benefícios para a saúde do corpo e como fazer


O gengibre (zingiber officinale) é uma raiz altamente benéfica para a saúde. Isso, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, possui compostos fenólicos bioativos, conhecidos como gingeróis. Dessa forma, beber a água de gengibre pode proporcionar alguns benefícios, por exemplo, ajudar no emagrecimento e a aumentar a imunidade.

No entanto, os benefícios da água de gengibre não param por aí. Segundo estudos, a bebida possui grande poder terapêutico em doenças crônicas. Além disso, a raiz também é rica em fibras e possui ação antiemética, que auxilia no alívio de náuseas e enjoos.

Ademais, muitas pessoas recorrem à bebida como forma de auxiliar no emagrecimento. Dessa forma, basta tomar um copo da água de gengibre em jejum, mais 0,5 L da bebida ao longo do dia. Enfim, o gengibre atua desintoxicando o organismo, melhorando o funcionamento do intestino, acelerando o metabolismo e combatendo a retenção de líquidos no organismo.

Dessa forma, acelera a perda da gordura corporal, principalmente, na região da barriga. Por isso, a bebida é uma ótima aliada para mulheres que querem emagrecer. No entanto, mesmo sendo um alimento natural, também possui algumas contraindicações. Por isso, antes de consumi-la, consulte um especialista.

Água com gengibre: como preparar

Água de gengibre: benefícios para a saúde do corpo e como fazer
Toda Mulher

O gengibre é uma raiz originária da Ásia Oriental, no entanto, é cultivada em diversas regiões do planeta. Principalmente, em regiões quentes e úmidas. Ademais, a raiz pode ser consumida de diversas formas. Por exemplo, in natura, cristalizada, seca ou em pó.

De acordo com especialistas, o consumo diário para adultos deve ser de 4 a 16 mg de gingeróis. Ou seja, cerca de 500 mg a 2 g de gengibre em pó. E para preparar a água de gengibre, a mistura deve ser feita com uma colher de chá de gengibre para cada 500 ml de água. Sendo que, você pode ingerir a bebida morna ou gelada, já que suas propriedades nutritivas não se alteram.

Ademais, a água de gengibre pode ser consumida antes, durante ou após as refeições. Por outro lado, você também pode preparar o chá de gengibre. No entanto, a raiz precisa ser fervida por 10 minutos, então, deixe descansar por 5 minutos antes de beber.

Mas, é importante lembrar que o tempo de fervura não deve exceder os 10 minutos. Pois, seus compostos fenólicos bioativos são termolábeis. Ou seja, eles podem perder suas propriedades benéficas.

Por fim, caso queira deixar a água de gengibre mais saborosa, você pode acrescentar suco de limão ou uma pitada de canela ou açafrão.

Água com gengibre: benefícios

Em suma, o gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Também é rico em fibras, gingerol, vitamina C e B6 (piridoxina), fósforo, ferro e capsaína. Além de função termogênica.

No entanto, o gengibre em sua forma fresca possui mais benefícios do que na forma de pó. Dessa forma, a água de gengibre proporciona os seguintes benefícios à saúde:

1- Ajuda a emagrecer

Água de gengibre: benefícios para a saúde do corpo e como fazer
Melhor com Saúde

Segundo estudos, tomar um copo de água de gengibre antes das refeições auxilia no emagrecimento, ou seja, na diminuição do IMC (Índice de Massa Corporal). Isso acontece graças à ação termogênica do gengibre, que estimula o processo metabólico, acelerando a perda de gordura.

No entanto, para que você consiga os efeitos desejados, além da bebida é necessário adotar uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.

2- Atua como anti-inflamatório

Notícia ao Minuto

A água de gengibre também atua na proteção muscular e do sistema nervoso, protegendo os neurônios. Além de auxiliar na produção de neurotransmissores.

3- Auxilia no tratamento de doenças crônicas

Água de gengibre: benefícios para a saúde do corpo e como fazer
Zelas Saúde

Entre os benefícios da água de gengibre, a bebida auxilia no tratamento e prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis. Por exemplo, como diabetes, bronquite, asma, doenças arteriais coronarianas e cerebrovasculares, hipertensão e esteatose hepática.

Além disso, também atua no alívio da tosse e falta de ar, melhorando a respiração.

5- Auxilia no funcionamento do sistema digestivo

Depositphotos

O gengibre possui diversas propriedades benéficas a saúde. Da mesma forma, é rico em fibras. Por isso, ajuda no combate da azia, má digestão e gases intestinais.

6- Auxilia no tratamento da Artrite

Melhor com Saúde

Outro benefício da água de gengibre é aliviar a dor nas articulações causada pela artrite. Inclusive, além da bebida, você também pode fazer compressas mornas no local afetado.

7- Aumenta a imunidade

Uol

O gengibre possui em sua composição compostos fenólicos, como o 6-gingerol, que é um potente antioxidante. Dessa forma, a água de gengibre atua prevenindo a ação de substâncias que causam danos às células. Consequentemente ajuda a evitar que aconteçam lesões nos vasos sanguíneos, problemas neurais e doenças degenerativas. Além disso, também fortalece o sistema imunológico e melhora o humor.

8- Reduz a fadiga

Uol

Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, a água de gengibre ajuda a reduzir a fadiga e a inflamação pós-treino. Também estimula o metabolismo e melhora o desempenho físico e esportivo. Por isso, é ideal para corredores e triatletas.

Por outro lado, não é indicado para atletas de modalidades voltadas para a musculação e fisiculturismo. Pois, para essas modalidades a inflamação é muito importante para o processo.

9- Auxilia na hidratação corporal

Vix

Por fim, a água de gengibre também ajuda a manter o corpo hidratado. Já que você deve beber a bebida ao longo do dia, o que ajuda a alcançar a quantidade necessária para manter a saúde do corpo.

Água de gengibre: contraindicação

1- Pessoas com pressão alta

Água de gengibre: benefícios para a saúde do corpo e como fazer
Melhor com Saúde

Apesar de todos os seus benefícios, a água de gengibre não é indicada para pessoas que usam medicamento para baixar a pressão. Ou para pessoas que tomam medicamentos para afinar o sangue. Já que o gengibre também afina o sangue. Por outro lado, em casos de pedras na vesícula a bebida pode ser utilizada, desde que sob orientação médica.

2- Mulheres grávidas

Uol

A bebida também não é muito indicada para mulheres grávidas, por isso, não deve ser consumido mais do que 2 g de gengibre por dia. Mas, o ideal é procurar orientação médica.

3- Problemas renais

Melhor com Saúde

Para pessoas que possuem problemas renais, a água de gengibre não é indicada. Pois, o excesso de potássio, presente no gengibre pode levar a uma alta concentração no organismo. O que pode ser prejudicial à saúde.

Água de gengibre: outras formas de consumo

Você pode adicionar alguns componentes à água de gengibre para potencializar seus benefícios. Tais como:

1- Água de gengibre com limão

Mundo Boa Forma

O limão também possui propriedades que aceleram o metabolismo, além disso, é rico em vitamina C, possui poucas calorias e é um excelente antioxidante. Dessa forma, auxilia na eliminação de impurezas, fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino. Enfim, para preparar a bebida você vai precisar de:

Ingredientes

  • Suco de um limão
  • 1 copo de água
  • 1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo

Em suma, basta misturar todos os ingredientes e beber.

2- Água de gengibre com hortelã

Água de gengibre: benefícios para a saúde do corpo e como fazer
Tudo Gostoso

Ademais, o hortelã ajuda a melhorar a circulação, alivia problemas de estômago, dores de cabeça a inflamação nos músculos. Dessa forma, misturado com o gengibre, potencializa os efeitos benéficos da bebida. Para preparar, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 4 ou 5 rodelas de gengibre
  • ½ xícara de hortelã
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Primeiramente, ferva o gengibre na água. Em seguida, acrescente o hortelã e deixe esfriar. Por fim, coe a bebida e beba ao longo do dia. Sendo que, você pode beber a bebida morna ou fria.

3- Água de gengibre com canela

Notícias ao Minuto

A canela acrescenta sabor e aroma à água de gengibre. Além disso, a canela possui propriedades que auxiliam no controle do açúcar no sangue, que evita a ocorrência de picos de insulina e a hiperglicemia. Para preparar a bebida você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de gengibre  ralado ou 5 rodelas de gengibre
  • 1 canela em pau
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Ademais, para essa bebida você tem a opção de ferver os ingredientes ou apenas misturar tudo e deixar descansando por um tempo. Por fim, você pode bebê-la fria ao longo do dia.

4- Água de gengibre com berinjela

Água de gengibre: benefícios para a saúde do corpo e como fazer
Tudo Gostoso

A água de gengibre com berinjela é ótima para auxiliar no emagrecimento. Pois, possui efeito diurético, melhora a eliminação de toxinas do organismo, melhora o funcionamento do intestino e reduz o apetite. Isso, graças ao seu alto teor de fibras. Enfim, para preparar a bebida, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de berinjela picada com a casca
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  •  250 ml de água

Modo de preparo

Primeiramente, bata tudo no liquidificador. Então, se preferir, pode adicionar raspas de limão na bebida. Enfim, você pode beber natural ou gelado.

Seja como for, essas dicas de água de gengibre vão te ajudar a manter a saúde do seu corpo, prevenindo doenças, auxiliando no emagrecimento e aumentando a imunidade. No entanto, mesmo sendo natural, o excesso pode ser prejudicial à saúde. Pois, como possui propriedade diurética, a bebida aumenta a quantidade de urina. Dessa forma, pode fazer com que minerais importantes sejam eliminados na urina. Por isso, o ideal é procurar a orientação de um nutricionista que indicará a quantidade ideal de consumo por dia.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Chás para emagrecer: os 13 melhores chás para secar e perder a barriga.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *