Algumas pessoas adoram cabelos longos e não abrem mão do comprimento dos fios. Não importa qual o tipo, liso, cacheado, ondulado ou crespo, cabelos compridos necessitam de mais dedicação e cuidados. Além do ritmo natural de crescimento, algumas medidas podem ser tomadas para que os fios fiquem sempre longos e saudáveis.
Em geral, o cabelo cresce em torno de 1,5 cm por mês, mas nossos hábitos de cuidados capilares e até hábitos alimentares podem influenciar esse processo. Como cada cabelo é diferente, a maneira como ele se desenvolve também vai variar de pessoa para pessoa, mas algumas rotinas de cuidado auxiliam no seu crescimento e o deixam mais forte, evitando quebras e quedas.
Genética, cuidados com o couro cabeludo, temperatura da água durante a lavagem, são alguns dos fatores que podem influenciar no crescimento e saúde dos cabelos. Por isso, separamos algumas dicas para você que quer ter o cabelo longo e bonitos.
6 dicas para mulheres com cabelos longos
Como lavar cabelos longos
Para evitar causar danos aos cabelos e atrapalhar seu crescimento deve-se ter cuidados em dobro na hora de lavar as madeixas. Por isso, ao aplicar o shampoo, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Além disso, evite esfregar o couro cabeludo e o comprimento, pois isso pode ressecar os fios e gerar pontas duplas.
Da mesma forma, quando for utilizar o condicionador, nunca esfregue o cabelo, só massageie-o para espalhar o produto. Lembre-se também de não aplicar o condicionador no couro cabeludo, pois aplicá-lo na raiz pode deixar o cabelo oleoso.
Cuidado na hora de pentear
Para quem tem madeixas lisas e onduladas, é recomendado penteá-lo antes da lavagem, assim você evita quebrar os fios quando estiverem molhados. Mas quem tem o cabelo cacheado ou crespo, pode pentear os fios durante a lavagem, após a aplicação do condicionador. Dessa forma, você pode desembaraçar os nós que se formam sem desmanchar os cachos.
Ademais, é recomendado pentear os cabelos das pontas indo em direção às raízes, desembaraçando primeiro a parte de baixo do cabelo e assim vai subindo. Isso também facilita o processo.
Hidratação e em produtos de ação fortalecedora
Uma das dificuldades dos cabelos compridos é receber toda a oleosidade natural que o couro cabeludo produz, por isso tendem a sofrer muito com o ressecamento. Assim, é recomendado o uso de máscaras hidratantes pelo menos uma vez na semana, que podem ser aplicadas durante o banho, e um tratamento mais profundo de hidratação a cada 15 dias.
Além disso, para que o cabelo esteja sempre forte sem precisar ser cortado frequentemente, utilize produtos especializados em fortalecer os fios. Existem produtos no mercado que agem no fortalecimento do cabelo desde o couro cabeludo, além de auxiliar também no seu crescimento .
Evite expor o cabelo a danos
Evite ao máximo expor os fios a tratamentos químicos que podem fragilizar sua fibra. O uso frequente de babyliss, secadores e chapinhas pode afinar os fios, deixando o cabelo quebradiço e atrapalhando seu crescimento. Além disso, sempre use finalizadores e protetores térmicos especializados para proteger o cabelos dos danos cotidianos, como os raios solares.
Entretanto, se você precisar submeter o cabelo a tratamento químicos, lembre-se de aplicar um protetor térmico para proteger a fibra dos fios, evitando também o frizz e as pontas duplas.
Aposte em uma alimentação saudável
A alimentação é responsável pela manutenção do nosso corpo, por isso, o crescimento dos fios é diretamente afetado pelo que consumimos diariamente. Dessa forma, a saúde dos cabelos será reflexo da alimentação. Por isso, a ingestão de alimentos que contenham vitamina B12 e ferro vai contribuir para a produção de fibra para os fios.
Busque sempre manter uma alimentação equilibrada para que seu corpo não sofra a carência de nenhum nutriente. Desse modo, o corpo irá estimular a ação dos folículos capilares, promovendo o crescimento saudável dos fios.
Corte as pontas do cabelo com frequência
Cortar as madeixas pode não parecer uma boa opção para quem deseja ter cabelos compridos, mas aparar os fios de 2 a 3 meses é fundamental para manter a aparência saudável dos cabelos. Como as pontas sofrem mais com o ressecamento e pontas duplas, remover essa parte do com certa frequência dará mais movimento e brilho ao cabelo.
Inspirações de cortes
Franjão lateral
Cabelo longo com Franja Curta
Corte Repicado
Cabelo com Corte Reto
Corte em camadas
Corte em U
Cabelo longo assimétrico
Corte em V
Cobelo Longo com Side Cut
Fontes: Eu Total, Beleza Extraordinária, Segredos de Salão
Imagens: O Petróleo, Vix, Portal Tucumã, Tua Saúde, Policlínica do Amigo, Cortes de Cabelo, Área de Mulher, Eu Total, All Things Hair, Pinterest, Olook, Tudo Ela, Purepeople, Muito Chique, Área de Mulher, Site de Beleza e Moda, Antony Beauty Center, Site de Beleza e Moda, We Fashion Trends, Blog Beaty Class, Salon Line, All Things Hair, Beleza Extraordinária