Países como os Estados Unidos possuem uma influência muito grande em outros da América Latina, principalmente no Brasil. Nesse sentido, a influência é tanto comercial quanto cultural. É possível perceber esse tipo de relação até mesmo na hora de escolher um nome para seu bebê. Muitos pais se interessam pela possibilidade de escolher nomes americanos, e no caso de bebês meninos, nomes americanos masculinos podem ser lindos, marcantes e muito especiais.
Seja como for, nomes americanos masculinos costumam ser populares no Brasil. É comum que uma ou outra alteração seja feita quanto à pronúncia, mas no fim, fica fácil de perceber de onde a inspiração veio. Existem milhares de opções interessantes, desde as mais tradicionais até as mais diferentes, com significados e apelidos bonitos. Dessa forma, fica ainda mais fácil escolher um nome com base no que você mais deseja.
Assim, confira abaixo as mais diversas opções de nomes americanos masculinos, sejam eles comuns ou incomuns, bem como seus significados e até mesmo os apelidos que os nomes podem ganhar.
Nomes americanos masculinos
Antes de mais nada, a chegada de um bebê é sempre um momento especial. Uma das partes preferidas dos pais é a escolha do nome, mas a tarefa também pode acabar sendo estressante. Há quem queira homenagear parentes, colocar um nome bíblico por causa da religião, escolher um com significado forte ou simplesmente sair do comum. No caso dos nomes americanos masculinos, por exemplo, existem possibilidades para todos os gostos. Confira abaixo os nomes mais populares.
Primeiramente, esse nome é carregado por diversas personalidades famosas norte-americanas. De origem galesa, é composto pelos elementos dy, que significa “grande”, e llanw, que quer dizer “fluxo”, “correnteza” ou “maré”. Por conta disso, significa “grande maré”, “grande correnteza” ou “grande fluxo”.
Com origem normanda e um significado incerto, surgiu a partir do francês antigo Brix, significando “da floresta”, “aquele que tem origem ou que veio da floresta”. Outras figuras conhecidas que o carregam são o ator Bruce Willis, o cantor Bruce Springsteen e o artista Bruce Dickinson.
Como a forma inglesa de Jaime, uma das variantes de Jacó, tem origem no hebraico Yaaqobh, significando “aquele que vem do calcanhar”. Existem muitas personalidades famosas com esse nome, como por exemplo os musicistas James Brown e James Blunt, os atores James McAvoy, James Franco e James Dean, entre outros.
A sua raiz etimológica surgiu a partir do aramaico ta’oma, que significa literalmente “gêmeo”. É a versão em inglês de nomes portugueses como Tomás ou Tomé. Muitas personalidades marcantes o carregam, como, por exemplo, o ex-presidente americano Thomas Jefferson, o empresário na área cinematográfica Thomas Edison e o filósofo e pensador Thomas Hobbes.
Jimmy é o diminutivo de James, muitas vezes usado como apelido, apesar de também ser utilizado como nome próprio, por conta disso carrega o significado de “aquele que vem do calcanhar”. Personalidades famosas que o carregam são o músico Jimmy Page, o jogador de basquete Jimmy Butler e o cantor de reggae Jimmy Cliff.
É um lindo nome, que apresenta uma sonoridade suave, com origem no francês antigo Olivier, da palavra latina oliva, que significa “oliveira”. Além disso, é o nome de dois personagens ficcionais, um da literatura, que é Oliver Twist, do romance de Charles Dickens e o outro da série “Arrow”, Oliver Queen.
É provável que a primeira pessoa famosa com esse nome que venha à sua cabeça é o Michael Jackson, rei do pop. Ele é a variação do nome em português Miguel, com origem no hebraico Mikhael, formado pela junção dos elementos mikhayáh e El, que quer dizer “quem é como Deus?”. São tantas personalidades conhecidas que o possuem como nome próprio que poderíamos montar um livro. Exemplos: o ex-jogador de basquete Michael Jordan, o ator Michael Douglas, o cantor Michael Bublé, o ex-automobilista Michael Schumacher, entre outros.
Simples e de linda simbologia, esta é uma variação do nome Mateus. Com origem no hebraico Mattiyyah, uma redução do nome Mathathiah, significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”. Mais lindo impossível. Figuras famosas que o possuem como título próprio são os atores Matthew McConaughey, Matthew Perry e Matthew Broderick.
Com o significado incerto, provavelmente ele provém do nome germânico Milo, o qual tem conexão com o elemento eslavo mil/milu, que significa “graça”, “amor” ou “bondade”. Por isso Miles carrega o significado de “gracioso”, “amoroso” e “bondoso”. Exemplos de personalidades famosas que o carregam são o musicista Miles Davis e o ator Miles Teller.
Como um nome bastante clássico, principalmente para os americanos, ele surge do inglês antigo Mackeswell, o qual é composto pelos elementos Makkr, a forma nórdica antiga do latim magnus, que significa “máximo”, “grande” e waell, que quer dizer “corrente”. Fica com o significado de “corrente máxima”, “forte corrente” ou “excelente corrente”.
Ele deriva da palavra em inglês maverick, significando “independente”.
Bem mais usado na língua inglesa, esse nome é uma variação do nome em latim Marcus, que em português pode ser Marcos também. Ele deriva de Mars “Marte”, o deus romano da guerra, e significa “guerreiro”, “dedicado a Marte”.
Com uma sonoridade carinhosa, esse nome tem origem germânica, derivado de Willahelm, o qual é composto pelos elementos wil, que significa “desejo” ou “vontade”, e helm, que significa “proteção”. Fica com o significado de “protetor corajoso” ou “o que deseja proteger”.
Uma das melhores opções possíveis de nome para uma criança, possui origem do hebraico Ben-iamin, Bin-yamín, compostos pelos elementos ben, “filho” e yamin, “mão direita”, de cuja junção resulta “filho do lado direito”, por extensão fica “filho da felicidade”, “o bem-amado”.
Apresenta uma sonoridade forte, além de ter um simbolismo divino. Com origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, composto pelos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus” e hannah que quer dizer “graça”, fica com o significado de “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.
Como a versão inglesa de Ricardo, tem origem no germânico Ricohard, formado pela junção dos elementos rik, que significa “príncipe” e hard, que quer dizer “forte, corajoso”, ficando “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”.
Sendo um nome difundido na língua inglesa, tem origem hebraica e significa “o forte”, “o firme”, “o sólido”, “o resistente” e “o duradouro”.
Sendo a versão inglesa de Antônio, Anthony surge a partir do latim Antonius, derivado do grego Antónios e significa “valioso”, “de valor inestimável”, “digno de apreço”.
Nome inglês de origem germânica, ele é muito apreciado pela realeza. Significa “o governante da casa”, “o que manda em casa”, “príncipe do lar”.
Mais nomes populares
Seja como for, existem também opções de nomes americanos masculinos que também são populares, mas de significado mais contido e de menor uso. Contudo, são tão interessantes e bonitos quanto.
Aqui, dos nomes americanos, Tyler significa “aquele que protege”, “aquele que está protegido”, “protetor”, “protegido”.
Surgiu a partir do irlandês O’Riain e significa “pequeno rei”.
Com origem no inglês antigo frakelin, quer dizer “homem livre”.
Com origem a partir do sobrenome escocês Doubghlas, significa “rio escuro” ou “águas negras”.
Significa “nobre” ou “homem nobre”.
Significa “coragem genuína”.
Com origem germânica e nórdica, esse nome quer dizer “o que reina como a águia”, “rei para sempre”, “o que governa para sempre”, “rei solitário”, “o que governa sozinho”.
Significa “colina”, “montanha”, “nobre”, “virtuoso” ou “aquele que é forte”.
Significa “dragão”, “serpente”.
Versão inglesa do nome Donaldo, Donald significa “o mais poderoso do mundo” ou “o Senhor é meu juiz”.
Significa “poder da águia” ou “o que é forte como a águia”.
Dois nomes que surgem a partir do grego Andreas, proveniente de andrós, eles significam “masculino”, “másculo”, “viril”.
Variante inglesa do nome Adão, ele quer dizer “homem”, “homem formado na terra”.
Nos nomes americanos, Norman significa “homem do norte”.
Significa “lança de Deus”, “combatente divino” ou “amante dos cervos”.
Significa ”homem” ou ”homem comum”.
Significa “governante do povo”, “senhor do povo”.
Significa “Sámi, pessoa da Finlândia”; “justo” ou “branco”.
Significa “o que corre” ou “aquele que desce”.
Significa “amigo dos cavalos”, “o que gosta de cavalos” ou “homem que ama a guerra”.
Significa “combatente glorioso”, “guerreiro famoso” ou mesmo “famoso na guerra”.
Tem origem com o germânico Adalbert e significa “nobre brilhante” ou “ilustre nobre”.
O nome americano Calvin significa “calvo”, “careca”.
Significa “o amado”, “querido”, “predileto”.
Significa “conselheiro engenhoso” ou “elfo conselheiro”.
Significa “aquele que vence”, “o vencedor” ou “suplantador”.
Significa “vale”; “decano”, “líder”, “o cabeça”, “aquele que tem o comando”.
Significa “protetor determinado”, “pleno de vontade”, “de firmeza corajosa”.
Variante inglesa do nome Pedro, Peter quer dizer “pedra”, “rochedo”.
Forma inglesa do nome em português José, ele significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.
Significa “portador de tesouros”, “tesoureiro”, “aquele que carrega tesouros”.
Significa “belo”, ou “nascido do fogo” ou ainda “saudável”, “forte”.
Significa “fortaleza marítima”, “excelente medula”, “grande medula”; “amigo do mar”.
Significa “conselheiro voraz” ou “lobo conselheiro”.
Significa “vitorioso”, “vencedor do povo” ou “o que conduz o povo à vitória”.
Significa “o vigilante”, “homem atento”, “sempre acordado”.
Significa “pacificador da cidade”.
Significa “preto”, “negro”.
Significa “conselho corajoso”.
Significa “filho da garantia ilustre” ou “filho do refém famoso”.
Provindo de um sobrenome do inglês antigo, esse nome significa “clareira ampla”, “clareira extensa”.
Nesse sentido, significa “aquele que nasceu ou que vive perto do pequeno riacho”; “aquele que nasceu ou que vive perto de um prado de centeio”; “valente, corajoso”.
Significa “aquele que é como o justo”, “relativo a Justo”.
Significa “remador”.
O nome Harold significa “comandante do exército”.
Significa “natural da cidade de Laurento” ou “habitante de Laurento”.
Significa “o Senhor é enaltecido”, “o Senhor é exaltado”.
Significa “aquele que veio de Chester, região da Inglaterra”.
Nos nomes americanos masculinos, com mais de um significado, Harold pode ser “bravo inteligente” ou “resistente sensível”, por exemplo, e ainda “guardião ou defensor elevado”.
Significa “elfo amigo”; “nobre amigo” ou “velho amigo”.
Significa “batalha”.
Significa “guardião das riquezas”, “protetor das riquezas” ou “guardião rico”.
Significa “homem do povo” ou “homem robusto”.
Significa “o Senhor é meu Deus”, e além disso, “Jeová é meu Deus”.
Significa “filho do profeta”, “filho da consolação” ou “filho da exortação” e “forte como um urso”.
Significa “cabelo loiro”.
Já o nome Cliff significa “falésia”, “terreno elevado”.
Significa “homem de cabelos grisalhos”.
Significa “aquele que brilha na glória”, “fama brilhante”, ou “brilhante na glória”.
Significa “guerreiro”, ou “dedicado ao deus Marte”.
De significado incerto, possivelmente quer dizer “campeão” ou “nuvem”.
Significa “fabricante ou vendedor de velas”.
Significa “domador”.
Significa “ousado para o povo”, “ousado em favor do povo”.
Significa “iluminado”.
Significa “clemente”, “brando”, “bondoso”.
Significa “louvado”, “glorificado”, “aplaudido”, “elogiado”.
Significa “grande, importante”.
Significa “pequeno que vence”, “pequeno vencedor” ou “pequeno suplantador”.
Com origem a partir de um sobrenome, significa “cidade ruim”.
Significa “coração, pensamento, espírito”.
Por fim, Irving significa “água verde”.
Nomes americanos masculinos diferentes
Por outro lado, existe quem deseje um nome para seu bebê diferenciado, um nome marcante que pouquíssimas pessoas possuam. Assim, no caso de nomes americanos masculinos, além do nome já ser estrangeiro, existe ainda a característica extra de ser atípico.
- Adonis
- Alec
- Alexis
- Anson
- Baylor
- Byron
- Cairo
- Callen
- Cedric
- Conrad
- Dangelo
- Damon
- Duncan
- Eason
- Eden
- Erin
- Finley
- Haley
- Harmoni
- Harper
- Hazel
- Holden
- Huxley
- Iker
- Itzel
- Jadel
- Jagger
- Jamal
- Jazlyn
- Jericho
- Jewel
- Kalel
- Kamden
- Keenam
- Killiam
- Kylo
- Kolton
- Lamar
- Landen
- Leif
- Lennox
- Marquis
- Mavis
- Melvin
- Neil
- Nikolai
- Orion
- Quinton
- Reid
- Rohan
- Samson
- Solomon
- Sullivan
- Sutton
- Tanner
- Urijah
- Vance
- Wade
- Wilder
- Xander
- Ylki
- Zavier
- Zion
Nomes com apelidos bonitos
Da mesma forma, muitas pessoas também desejam nomes americanos que tenham apelidos bonitos e fáceis, de forma que seu bebê possa ser chamado de forma carinhosa pelos mais íntimos, mas ainda mantendo um nome interessante. Nesse sentido, existem muitas variações bonitas nos Estados Unidos.
- Alfred – Alf
- Adrian – Ade
- Alexander – Alex
- Andrew – Andy
- Arthur – Art ou Artie
- Benedict – Ben
- Benjamin – Ben ou Benji
- Calvin – Cal
- Charles – Charlie
- Christopher – Chris
- Clayton – Clay
- Conrad – Con
- Dexter – Dex
- Douglas – Doug
- Edward – Ed
- Francis – Frank
- Frederic – Fred ou Rick
- Gabriel – Gabe
- Gilbert – Gil
- Gregory – Greg
- Jacob – Jake
- Jonathan – Jon
- Kelvin – Kel
- Lancelot – Lance
- Leonard – Leo
- Lewis – Lew
- Matthew – Matt
- Michael – Mike
- Nathan – Nat
- Oliver – Ollie
- Philip – Phil
- Richard – Rick
- Rudolph – Rudy
- Samuel – Sam
- Sidney – Sid ou Syd
- Theodore – Theo
- Timothy – Tim ou Timmy
- Thomas – Tom
- Victor – Vic
- Vincent – Vince
- Wallace – Wally
- Walter – Walt
- Wesley – Wes
- William – Will
- Wilson – Will
- Zachary – Zach
Por fim, se você se interessou por essa matéria sobre nomes americanos masculinos, aproveite para conferir 130 nomes para meninas (Os melhores nomes para bebês femininos)
Fontes: Solo Infantil, Mil Dicas de Mãe, Minha Vida, Dicionário de Nomes
Imagens: Aleteia, iStock, iStock, iStock, iStock, Vix, Quizlandia, Awebic, Hapvida, Learn Religions, Mãepop