Free Britney: SIM! Tutela de Britney Spears chega oficialmente ao fim após quase 14 anos; saiba detalhes

Free Britney: SIM! Tutela de Britney Spears chega oficialmente ao fim após quase 14 anos; saiba detalhes


ELA CONSEGUIU, MEU POVO! Após 13 anos tendo sua vida pessoal e profissional sendo controlada, nesta sexta-feira (12), Britney Spears conseguiu colocar um fim na tutela. Durante a audiência no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, a juíza Brenda Penny deu o veredito de que a medida tomada tempos atrás, num período em que a cantora enfrentava problemas com vícios e outras questões, já não era mais necessária atualmente.

Há muito tempo os fãs da estrela criaram o movimento “Free Britney” justamente por perceber que a princesinha do pop não possuía as rédeas de sua vida. O grande responsável por isso foi o pai da estrela, Jamie Spears, que era o tutor principal, tendo controle absoluto sobre o dinheiro da filha, seus compromissos profissionais e até mesmo decisões pessoais.

O ano de 2021 foi um divisor de águas na história. Pela primeira vez, Britney Spears quebrou o silêncio e foi ouvida nos tribunais em uma das audiências que exigiam o fim da tutela. A cantora desabafou sobre os diversos horrores que vivenciou nos últimos anos, comparando sua situação com as de vítimas de tráfico sexual. A artista acrescentou ainda na ocasião que foi proibida de se casar e ter filhos. Profissionalmente, ela relatou que era obrigada a fazer shows doentes, detalhe que foi resgatado pelos admiradores da cantora em vídeos antigos.

Continua depois da Publicidade

“Então, basicamente, essa tutela está me fazendo mais mal que bem. Eu mereço ter uma vida. Trabalhei a minha vida inteira. Eu mereço ter uma pausa de dois ou três anos e fazer o que quiser. Eu gostaria ficar ao telefone com vocês para sempre. Porque na hora em que saio do telefone eu só ouço ‘não, não, não’. Estou cansada de me sentir sozinha. Eu mereço ter os mesmos direitos que todas as outras pessoas têm. Ter um filho, uma família, qualquer uma dessas coisas, e muito mais”, declarou Britney em um trecho de seu primeiro depoimento.

Neide2
Jamie Spears deixou tutela em setembro. Foto: Reprodução

Outro capítulo que foi decisivo na batalha foi a contratação do advogado Mathew Rosengart, o primeiro profissional que realmente defendia os interesses da cantora, já que foi contratado diretamente por ela, sem interferência de seu pai. “A Sra. Spears fez saber seu desejo sobre o fim da tutela que ela sofreu por tanto tempo e ela pediu a este Tribunal para ‘deixá-la ter sua vida de volta’, sem uma avaliação (médica), recentemente comparecendo a duas audiências no Tribunal e pedindo diretamente para acabar com a tutela. É respeitosamente apresentado, com o consentimento de todas as partes, que chegou a hora”, pressionou o profissional no mês passado.

No final de setembro, sob acusações de tentativa de extorsão, Jamie Spears formalizou o pedido para deixar o cargo de tutor. “Jamie ama e apoia incondicionalmente sua filha. Ponto final. Como ele fez por toda a vida dela, Jamie fará tudo o que puder para protegê-la e cuidar dela. Nos últimos 13 anos, isso incluiu servir como seu conservador. Agora, significa acabar com a tutela dela”, alegou os advogados do patriarca nos documentos oficiais.

Continua depois da Publicidade

A tutela de Britney Spears

Em 2008, Britney Spears passou a viver sob tutela gerenciada por seu pai, Jamie Spears, e desde então a estrela não tinha mais controle sobre sua própria trajetória. Em setembro do ano passado, um juiz nomeou a gestora Jodi Montgomery como tutora temporária de questões pessoais da artista, depois que seu pai deixou o cargo, alegando “razões pessoais de saúde”. Até setembro de 2021, Jamie ainda era responsável por controlar a parte financeira da vida da filha.

Nos Estados Unidos, o status de tutela é decretado por um tribunal para pessoas incapazes de tomar decisões por si mesmas. No caso da cantora, ela passou por um período conturbado em 2007, devido ao descontrole do uso de substâncias ilegais e bebidas alcoólicas, tendo como resultado diversos problemas na justiça, principalmente em relação à guarda dos filhos.

Britney Spears (4)
Britney Spears foi medicada por oito anos contra sua vontade. (Foto: Getty)
Continua depois da Publicidade

Preocupados com o bem-estar da estrela, fãs de todo o mundo tomaram as redes sociais e até mesmo as ruas com o movimento #FreeBritney. A campanha atingiu o topo dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e no globo, e continua sendo um tema recorrente na mídia. A diva pop também chocou o mundo em junho deste ano, quando falou pela primeira vez no tribunal, e denunciou vários abusos que sofreu durante o período em que esteve sob a interferência direta de Jamie Spears.

*Texto em atualização

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *