Você sabe por que às vezes aparecem alguns furinhos no rosto? Bom, na maioria dos casos, as marcas na pele são causadas pelo ato de apertar e espremer cravos e espinhas. No entanto, também pode acontecer devido ao acúmulo de sebo ou resíduos nos poros que se dilatam e dão início a um processo inflamatório, o cravo.
Aliás, vale ressaltar que os furinhos no rosto são mais perceptíveis nos tipos de pele mista e oleosa. Isso porque elas possuem uma maior produção e acúmulo de sebo. Entretanto, se engana quem pensa que as peles secas também não passam por esse problema, a diferença é que os furinhos ficam mais fechados e menos aparentes.
Esses furinhos não desaparecem sozinhos e, por isso, é necessário que se realize um tratamento específico para removê-los, que pode ser por exemplo, aplicação de ácidos, microagulhamento, microdermoabrasão e laser.
Ademais, ficou curioso(a) para saber como tratar e se prevenir dos temidos furinhos no rosto? Então, continue por aqui que nós, da Àrea, separamos algumas dicas e opções de tratamentos que vão te ajudar acabar de uma vez por todas com esse problema.
Tratamentos para remover os furinhos no rosto
Peeling com ácidos
O peeling é o procedimento mais recomendado por dermatologistas para remoção das marcas no rosto. O tratamento consiste em aplicar substâncias ácidas diretamente na pele e deixar atuar por alguns minutos.
As aplicações devem ser feitas 1 vez por semana ou a cada 15 dias, e os resultados podem ser vistos a partir da segunda sessão. Por fim, a pele descama para criar uma nova camada, firme, sem manchas e macia.
Dermocosméticos
No mercado existem alguns cremes que promovem a formação de colágeno na pele e ajudam a diminuir os furinhos. No entanto, o resultado é mais lento, comparado ao peeling.
Em alguns casos, quando o adolescente ainda tem muitas espinhas, é possível que o(a) dermatologista também passe o uso de medicamentos como, por exemplo, roacutan e isotretinoína.
Tratamento para furinhos no rosto: Dermoabrasão ou microdermoabrasão
A dermoabrasão e a microdermoabrasão se consiste na realização de uma esfoliação no rosto com o uso de equipamentos com ponteira diamantada ou com cristais de óxido de alumínio, que ‘lixam’ a pele, removendo camadas e, assim, formando outra mais saudável.
Vale ressaltar que esse tratamento também aumenta a atuação dos fibroblastos e a produção de colágeno no organismo, que são responsáveis por dar firmeza e sustentação à pele. O tratamento deve ser feito toda semana e seu tempo total varia de paciente para paciente.
Microagulhamento
O microagulhamento consiste em passar o DermaRoller, que é um rolinho cheio de pequenas agulhas enfileiradas, por todo o rosto, nas direções vertical, horizontal e na diagonal. As agulhas penetram a pele, causando feridas que cicatrizam e formam uma pele uniforme, lisa e longe de manchas.
Indicado para pessoas que possuem cicatrizes de acne, em grau leve ou moderado, o tratamento deve ser feito por um profissional para que sua pele não sofra por nenhuma lesão.
Laser
Ao contrário do que pensam, esse tratamento é indolor, no entanto, os disparos do laser podem provocar uma leve sensação de calor ou queimação na pele.
O tratamento com laser provoca uma alteração nas fibras de colágeno, fazendo que a pele fique mais lisa após a 3ª sessão. eliminando os furinhos e manchas do rosto. Indicado para todos os tipos de pele, o procedimento deve ser realizado de 3 a 5 vezes para dar resultado.
Tratamento para furinhos no rosto: Ácido hialurônico
É um tratamento que consiste na aplicação de injeções com ácido hialurônico na face, a fim de remover as cicatrizes da pele, uniformizando-a. Indicado para todos os tipos de pele, o procedimento deve ser realizado, no mínimo, 3 vezes, por um(a) dermatologista.
Formas de prevenir / amenizar os furinhos no rosto
- Lave e hidrate o rosto: Este hábito deve ser realizado 2x no dia, pela manhã e pela noite. Aliás, isso ajuda com que os poros não fiquem entupidos e evita o aparecimento de furinhos no rosto;
- Faça esfoliações duas ou três vezes por semana;
- Retire a maquiagem antes de dormir: O acúmulo de resíduos na pele aumentam a probabilidade de os poros entupirem;
- Evite se estressar: O stress pode causar alterações hormonais no corpo. Portanto, a produção de oleosidade e dilatação dos poros aumentam, gerando inflamações. Portanto, relaxe!
- Lave o rosto com água fria: Isso ajuda a causar uma vasoconstrição e pode fechar os poros momentaneamente.
Então, o que achou dessa matéria? Confira também: Cuidados com a pele – Tipos de pele, rotina de cuidados e produtos ideais.
Fontes: Tua saúde, Tua saúde 2, Claudia.
Fontes das imagens: Revenir, Ninacares, Buona, Vix, Landecker, Onodera, Uai, Beleza e Saúde, Capricho.