Está em busca de mais informações sobre alongamento de cílios fio a fio? Então chegou no post certo! Acompanhe o passo a passo da técnica, os esclarecimentos de uma especialista, preço e minha experiência!
Alongamento de cílios fio a fio
Não confunda: uma coisa é alongamento de cílios fio a fio, outra – bem diferente – é colar tufinhos! São técnicas completamente distintas. Na extensão sobre a qual estou falando aqui, são usados cílios e cola especiais.
Cada fio é colado pela extensão junto ao natural, sem excesso de cola – e não na pálpebra! O nome fio a fio é justamente porque a técnica considera os seus fios naturais e a saúde deles. No caso do volume russo, são 3 fios por cílio natural – mas eles, nem de longe, são como os tufos postiços, viu?
Passo a passo
Já passei pela experiência de alongar meus cílios diversas vezes, então já sei como funciona! Veja a seguir o passo a passo de uma aplicação correta:
#1 Higienização
Usa-se uma misturinha de shampoo Johnson’s (ou sabonete líquido neutro) e água, com válvula pump para formar espuma. Os cílios são lavados com a ajuda de um pincel limpo de maquiagem. Depois, são enxaguados com água e enxutos com a ajuda de um lencinho de papel.
#2 Isolamento dos fios inferiores
Embora existam casos de alongamento de cílios inferiores, a maior parte dos atendimentos se concentra em fazer extensão na área superior. Por isso, é preciso isolar a área de baixo com um patch adesivo.
#3 Verificação do crescimento (no caso de manutenção)
Essa etapa só vale no caso de manutenção. A profissional faz uma análise dos cílios que cresceram junto com os naturais. Se estiverem muito para a frente, procede com a retirada e posterior recolocação.
#4 Colocação
Com a ajuda de uma pinça, o cílio natural é isolado dos demais. Depois de escolher o melhor fio para ser aplicado, a profissional passa cola em sua extensão (do começo para o meio, sem pegar a ponta) e posiciona-o de maneira a acompanhar o cílio natural.
#5 Vaporização
A cola dos cílios usados no alongamento seca com a ajuda da umidade. Por isso, o procedimento é finalizado com um jato de vapor na região.
Veja mais: Será que vale a pena comprar máscara para cílios cara?
Especialista responde
Lá no nosso Instagram (@coisasdediva), surgiram muitas dúvidas sobre o assunto! Por isso, reuni as principais e fui conversar com a Fabi Yumi, que é consultora de estilo e já foi sócia de um estúdio especializado em alongamento de cílios fio a fio aqui em São Paulo. Para isso, ela fez toda a formação necessária, então entende bem do tema!
Alongamento de cílios fio a fio faz mal?
Coisas de Diva: O alongamento causa queda ou enfraquecimento dos fios naturais?
Fabi Yumi: O alongamento feito com a técnica correta (fio a fio) não prejudica os fios naturais. Existem pessoas que fazem há anos sem parar e estão com os cílios bem saudáveis. É interessante sempre fazer com profissionais especialistas em cílios. Em salões de beleza, por exemplo, uma pessoa que faz cílios uma vez por semana com certeza não vai ter a mesma habilidade de quem faz todo dia! Também vale mencionar que os cílios, assim como os cabelos e demais pelos, possuem um ciclo de vida. Isso significa que nascem, crescem e caem naturalmente. Por isso, verificar a queda de 3 a 5 cílios naturais por dia é absolutamente normal!
CDD: Quem usa lentes de contato pode fazer o alongamento com elas nos olhos?
FY: Durante o procedimento, a cliente deve ficar com os olhos fechados, então pode fazer de lente sim. Num procedimento correto, não tem como entrar cola nos olhos, porque os cílios são colados pela extensão.
CDD: É verdade que os cílios precisam ser retirados em caso de exame de ressonância?
FY: Existem cílios postiços magnéticos, que são conectados aos naturais por ímã. Essa versão não é mesmo indicada para exames de ressonância, porque o material derrete. Isso não se aplica ao alongamento de cílios fio a fio, porque se usa uma cola especial. No entanto, como os profissionais de saúde que fazem ressonância não sabem a origem dos cílios, pedem para que a pessoa retire tudo antes do exame.
Manutenção
CDD: Depois de quanto tempo precisa de manutenção?
FY: Depende muito dos cuidados de cada uma. Sei que há lugares que trabalham com manutenções a cada 10, 15 dias, mas a recomendação geral é o retorno entre 20 e 30 dias em extensões bem feitas.
Técnicas e tipos
CDD: Quais sãos os tipos de cílios disponíveis para a extensão?
FY: Existe hoje uma variedade bem grande de cílios para extensão, que diferem em comprimento, espessura e curvatura! Isso sem falar das técnicas disponíveis. As mais comuns são os cílios clássicos (fio a fio) e o volume russo (1 cílio triplo especial para cada fio). É importante frisar que a técnica correta leva em conta os cílios naturais da cliente e quanto “peso” aquele fio aguenta. Não adianta querer uma extensão super comprida se o fio for muito pequeno e fino. Ele não aguentará, podendo sim cair mais rápido e a extensão não vai durar!
CDD: Como funciona a extensão para olhos de asiáticas, que costumam ter os fios mais retos e escondidos, e para cílios naturais loiros?
FY: Justamente pra as orientais que recomendo bastante! A sensação é ótima, de finalmente ter cílios. No caso das loiras, o efeito do alongamento é o mesmo do rímel: como os cílios e a cola são pretos, escondem os fios naturais mais claros.
Alongamento de cílios fio a fio: cuidados
CDD: Quais são os cuidados no dia a dia?
FY: Na área dos olhos, o ideal é usar água micelar, shampoo Johnson’s ou algum outro produto demaquilante que não seja oleoso. O óleo faz as extensões durarem um pouquinho menos! Por isso, também recomenda-se higienizar a região todos os dias, para tirar a sujeira e a oleosidade natural. O processo de limpeza pode ser feito com os dedos ou com cotonete, cuidando para não enroscar nas extensões. Tudo sempre com muita gentileza! Melhor até enxugar com papel ou, se for com toalha, evitar esfregar bruscamente.
CDD: Tem que parar de usar máscara para cílios? E delineador ou lápis rente à raiz, pode?
FY: Não vai ter necessidade nenhuma de usar rímel, porque é justamente a proposta do alongamento, que inclusive fica ainda mais bonito! A cliente pode continuar usando delineador e lápis normalmente.
Alongamento de cílios fio a fio: preço
Os preços de um alongamento de cílios fio a fio costumam variar de acordo com muitos fatores, como a localização, o grau de expertise de quem coloca e as matérias-primas ou técnicas envolvidas. Aqui em São Paulo, numa famosa rede de franquias de extensão de cílios, os valores vão de R$ 70,00, para cílios alongados de maneira discreta, a R$ 360, para um mega volume.
Onde fazer
Não tenho mais indicações específicas para dar. Porém, o importante é você pesquisar bem, ver fotos de antes e depois e conversar bastante com a profissional que vai te atender! Entender tudo com esse post já é meio caminho andado, assim você tem mais capacidade de avaliar se o serviço que está pensando em contratar é bom mesmo.
Aqui está o relato do primeiro alongamento de cílios que fiz, há quase 6 anos! Pessoalmente, acho que a técnica e o resultado evoluíram muito de lá para cá!
Minha experiência
Para fechar, mais duas perguntas muito perguntadas lá no Instagram!
Seguidora: A aplicação dá aflição? Arde?
Thais Marques: Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que não dói nadinha! Também não me dá aflição nenhuma, porque fico de olho fechado o tempo todo. Quase durmo, inclusive, hahahaha! A única coisa que pode acontecer é você abrir as pálpebras sem querer e a região ficar levemente irritada. Isso acontece porque o processo de secagem da cola libera uma espécie de gás atraído pela umidade dos olhos! Mas só.
S: Os cílios incomodam no dia a dia? Fica pesado?
TM: Quando é feita uma análise correta dos cílios naturais versus os pedidos da cliente, fica dificílimo a extensão incomodar! Porque aí os fios são escolhidos com comprimento, espessura e curvatura adequados, né? A sensação é COMPLETAMENTE diferente de usar cílios postiços: esses não pesam nada, eu mesma esqueço que estou usando.
E aí, será que esclareci todas as suas dúvidas?