas, dor de cabeça, falta de energia e indisposição, fora o próprio desconforto de estar menstruada. Então, o que fazer para melhorar esse mal-estar?
Entre 70 e 90% das mulheres sofrem de dismenorréia, a popular cólica. Para metade das que se queixam de dor, a sensação é tão forte que chega a ser incapacitante, impedindo que consigam trabalhar ou estudar direito. As principais vítimas são as adolescentes. Essa é a época em que os ovários amadurecem e estreiam em sua função de liberar um óvulo por mês. A maior parte dos episódios de dor tem origem primária, ou seja, é decorrente do ciclo normal, e não de uma alteração orgânica extraordinária.
O ciclo menstrual dura cerca de 28 dias e é divido em três fases. Algumas dessas fases são justamente onde a maioria das mulheres sentem algum tipo de incomodação, seja ela física como cólica e dores de cabeça ou emocional como estresse, sensibilidade e tensão. Por isso, durante este período muitas mulheres recorrem ao uso de medicamentos para combater alguns destes sintomas. Pensando nisso, o Beleza e Saúde vai dar algumas dicas para ajudar a aliviar o desconforto durante o período menstrual.
Tratamentos para Cólica Menstrual
Evite ter um dia muito ativo
Durante o período da menstruação, é natural sentir-se cansada e sem ânimo. E com dor fica ainda mais difícil ir trabalhar ou se divertir. A recomendação é, na medida do possível, relaxar e descansar. Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a. Isso já ameniza as dores. Situações estressantes podem deixar a mulher mais irritada e sem paciência aumentando a intensidade da dor. Por isso, procure ficar relaxada e evite situações que podem causar estresse.
Remédios
Algumas mulheres recorrem ao analgésico, mas por ser uma inflamação que provoca contrações no útero, os anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais indicados para combater a cólica menstrual. A mulher deve ser avaliada periodicamente pelo seu ginecologista para descartar doenças graves que podem se manifestar com dores do tipo cólica. Apesar de muitas vezes ser intensa, a cólica pode ser tratada sem prejudicar a rotina da mulher.
Os medicamentos mais indicados para alívio das dores sentidas durante a menstruação são:
- Remédios anti-inflamatórios não-esteroides: Ibuprofeno, Feldene e Ponstan.
- Remédios analgésicos: Paracetamol ou Dipirona.
- Remédios antiespasmódicos: Doralgina, Buscopan e Neocopan.
Bolsa de Água Quente
A bolsa de água quente pode ser uma forte aliada. O calor emitido estimula a irrigação, relaxando a musculatura e amenizando o impacto das contrações do útero.
O uso de compressas ou bolsa de água quente sobre a região abdominal inferior podem reduzir a cólica menstrual. Isso ocorre devido à capacidade vasodilatadora e de relaxamento muscular que a água quente possui. Ela contribui para diminuir os espasmos musculares (que aumentam a dor) e melhorar a circulação de sangue na região pélvica (diminuindo o acúmulo de prostaglandinas — substância que ajuda na contração do útero para liberar o endométrio e dar origem ao fluxo menstrual).
Anticoncepcional
A pílula anticoncepcional, além de agir evitando uma gravidez não planejada, também pode aliviar as insuportáveis cólicas menstruais. Os anticoncepcionais orais diminuem a produção de prostaglandinas, substâncias que são liberadas durante a menstruação para estimularem as contrações uterinas que causam as terríveis cólicas. Esse método é frequentemente indicado para este fim: ao suspender a menstruação, a cólica também sai de cena, já que o sangramento que ocorre no intervalo entre uma cartela e outra é apenas um sangramento de escape, não a menstruação em si.
Chás
É claro que se a cólica for forte, o chá não resolve o problema por completo, mas ele ajuda ao proporcionar conforto e bem-estar. O chá de canela tem uma pequena ação analgésica, amenizando a cólica. Além dele, os chás de hortelã e erva cidreira com propriedades calmantes que também contribuem para o bem-estar.
Os chás de ervas naturais com ação anti-inflamatória e analgésica, e também ajudam a reduzir a dor de cólica menstrual: o chá de camomila, por sua ação antiespasmódica e relaxante, e também o chá de orégano, gengibre e calêndula, pela ação anti-inflamatória.
Óleos Essenciais
Os óleos essenciais podem ajudar com sintomas físicos e emocionais, proporcionando bem-estar. O óleo essencial de lavanda também pode ser usado para massegear os ombros, nuca e cabeça, aliviando a tensão e a dor de cabeça.
Para melhorar a sensação de cansaço e letargia, faça uma massagem com óleo vegetal, oléo essencial de gerânio, bergamota e alecrim;
Para alívio das cólicas menstruais, massageie o ventre (local da cólica) com óleo vegetal, óleo essencial de lavanda, sálvia e gerânio. Após a massagem com os óleos, coloque a bolsa de água quente. A medida pode ser uma colher de sopa para 2 gotas de cada óleo.
Para aliviar a irritabilidade, utilize no aromatizador o óleo essencial de palmarosa, ylang-ylang e laranja.
Suplementos Vitamínicos
- Ômega 3, cúrcuma e própolis são anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a inflamação do corpo.
- O complexo B ajuda a reduzir a dor menstrual. Esta importante vitamina desempenha um papel-chave na síntese do neurotransmissor dopamina, que promove o bem-estar físico e emocional.
- A vitamina E reduz a dor menstrual, bem como limita a quantidade de sangue perdido durante a menstruação. O potencial da vitamina E é resultado da sua capacidade de inibir a síntese de prostaglandina.
- A vitamina D é conhecida por reduzir a produção de prostaglandinas. A vitamina D ajuda seu corpo a usar o cálcio e pode reduzir a inflamação.
- A suplementação com zinco alguns dias antes do início da menstruação pode prevenir a dor pré-menstrual e inchaço em mulheres.
- A deficiência de magnésio pode ser uma causa da dor menstrual em algumas mulheres e que o restabelecimento de níveis de magnésio ao normal pode reduzir progressivamente a gravidade e a duração das cólicas menstruais.
- Os antioxidantes são frutas e verduras com grandes concentrações de vitaminas A, C ou E, assim como o betacaroteno, minerais, como o selênio e o zinco, e aminoácidos, como cisteína e glutationa. Existem também outras substâncias antioxidantes, como os bioflavonoides, encontrados, por exemplo, na uva ou nos frutas vermelhas.
Exercícios Físicos
Mesmo sem disposição, um pouco de exercícios, de forma bem moderada, faz bem. Aposte em atividades como alongamento, ioga, caminhada ou andar de bicicleta. Feitos de forma regular e moderada, os exercícios físicos liberam endorfina que tem a capacidade de diminuir a dor.