Como saber se estou grávida? 16 sintomas antes do atraso menstrual


Um dos principais indícios de uma possível gravidez é o atraso na menstruação. Mas, você sabia que mesmo antes do atraso, você já começa a sentir os sintomas? O problema, é que muitas mulheres confundem esses sintomas com a TPM. Já que há a alteração do humor e o aparecimento de espinhas, por exemplo. O que também acontece quando se está grávida. Enfim, você deve estar se perguntando, como saber se estou grávida então?

Em suma, caso você tenha tido uma relação sexual sem o uso de proteção, a melhor maneira de saber se está grávida é fazendo um teste de gravidez. No entanto, para maior eficácia, o teste de farmácia deve ser feito depois do primeiro dia de atraso da menstruação. Por outro lado, o exame de urina ou sangue pode ser feito 7 dias após a relação. Mas, além de ser mais caro, deve ser feito em um laboratório de análises clínicas.

É importante lembrar que mesmo sendo baixas as chances, é possível engravidar com apenas uma relação desprotegida. Principalmente, se a ejaculação ocorrer dentro da vagina. Mas, também é possível engravidar apenas com o contato com os fluídos lubrificantes, que são expelidos antes da ejaculação. Portanto, com o contato direto com a vagina, é possível engravidar, mesmo sem a penetração.

Enfim, alguns sintomas que podem surgir, mesmo antes do atraso da menstruação. Como enjoos, vômitos, sensibilidade nas mamas, dores abdominais leves e cansaço, por exemplo. Contudo, esses sintomas não são garantias de que você esteja grávida. Já que outros problemas como ovário policístico, excesso de atividade física e ciclos irregulares também podem causar esses sintomas. Por outro lado, algumas mulheres não costumam apresentar nenhum tipo de sintoma físico no início da gestação, dificultando saber sobre uma possível gravidez.

Como saber se estou grávida?

Como saber se estou grávida: 16 sintomas antes do atraso menstrual
Gestação Bebê

Tem como saber se está grávida através da confirmação de um ginecologista obstetra. Antes disso, é preciso levar algumas considerações em conta. Por exemplo, se a mulher estava no período fértil quando teve a relação sexual desprotegida.

Dessa forma, o ginecologista vai solicitar um exame de urina ou de sangue, que pode ser feito 7 dias após a relação, para chegar a um diagnóstico preciso. Lembrando que, não existe um teste caseiro realmente seguro para comprovar uma gravidez. Por isso, é importante fazer exames confiáveis. Sendo que, os principais exames são:

  • Teste de urina – é mais prático, pois, pode ser comprado na farmácia e feito em casa com a primeira urina da manhã. No entanto, caso o resultado seja negativo e, mesmo assim a menstruação continuar atrasada, é preciso repetir o teste após 5 dias. Mas, se mesmo assim continuar dando negativo, é preciso procurar um ginecologista para investigar a causa do atraso da menstruação. Enfim, se o teste der positivo, é preciso fazer o exame de sangue para confirmar a gravidez.
  • Exame de sangue – nesse caso deve ser feito em um laboratório de análises clínicas, onde é medida a quantidade do hormônio HCG no sangue. Como o hormônio é liberado pela placenta no início da gestação, o exame é o mais confiável para diagnosticar uma gravidez.

Enfim, com a confirmação da gravidez, o ginecologista faz um planejamento de consultas de pré-natal, onde ele vai acompanhar toda a gestação, para detectar possíveis problemas no desenvolvimento do bebê ou na saúde da mulher.

Como saber se estou grávida: sintomas

É muito comum o surgimento de sintomas de gravidez antes mesmo do atraso da menstruação. Pois, logo após a fecundação os hormônios da mulher começam a se alterar. Principalmente, a progesterona que aumenta após a ovulação. Cujo objetivo é proteger o endométrio para a implantação do óvulo fecundado no útero. No entanto, os mesmo sintomas podem surgir durante o período pré-menstrual com a TPM. Portanto, é preciso esperar a confirmação do atraso menstrual e depois, realizar exames para confirmar a gravidez. Enfim, os principais sintomas que podem indicar uma possível gravidez são:

1- Amenorreia

MD. Saúde

Amenorreia ou ausência da menstruação é um dos principais indícios de uma gravidez. Portanto, se seu ciclo é regular e a menstruação está atrasada, você pode cogitar a possibilidade de uma gravidez. Enfim, nesse caso, o ideal é fazer um teste de farmácia para tirar suas dúvidas.

2- Corrimento branco

Saúde

Se você ainda está se perguntando: como saber se estou grávida? Saiba que a ocorrência de corrimento branco pode ser um sinal de que esteja grávida. Pois, o corrimento é causado pelo aumento nos níveis de progesterona, que é um dos indicativos de uma gravidez.

3- Como saber se estou grávida: Corrimento vaginal cor-de-rosa

Maternidade de Brasília

Apesar de não ser facilmente percebido, também pode ser um sinal de que está grávida. Enfim, o corrimento cor-de-rosa ou um leve sangramento é normal. Além disso, ele é resultado da entrada do espermatozoide no óvulo.

Dessa forma, o corrimento pode surgir desde 3 minutos após a relação sexual, quando ocorre a fecundação, até 3 dias depois. Pois, esse é o período de vida do espermatozoide dentro do útero.

4- Cólica, inchaço abdominal e gases

Unimed

Uma forma de como saber se está grávida é o surgimento de sintomas como inchaço abdominal, gases e cólica. Pois, esses sintomas podem indicar que o corpo está se preparando para receber o embrião no útero.

Por isso, é muito comum na gravidez a mulher ficar com o intestino preso. Pois, o aumento dos níveis de progesterona e a compressão do intestino devido à dilatação do útero, podem causar prisão de ventre. Assim como a produção de gases, causado pelo relaxamento da musculatura, principalmente do sistema digestivo.

Ademais, esses distúrbios também são resultados do sangue que se concentra no útero desde a fecundação até a 7ª semana de gestação. Dessa forma, para aliviar os sintomas, é recomendado beber bastante água e evitar alimentos altamente fermentados.

5- Espinhas e pele oleosa

Como saber se estou grávida: 16 sintomas antes do atraso menstrual
Gestação de Bebê

Outro sinal de que você possa estar grávida é o aumento da oleosidade na pele o surgimento de espinhas causado pelas alterações hormonais. Inclusive, mulheres que já tem a pele oleosa podem sofrer ainda mais com esse problema.

6- Mudança nas mamas e aparência dos seios

Médico Responde

Tem como saber se está grávida examinando os seios, ou seja, se você começa a sentir dor, inchaço ou muita sensibilidade nos seios. Pode ser um sinal de gravidez, já que as alterações hormonais provocam o crescimento das glândulas mamárias, o escurecimento das aréolas e veias da região mais aparente.

7- Como saber se estou grávida: Desejo sexual

Vix

Um dos sinais de gravidez é o aumento da libido, ou seja, o aumento do desejo sexual. Que acontece devido às alterações hormonais no corpo causado pela gravidez.

8- Aumento da frequência urinária

Badalo

É normal, desde o início da gravidez o aumento da vontade de urinar, causada pela elevada taxa de progesterona no organismo. No entanto, é um sintoma que vai durar até o final da gravidez, já que a medida que o útero vai crescendo ele vai pressionando cada vez mais a bexiga.

9- Enjoos, vômitos e maior salivação

Vida Saudável

Também tem como saber se está grávida ao perceber sintomas como enjoo e vômitos matinais, assim como uma maior salivação na boca. Pois, são sintomas muito comuns durante o primeiro trimestre de gravidez. Segundo estudos, a causa seria o desenvolvimento da placenta, o baixo nível de açúcar no sangue e a tensão.

Além disso, os enjoo e vômitos também podem deixar a grávida desidratada, o que pode provocar tonturas. Portanto, é muito importante se alimentar bem com uma dieta balanceada e equilibrada.

10- Como saber se estou grávida: Cansaço excessivo e sono

Como saber se estou grávida: 16 sintomas antes do atraso menstrual
Vix

Em suma, logo no início da gravidez, seu corpo começa a se preparar para acomodar a nova vida que está sendo gerada. Dessa forma, é normal que ocorra muitas mudanças físicas e hormonais durante toda a gestação. Inclusive, é muito comum sentir um cansaço excessivo e sono.

Por outro lado, a partir do terceiro trimestre de gestação, é comum que algumas mulheres comecem a ter insônia. Principalmente, as mais estressadas e ansiosas.

11- Dor de cabeça e dor nas costas

Vix

A dor de cabeça pode surgir devido aos novos hormônios que estão circulando no organismo da mulher grávida. Por isso, também é uma maneira de saber se está grávida.

Da mesma forma, a dor nas costas é resultado das alterações físicas que a gestação provoca no corpo da mulher. Além disso, ao longo da gravidez é normal sentir dor nas costas devido ao peso adicional que vai aumentando cada vez mais até o parto.

12- Aversão a cheiros fortes

Vix

Um dos sintomas de gravidez mais conhecidos é a aversão a cheiros fortes, principalmente, o cheiro de comida e perfumes. Enfim, isso acontece devido à mulher grávida ter a sensibilidade do seu olfato ampliada.

13- Como saber se estou grávida: Desejos alimentares

Globo

Uma das formas de saber se está grávida é o surgimento de desejos alimentares ou aversões estranhas. Dessa forma, a grávida pode deixar de comer algo que gostava muito antes da gravidez. Ou, pode começar a gostar de coisas que tinha aversão antes. Enfim, tudo isso é normal se você estiver grávida.

14- Aumento da temperatura basal

MD. Saúde

Após a fertilização, ocorre o aumento dos níveis de progesterona e estrogênio no corpo da mulher grávida. Com isso, a temperatura corporal aumenta. Sendo que, normalmente a temperatura é de no máximo 37ºC. Portanto, se sua temperatura corporal está acima do valor normal, pode indicar que você está grávida.

Outro sintoma causado pelo aumento dos níveis hormonais é o sangramento e inchaço da gengiva. Principalmente, ao escovar os dentes e ao passar o fio dental.

15- Variações de humor

Como saber se estou grávida: 16 sintomas antes do atraso menstrual
Vix

Outro sintoma para saber se está grávida é a ocorrência de variações de humor. Que também é causado pelas alterações hormonais, como o aumento dos níveis de progesterona e estrogênio. No entanto, o sintoma é facilmente confundido com TPM. Portanto, para confirmar a gravidez, o ideal é fazer o teste de farmácia, ou procurar um ginecologista.

16- Como saber se estou grávida: Alterações visuais

Como saber se estou grávida: 16 sintomas antes do atraso menstrual
IOB

Durante a gestação, é normal os olhos ficarem secos, o grau aumentar, as pálpebras ficarem mais inchadas e os olhos ficarem mais sensíveis à luz. Da mesma forma, fica mais difícil usar lentes de contato. Enfim, todos esses sintomas desaparecem ao final da gestação.

É possível estar grávida e não apresentar sintomas?

Como saber se estou grávida: 16 sintomas antes do atraso menstrual

Normalmente, os sintomas de gravidez surgem logo no início. No entanto, muitas mulheres não apresentam sintomas. Podendo levar de 2 a 3 meses para identificar algum sintoma de gravidez. O que é normal, pois, a intensidade dos sintomas pode variar de uma mulher para outra.

Entretanto, em casos mais raros, algumas mulheres não sentem nenhum tipo de sintoma durante toda a gestação. Inclusive, há casos de mulheres que só descobrem a gravidez no momento que entram em trabalho de parto.

Enfim, quando uma mulher tem um ciclo menstrual regular (aproximadamente 28 dias), tem mais chances de engravidar quando está no período fértil (2 dias antes e depois da ovulação). Que acontece por volta do 14º dia do ciclo, contados a partir do primeiro dia de menstruação.

Por outro lado, mulheres com o ciclo irregular não é possível calcular o período fértil com precisão. Por isso, o risco de engravidar é maior. Dessa forma, ao ter relação sexual sem proteção até 7 dias antes da ovulação, o risco de engravidar é grande. Pois, os espermatozoides conseguem viver dentro da vagina por 5 até 7 dias, fecundando o óvulo quando ele é liberado.

Enfim, se você está com alguns desses sintomas e se pergunta: como saber se estou grávida? O ideal é fazer o teste de farmácia ou procurar um ginecologista para um diagnóstico mais confiável.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Menstruação atrasada, o que pode ser e o que fazer?

Bibliografia:

  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. What are some common signs of pregnancy?. 2017. Disponível em: <https://www.nichd.nih.gov/health/topics/pregnancy/conditioninfo/signs>. Acesso em 27 Nov 2019
  • SAYLEA, Amy E. et al. A prospective study of the onset of symptoms of pregnancy. Journal of Clinical Epidemiology. Vol.55, n.2012. 676-680, 2002
  • Clinical manifestations and diagnosis of early pregnancy. 2019. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/clinical-manifestations-and-diagnosis-of-early-pregnancy>. Acesso em 31 Mar 2020

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *