Elza Soares morre aos 91 anos na última quinta-feira (20), de causas naturais. A cantora, que era um dos maiores nomes da música brasileira, estava em sua casa, no Rio de Janeiro. A equipe da artista publicou um comunicado oficial com todas as informações a respeito de seu falecimento.
“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, começou a nota. “Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação.”
Por fim, no final do comunicado oficial, celebrou-se a vida e a arte de Elza. “A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”. Da mesma forma, a notícia de que Elza Soares morre aos 91 anos foi lamentada por muitos artistas por todo o Brasil, despertando lembranças sobre sua carreira e momentos vividos com ela por aqueles que a conheciam.
Elza Soares morre aos 91 anos e deixa legado colossal
Elza Soares nasceu Elza Gomes da Conceição, em junho de 1930. Passou sua infância inteira em uma comunidade no bairro de Padre Miguel, zona oeste do Rio de Janeiro. Nesse sentido, hoje em dia, o local é conhecido como a favela Moça Bonita. Muito cedo teve seu primeiro casamento arranjado, e o primeiro filho ainda aos 13. Por outro lado, sofreu violência sexual e doméstica antes de iniciar sua carreira cantando nas rádios da cidade, depois de seus 20 anos, na década de 50.
Logo no início, reconheceu-se Elza como a dona de uma voz extremamente potente e promissora. Além disso, só nos anos 60 a estrela já fazia muito sucesso, e tinha shows agendados pelo mundo inteiro. Primeiramente, trabalhou com o samba, mas já fez trabalhos com jazz, funk, hip hop e música eletrônica.
Assim que começou sua carreira, teve um relacionamento muito comentado pelo público, com o jogador de futebol Mané Garrincha, bicampeão mundial pela seleção brasileira. Os dois ficaram casados até 1982. No ano seguinte, Garrincha faleceu, também no dia 20 de janeiro, como Elza. Tiveram um filho, que faleceu aos 9 anos, em 1986, por conta de um acidente de carro. Essa foi mais uma das grandes tragédias de Elza. A artista teve 8 filhos, mas perdeu 4 deles.
Vida de Elza
A cantora lançou mais de 30 discos em mais de 70 anos de carreira. Dessa forma, se manteve ativa e seu último álbum, “Planeta Fome”, foi lançado em 2019. Em 2022, faria a gravação de um show no Theatro Municipal de São Paulo e outro álbum de estúdio. Em 2018, ganhou uma biografia, escrita por Zeca Camargo, com o título “Elza”, bem como um musical. O espetáculo teve diversas apresentações por todo o Brasil, com mais de 120 mil espectadores.
O autor do musical, Vinícius Calderoni, escreveu sobre Elza em seu perfil do Instagram: “Quando encontrei Elza pela primeira vez pessoalmente antes de começar a escrever o texto, ela só fez uma exigência: ‘Não vai fazer uma tragédia, eu sou alegria, sou solar”.