6 receitas simples e naturais para você fazer


Existem alguns chás para limpar o útero que podem ser consumidos após a menstruação ou no pós-parto. Como o chá de gengibre e framboesa, por exemplo. Pois, além de serem fontes de nutrientes, também auxiliam na eliminação do endométrio. Ou seja, eliminam partículas residuais das camadas que revestem o útero. Proporcionando o bem-estar de algumas mulheres.

Além disso, também ajudam a aumentar a circulação sanguínea no local, o que faz com que o músculo uterino permaneça tonificado. Inclusive, para mulheres que estão tentando engravidar, os chás auxiliam na preparação do útero para receber o feto. Da mesma forma, auxiliam no tratamento de inflamações no útero. Por exemplo, o chá da folha de tanchagem, que possui propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante muito potentes.

Chás para limpar o útero: 6 receitas simples e naturais para você fazer
Vix

Enfim, diversos fatores podem causar inflamações no útero, como ferimentos, o uso de métodos abortivos abusivos ou comportamento sexual de risco. Cujos sintomas são, corrimento vaginal com mau cheiro, dor de cabeça, vertigens, vômito e ciclo menstrual desregulado. Dessa forma, os chás para limpar o útero são ótimos aliados para o tratamento dessas inflamações.

No entanto, mesmo sendo naturais, os chás devem ser consumidos com orientação de um médico obstetra ou um fisioterapeuta. Além disso, devem ser evitados durante a gravidez. Pois, alguns possuem propriedades que podem estimular contrações, prejudicando a gestação.

Chás para limpar o útero

1- Gengibre

Notícias ao Minuto

O gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam na desintoxicação do organismo. Portanto, também atua no útero, melhorando a circulação sanguínea na região. Fazendo com que possíveis inflamações reduzam.

Enfim, é um ótimo chá para limpar o útero. Portanto, é indicado para mulheres que sofrem com dores menstruais intensas ou que possuem pequenos focos de endometriose. Atuando no alívio das cólicas menstruais. Dessa forma, para preparar o chá de gengibre, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 a 2 cm de raiz de gengibre;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Primeiramente, coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 10 minutos. Após esfriar, coe o chá e beba, de 1 a 3 vezes por dia. Além disso, para potencializar os efeitos do chá, você também pode acrescentar rodelas de limão e adoçar com mel.

2- Chás para limpar o útero: Damiana

Tua Saúde

Outro chá para limpar o útero é o de Damiana, uma planta medicinal que vem sendo utilizada há vários séculos para aumentar a libido. Pois, a Damiana ajuda a melhorar a circulação sanguínea na região íntima da mulher. Dessa forma, ela atua limpando o endométrio e fortalecendo os músculos uterinos. Além disso, possui propriedades bactericidas e antimicrobianas. Enfim, para fazer o chá de Damiana você vai precisar de:

Ingredientes

  • 2 a 4 gramas de folhas secas de Damiana
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, coloque as folhas secas de Damiana na água fervente. Então, deixe repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coe e beba quando estiver morno. Enfim, o chá pode ser consumido por até 3 vezes por dia.

3- Chá de barbatimão

Chás para limpar o útero: 6 receitas simples e naturais para você fazer
GreenMe

O chá de barbatimão é indicado para mulheres no pós-parto, pois, possui propriedades anti-inflamatória, antibacteriana e analgésica. Que atuam reduzindo o inchaço e a retenção de líquidos do corpo, além de ajudar a controlar hemorragias.

No entanto, é muito importante consultar o médico antes de tomar o chá de barbatimão. Pois, durante o pós-parto o recém-nascido vai se alimentar apenas do leite materno. Por isso, é preciso tomar cuidado com o que consome, já que tudo passa para o leite. Enfim, para fazer o chá você vai precisar de:

Ingredientes

  • Pedaços da casca de barbatimão
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Em suma, acrescente o barbatimão à água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Então, coe e beba o chá.

4- Chás para limpar o útero: Framboesa

Tua Saúde

O chá de framboesa costuma ser usado para facilitar o trabalho de parto. Mas, também pode ser usado como um dos chás para limpar o útero no pós-parto. Pois, atua aumentando o tônus do útero e estimulando sua contração.

Dessa forma, auxilia na eliminação de pedaços do endométrio e de outros tecidos que não foram eliminados durante o parto. E, também, facilita para que o útero volte ao seu tamanho normal. Além disso, o chá de framboesa é rico em ferro, cálcio e vitamina C, nutrientes esses que são muito importantes no pós-parto e durante o período de amamentação, além de aliviar as cólicas menstruais. Enfim, para fazer o chá de framboesa você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de chá de folhas de framboesa picadas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Primeiramente, junte as folhas de framboesa com a água fervente. Em seguida, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Então, coe e beba de 1 a 3 xícaras por dia. No entanto, o chá não é indicado para mulheres grávidas, já que a framboesa estimula a contração uterina. Portanto, consulte um especialista antes de consumir o chá de framboesa.

5- Chá de tanchagem

Blog da Plantei

Além de auxiliar na limpeza do útero, o chá de tanchagem é ideal para ser usado como auxiliar no tratamento de inflamações uterinas. No entanto, seu consumo não é indicado para mulheres grávidas e nem para pessoas que sofrem com pressão alta descontrolada. Enfim, para fazer o chá de tanchagem você vai precisar de:

Ingredientes

  • 20 g de folhas de tanchagem
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, coloque as folhas de tanchagem na água fervente e tampe. Então, deixe descansar por alguns minutos. Por fim, beba 4 xícaras do chá por dia, até que o processo inflamatório desapareça.

6- Chás para limpar o útero: jurubeba

Tua Saúde

Por fim, entre os chás para limpar o útero, temos o chá de jurubeba. Que também pode ser usado no auxílio de tratamento de inflamações do útero. Pois, ele atua como um tônico na recuperação e fortalecimento da região uterina. Dessa forma, para fazer o chá de jurubeba, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas, frutos ou flores de jurubeba
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Em suma, adicione as folhas de jurubeba na água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Em seguida, coe e beba 3 xícaras do chá por dia. Mas, não deve ser adoçado.

Chás para limpar o útero: 6 receitas simples e naturais para você fazer
Globo

Enfim, mesmo sendo produtos naturais, os chás para limpar o útero devem ser consumidos com o conhecimento do seu médico de confiança. Inclusive, nenhum deles devem substituir um tratamento clínico, já que são apenas uma forma complementar para este tratamento.

Então, se você gostou dessas dicas, saiba mais sobre o assunto em: Chás abortivos – 4 tipos de chás não recomendados para grávidas.

Referências bibliográfica:

  • Assessment report on Rubus idaeus L., folium. 2014. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/final-assessment-report-rubus-idaeus-l-folium_en.pdf>. Acesso em 05 Abr 2019
  • RODRIGUEZ, Hethir. The Fertility Cleanse Guide. KMF Publishing, 2010.
  • LEELAVATHI, S.. Effectiveness of Ginger Remedy on Dysmenorrhea. International Journal of Innovative Research in Science, Engineering and Technology. Vol.4. 2904-2908, 2015
  • LIVE STRONG. Herbs to Cleanse the Uterus. Disponível em: <https://www.livestrong.com/article/150612-herbs-to-cleanse-the-uterus/>. Acesso em 24 Mai 2019
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 522.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *