Kylie Jenner está sendo acusada de “blackfishing“, após publicar um vídeo nos stories de seu Instagram na semana passada. A acusação foi feita por internautas, que afirmaram que a empresária estava usando uma base mais escura do que o necessário, tentando simular a aparência de uma pessoa negra.
O termo em inglês refere-se à prática de se apropriar da cultura negra com o objetivo de atrair o público. Isso inclui escurecer o tom da pele, usar o cabelo afro, vestir certas peças de roupa e abusar de outras tantas “inspirações” que são marginalizadas quando são da vivência de uma pessoa negra, mas se tornam “pop” nas mãos de artistas brancos.
No registro polêmico em questão, que foi repercutido pelo Daily Star nesta segunda-feira (25), Kylie aparece ouvindo a música “Smoke”, de Don Toliver, HVN e SoFaygo. Em certo momento, a caçula do clã Kardashian-Jenner até mostra o barrigão de grávida. O problema encontrado pelos seguidores, no entanto, foi o rosto maquiado e com filtro. Assista ao momento:
.@KylieJenner looks gorgeous in new Instagram story listening to @DonToliver’s new song, #Smoke, featuring #HVN & @ImSoFaygo. pic.twitter.com/W9luS76x9S
— Pop Crave (@PopCrave) October 20, 2021
Como era um story e não tinha como comentar, os internautas foram reclamar da atitude no Twitter. “Algumas pessoas são tão burras. Claramente, ela está tentando parecer negra”, escreveu um usuário. “Quando essas mulheres estúpidas vão perceber que não são negras?”, disse outro. “Então ela faz ‘blackfishing’ e as pessoas simplesmente postam como se fosse normal? Estamos na década de 60 novamente”, comentou mais um.
Some people are so dumb. Clearly she’s trying to look black
— neeminoyminoy (@neeminoyminoy) October 25, 2021
When are these stupid women going to realize they’re not black?
— Vanessa Alexandra (@LivingDeadNessa) October 25, 2021
So she doing black face and people just posting like its all good? Are we in the 60s again
— ohi (@pinksinurarea13) October 21, 2021
“Elas estão literalmente colonizando nossa cor de pele agora. Jesus Cristo”.
They’re literally colonizing our skin color now. Jesus christ ☠ pic.twitter.com/1AMVlH80bi
— Katarina Valentine (@JinxxyyKitty) October 21, 2021
“É uma loucura como as celebridades podem fazer “blackface” com zero conseqüências. Este inferno nunca acaba”.
It’s crazy how celebrities can openly wear blackface with zero consequences. This hell never ends huh😂
— Jon (@DenialPanda) October 21, 2021
Esta não é a primeira vez que acusações deste tipo atingem as estrelas de “Keeping Up With the Kardashians“. Em maio deste ano, Kim Kardashian publicou um tutorial de maquiagem utilizando produtos de sua marca “KKW Beauty” e também virou alvo de críticas nas redes sociais. Clique aqui para conferir os detalhes.
Em polêmica recente, a cantora Jesy Nelson também sofreu acusações de “blackfishing” pelo videoclipe da música “Boyz“. Na ocasião, ela foi defendida por Nicki Minaj, que citou Kylie e as irmãs ao dizer que elas faziam “parecido”. “E se você fizer um antes e depois de Kylie, sua cor [de pele] é provavelmente uns 20 tons mais escuros de como ela era quando criança. Ela tem lábios maiores agora. Ela sai com negros. Ela está fazendo ‘blackfishing’? Não…”, disse a rapper em uma live no Instagram. Kylie Jenner não se pronunciou sobre as acusações até o momento.