Quem faz luzes no cabelo sabe que o papel alumínio e a touca são as principais ajudas na hora de clarear as mechas, não é mesmo? No entanto, na técnica free hands não é preciso o uso desses acessórios, aliás, as luzes são feitas à mão livre, o que deixa o resultado mais natural e sem marcação, como se os fios tivessem sido clareados com o sol.
Além disso, vale ressaltar que utilizando a técnica free hands os fios não ficam tão claros quanto no método normal utilizando papel alumínio, o resultado final são mechas douradas que, aliás, podem ser feitas em todos os tipos de cabelo, sejam eles lisos, ondulados ou cacheados.
A técnica free hands revela a criatividade do profissional que desenha as mechas de acordo com o rosto e personalidade de cada pessoa. Ficou curiosa para saber mais sobre? Então, continue por aqui.
O que é a técnica free hands?
Free Hands ou mãos livres, é uma técnica profissional onde se realiza mechas com os dedos das mãos, ou seja, sem o uso de papel alumínio ou touca para descolorir. Assim, é possível criar luzes no cabelo sem marcações.
Como fazer mechas à mão livre?
As mechas à mão livre podem ser feitas de várias formas. O resultado final depende do desejo do cliente e da criatividade do profissional. Como não é preciso o uso de acessórios para realizá-las, as luzes free hands ficam espalhadas de forma aleatória entre os fios.
Recomenda-se a escolha de pontos estratégicos de iluminação que dão um efeito bem natural para o cabelo. Além disso, é indicado que a consistência da mistura de pó descolorante e oxidante seja mais firme, ou seja, é preciso usar menos oxidante do que o comum para que tudo funcione como esperado.
Então, com a mistura do pó e oxidante feita, basta depositar o produto nos fios, com auxilio de um pincel e, em seguida, espalhar com as mãos para fazer o desenho e dar o efeito desejado ao cabelo.
Técnica Free Hands: Cuidados e contraindicações
- Escolha descolorantes e colorações que tenham textura firme e que não sejam muito aquosas, para evitar manchas no cabelo;
- Para aplicar o produto no cabelo é indispensável o uso de luvas de proteção;
- Escolha um bom profissional e que tenha experiência em free hands;
- Por fim, é importante que a saúde da fibra capilar seja levada a sério. Portanto, antes de realizar esse procedimento, faça um teste de mecha.
Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Cabelo crespo com luzes – Dicas de cuidados e inspirações.
Fontes: Beleza Extraordinária, Bellkey, Ecobelle.
Fontes das imagens: Marcos Proenca, Prime Pro, Pinterest, Bellkey.