Você já fez uma hidratação capilar e não notou diferença nenhuma? Quando o cabelo está muito ressecado, recorrer apenas à hidratação pode não resolver o problema. Para combater o ressecamento, porosidade e ajudar no fortalecimento dos fios, o indicado é fazer uma umectação capilar.
O que é a umectação capilar?
A umectação capilar é um tratamento onde se aplica óleo em todo o cabelo, para nutrir os fios e impedir o aparecimento de frizz e pontas duplas. A umectação, como o nome sugere, mantém o cabelo umedecido com o auxilio dos óleos vegetais, recondicionadores bifásicos ou máscaras que contêm óleos. O objetivo é fazer com que o fio retenha água por mais tempo, permanecendo hidratado, brilhante, macio e nutrido. A longo prazo, as principais vantagens do tratamento são cabelos muito mais saudáveis, com pH equilibrado e protegidos da oxidação de radicais livres.
Para quem é indicada a umectação capilar?
Apesar de ser mais comum entre cacheadas e crespas, o cuidado também pode trazer muitos benefícios para as donas de fios lisos que sofrem com o ressecamento (desde que a umectação seja retirada da maneira correta para impedir o aspecto oleoso).
Qual o melhor tipo de óleo?
Não existe o melhor, e sim aquele que se adequa melhor às características do seu cabelo. O óleo usado para umectação deve ser 100% vegetal, extravirgem e puro, sem aditivos químicos.
Os óleos mais usados para umectação são: óleo de coco, abacate, argan, rícino, amêndoa, semente de uva e óleo de oliva.
Benefícios da Umectação Para os Cabelos
Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido. Outra vantagem é prevenir a quebra dos fios.
Posso fazer a umectação com os cabelo sujo?
A maioria dos óleos vegetais não penetram nos fios, portanto a cutícula não precisa estar aberta para receber a umectação, como na hidratação. Os óleos selam os fios e mantêm a hidratação. Sendo assim, o cabelo pode sim estar sujo! 🙂
Como fazer a umectação nos cabelos?
Na hora de aplicação, a dica é dividir o cabelo em seções para facilitar que o óleo penetre em todas as mechas e, depois, aplicá-lo da raiz às pontas enluvando cada uma delas com cuidado. Depois disso, é só deixar o produto agir por no mínimo 2 horas antes de retirá-lo na lavagem final.
Passo-a-passo:
- Você pode passar o óleo com o cabelo sujo, ou se preferir lave o cabelo com o shampoo de sua preferência. Se lavar, retire o excesso de água com uma toalha, deixando o cabelo apenas úmido.
- Aplique o óleo vegetal de sua preferência, da raiz até as pontas. A quantidade é mínima, não precisa encharcar o cabelo. O fio vai absorver apenas o necessário, se passar em excesso, vai ficar oleoso demais.
- Deixe agir de 1 a 2 horas.
- Lave os cabelos com shampoo. Essa lavagem deve ser bem especial: o shampoo deve ser usado pelo menos 2 vezes para retirar bem o óleo dos cabelos.
- Use o condicionador para fechar as cutículas.
- Enxágue bem. Use um leave-in e deixe secar naturalmente.
Quantas vezes posso fazer a umectação?
Para manter o seu cabelo saudável, o ideal é que esse processo seja feito a cada 10 dias. Mas se o seu cabelo é cacheado ou afro, 1 vez por semana é a frequência ideal já que esse tipo de fio resseca mais rápido. Lembrando que apenas uma aplicação pode não fazer muita diferença, portanto, faça mais vezes.
E você, costuma fazer umectação? Gosta do resultado?