Quando se fala em alisamento capilar, a primeira coisa que vem à cabeça é a escova progressiva, certo? Por muito tempo, essa técnica foi a mais utilizada para alisar as madeixas. No entanto, tinha um porém, a presença de formol, uma substância tóxica. Sendo assim, começou a ter restrições quanto o uso da substância e a indústria de cosméticos começou a investir em opções com a mesma finalidade mas livre da substância. Sendo assim, apareceu o alisamento sem formol.
Por um tempo, muitas mulheres até desistiram de alisar os fios devido a única forma de fazer isso ser com o uso de substância. Mas felizmente isso não é mais um problema, já que as escovas progressivas hoje em dia contém apenas a quantidade de substâncias tóxicas seguras, e tem opções de alisamento sem formol.
No caso do alisamento sem formol, muitas pessoas ainda questionam se funciona mesmo. A resposta é sim, é possível alisar o cabelo sem formol, já que existem outras substâncias com propriedades alisantes que são permitidas pela legislação e não são tão agressivas.
Portanto, hoje iremos entender melhor como funciona o alisamento sem formol e como é feito. Além é claro, das principais vantagens de aderir a essa técnica de alisamento.
Alisamento sem formol
Como dito anteriormente, a escova progressiva é um dos principais e mais populares métodos de alisamento capilar já feito. Ela promove uma redução do volume e do frizz, e altera a estrutura capilar para deixá-la lisa. Contudo, apesar de prometer o que muitas mulheres sonham, esse tipo de procedimento oferece alguns riscos, para a saúde e para o cabelo em si.
Em contrapartida, o alisamento sem formol oferece os mesmo benefícios da escova progressiva, como fios alinhados, sem volume e sem frizz, mas sem o risco para a saúde. Sem o principal ativo alisante, esses métodos apostam em outras substâncias com efeito parecido, que são regulamentadas e não são agressivas. Sendo assim, livre dos efeitos colaterais como descamação do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência nos olhos, dor de cabeça em outros.
Ou seja, o alisamento sem formol é a melhor opção para quem não abre mão de ter um cabelo sempre liso, de forma segura e sem danificar o cabelo. Isso porque além de não provocar os efeitos colaterais indesejados, o alisamento sem formol também ajuda a manter os fios mais saudáveis, já que é feito a partir de ativos naturais e químicos que não são agressivos.
Para se ter uma ideia, atualmente existem mais de 300 tipos de alisamentos capilares livres de formol no mercado. Contudo, é muito importante conferir a lista de ingredientes do produto para assegurar que é realmente livre da substância.
Como é feito o alisamento sem formol
No caso da escova progressiva, devido a presença de substâncias agressivas, deve ser realizado em um salão de beleza de sua confiança. Até mesmo para garantir o melhor resultado e menores riscos. No caso do alisamento sem formol, além de fazer no salão, também é possível fazer o tratamento em casa sozinha. Nesse caso, mais indicado para quem já tenha alguma prática em cuidados capilares.
Então, independentemente de fazer o alisamento sem formol no salão ou em casa, o procedimento é o mesmo. O primeiro passo é básico, é lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, para além de retirar todos os resíduos, abrir a cutícula para receber o produto. Depois de retirar o excesso de água do cabelo é hora de aplicar o produto. O ideal é separar o cabelo em partes para facilitar na aplicação. Feito isso, deixe o produto agir no cabelo conforme instruções da embalagem, geralmente 20 minutos.
Desse modo, após esse período é hora de escovar os cabelos com o uso de um secador e depois finalizar com a chapinha, para deixar os fios lisinhos. O próximo passo é lavar o cabelo novamente para retirar o produto e aplicar uma máscara de hidratação e enxaguar logo em seguida. Depois disso está pronto o alisamento sem formol, mas se preferir pode secar o cabelo novamente e finalizar com a chapinha.
Dica: antes de começar o tratamento, é muito importante fazer um teste do produto em uma mecha para verificar a possibilidade de alergias. Então, caso o cabelo fique quebradiço ou sem elasticidade, é um sinal de que o seu cabelo não tem condições de realizar esse tratamento.
Vantagens do alisamento sem formol
Hoje em dia, a grande maioria dos produtos de alisamento sem formol contam com uma substância em específico na sua composição: a carbocisteína. Se trata de um aminoácido que abre a estrutura do fio, ou seja, permitindo que o produto haja no interior da cutícula capilar e o alisamento seja feito com a ajuda da chapinha.
Então, para que o cabelo fique realmente liso, é necessário fechar a estrutura do fio, nas escovas progressivas, o formol que é responsável por isso. No caso do alisamento sem formol, é o tioglicolato de amônio e a etalonamina, substâncias substitutas do formol, que fazem esse papel, sendo muito menos agressivas e causando menos danos aos fios.
Portanto, a principal vantagem do alisamento sem formol é a possibilidade de alisar o fio sem riscos à saúde. Mas além disso, o tratamento sem formol também promete longa durabilidade, algo em torno de três a cinco meses, dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados pós alisamento.
No entanto, é importante lembrar que o alisamento sem formol também é um processo químico. Sendo assim, também sensibiliza os fios, mas nada comparado aos problemas gerados pelo uso de formol.
Cuidados pós alisamento
Obviamente que depois do alisamento sem formol, o intuito é manter os fios lisos e impecáveis por muito mais tempo. E como mencionado acima, dependendo dos cuidados com o cabelo após o tratamento, seus resultados podem ser prolongados ainda mais. Então, além de fazer com que o produto permaneça no cabelo por mais tempo, também é importante cuidar da saúde capilar.
Sendo assim, após fazer o alisamento sem formol, o ideal é evitar o uso de shampoos anti-resíduos, já que esses eles tendem a retirar o produto do cabelo, diminuindo a sua durabilidade. Então, nada de lavar o cabelo com produtos de limpeza profunda. A recomendação é investir em linhas capilares específicas para madeixas alisadas, já que esses produtos contam com ativos que ajudam a manter o efeito do tratamento em questão.
Além disso, é muito importante ter uma rotina de cuidados com o cabelo, fazendo hidratação com maior frequência, no mínimo uma vez por semana. Desse modo é possível fornecer os nutrientes essenciais para o cabelo, que devido ao alisamento tende a ficar com as pontas ressecadas. Mas cuidado para não fazer uma hidratação com limpeza profunda, para não ter o mesmo efeito dos shampoos com essa finalidade.
Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Progressiva japonesa, o que é? Como funciona e benefícios.
Fontes: Desírius Minha Vida Segredos de Salão Cabelo
Imagens: Escova Orgânica Universa Escova Orgânica A Gazeta All Things Hair