Quase dois meses após a morte de Ygona Moura, a família da influenciadora divulgou hoje (15) a causa do óbito. Através das redes sociais, a mãe da jovem, Valéria Cardoso, deu detalhes do laudo médico, que constatou que sua filha não faleceu em decorrência da Covid-19. O resultado do teste para o coronavírus deu negativo.
“Enfim só agora tive acesso ao prontuário de Ygona, onde consegui ver o resultado do teste da Covid-19 que ela fez e deu negativo”, escreveu Valéria. Segundo ela, Ygona não resistiu após sofrer de um choque séptico de foco pulmonar. Além disso, a influenciadora também teria testado positivo para tuberculose – doença que acomete principalmente os pulmões. Veja as publicações abaixo:
Horas mais tarde, Cardoso voltou às redes sociais para esclarecer o desencontro de informações – visto que, até então, a família acreditava se tratar de Covid-19 – e também para se posicionar quanto à postura de Ygona semanas antes de sua morte. “Pessoal, quero deixar claro que o que a Ygona fez e falou não foi certo. A situação aqui é que a Ygona não teve sintoma nenhum de Covid antes do dia que passou mal. Ela também nunca teria feito um exame de tuberculose”, iniciou o texto.
“Ela passou mal, foi ao hospital, e lá ela foi diagnosticada com hipótese de Covid. Foi o hospital que afirmou pra mim que era Covid”, explicou a mãe de Ygona. A família, então, pediu que os médicos averiguassem mais o caso. “Por ela não ter apresentado sintomas de Covid antes e nem ninguém próximo, nós insistimos que fizessem um teste para tuberculose, pois poderiam ser os sintomas [da doença]. Fizeram o teste e quando eu perguntei o resultado, me informaram que deu negativo para tuberculose. Porém, localizei hoje e confirmei se era mesmo positivo [para tuberculose] antes de compartilhar”, acrescentou.
De acordo com o comunicado, Moura estava com taxas altas de bactérias no sangue, e sua febre teria sido causada por outra infecção. “O profissional que confirmou o exame pra nós falou que ela estaria com muitos bacilos (bactéria da tuberculose) e que pela quantidade que o exame mostra, a imunidade dela já estaria bem baixa. Ela também contraiu no hospital uma bactéria no sangue, chamada de Acinetobacter baumanii, que ocasionou a febre alta que ela passou a ter depois do terceiro dia de internação”, concluiu o texto. Veja abaixo:
Relembre o caso
Em 27 de janeiro, a família de Ygona Moura comunicou sua morte através das redes sociais. A digital influencer, que tinha apenas 22 anos, estava internada há 10 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na época do anúncio, os próprios familiares informaram que ela teria sofrido de complicações por conta da Covid-19.
Após serem divulgadas imagens da influenciadora no hospital com máscara de oxigênio, o caso se tornou alvo de muitas fake news nas redes sociais. Enquanto alguns colocaram em xeque se ela tinha realmente contraído o coronavírus, outras pessoas chegaram a afirmar diariamente que Ygona tinha falecido. Por conta disso, os familiares e amigos passaram a dar updates regularmente sobre a saúde de Moura no Instagram. Mas, infelizmente, ela não resistiu.
Na ocasião de sua morte, o nome da influencer chegou aos assuntos mais comentados da plataforma. Confira algumas reações:
“Ygona mereceu”
só porque era gorda, preta e travesti, né? A junção de tudo que vocês não gostam. Porque têm um monte de gente padrão aglomerando tanto quanto, ou até mais, e vocês fingem que não estão vendo ou que não se importam. Vocês são nojentos— trans sex e uau 🏳️🌈 (@Odarasoares) January 28, 2021
Nossa eu tô muito instável agora, o falecimento da Ygona me deixou abalado demais
— Cousin Basílio (@RyanBlancharrd) January 28, 2021
Já briguei umas 3x hoje por causa da Ygona.. fico de cara em ver como é tão difícil pras pessoas entenderem o quão TRISTE é o caso dela como um todo 😓
— Miguel 🌵 (@migueltortelli) January 28, 2021
Meus sentimentos à família e aos amigos da Ygona. Independente das escolhas que fez, a Ygona era um ser humano e era uma de nós, e merece respeito nesse momento. Que descanse em paz. pic.twitter.com/9Iv9k6F1Ig
— camponeusa (@camponeusa) January 28, 2021
No início do ano, Ygona Moura ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter graças a uma polêmica. Ela causou revolta no público após aparecer nos Stories “celebrando” que estava aglomerando em festas, e chegou a minimizar a necessidade do distanciamento social para diminuir os casos de coronavírus. “Noite de aglomeração com sucesso. Aglomerei mesmo! Tô caçando um baile, quero aglomerar de novo”, disse em uma das gravações.
Ygona Moura, que era transexual, ganhou fama, principalmente junto à comunidade LGBTQ+, por conta do seu jeito bem-humorado, que rendeu diversos memes para as redes sociais. No ano passado, a influenciadora digital deixou muitos internautas sensibilizados após revelar ter sido vítima de transfobia do próprio irmão.