Durante a menstruação as mulheres precisam utilizar absorventes para evitar que suas roupas manchem com sangue. Ademais, existem vários tipos diferentes que agradam os diferentes gostos. Por exemplo, o absorvente interno, que tem diversos benefícios. Entretanto, algumas mulheres não sabem como colocar absorvente interno.
A princípio, utilizar o absorvente interno pode causar algum nervosismo e desconfiança no primeiro uso. No entanto, com o tempo você se acostuma e percebe os aspectos positivos. Por exemplo, o OB e o Tampax são uma ótima solução para as mulheres frequentarem a praia, piscina ou fazerem exercícios durante a menstruação.
Em suma, a menstruação consiste na descamação das paredes internas do útero quando não ocorre a fecundação. Ou seja, quando não ocorre a fecundação a membrana interna do útero, o endométrio, se desprende. Logo, provoca os sangramentos que ocorrem todo mês, chamado de menstruação.
Tipos de absorventes internos
Primeiramente, antes de saber como colocar absorvente interno, é preciso conhecer os tipos que existem. Ademais, existem absorventes com estilos, formas de inserção e tamanhos diferentes, que variam conforme cada fluxo. Diante disso, existem dois tipos, o absorvente digital e o com aplicador de plástico:
- Com aplicador de plástico – Os absorventes com aplicadores de plástico são classificados como confortáveis e fáceis de usar.
- Absorventes digitais – Não possuem aplicador, então para inserir é preciso estar com as mãos higienizadas e ter maior cuidado.
Além disso, eles variam quanto à capacidade de absorção, sendo nomeados como: mini, médio e super. Logo, para selecionar o apropriado você deve analisar a quantidade de fluxo menstrual que seu corpo normalmente produz.
Por fim, é preciso destacar que você não deve sentir desconforto ao utilizar.
Dicas para usar absorvente interno
Além de aprender como colocar absorvente interno, é preciso conhecer algumas dicas e cuidados para usar corretamente. Em síntese, esses cuidados são:
- A princípio, não use sempre o mesmo tamanho. Visto que, o fluxo do período menstrual varia conforme os dias passam. Por isso, o tamanho do absorvente interno utilizado pode ser alterado.
- Em segundo lugar, na hora de introduzir o absorvente, é imprescindível que suas mãos estejam bem higienizadas. Portanto, lave bem as duas mãos com água e sabão neutro.
- O absorvente interno deve ser utilizado, no máximo, por 5 horas. Desse modo, você evitará infecções ou vazamentos.
- Por fim, é preciso que você nunca reutilize o aplicador. Ou também, que você coloque o absorvente antes ou depois do período menstrual.
Como colocar absorvente interno corretamente
Para colocar o absorvente interno corretamente, sem se machucar, é preciso seguir alguns passos:
- Primeiramente, desenrole o cordão do absorvente e estique.
- Em seguida, encaixe o dedo indicador na base do absorvente.
- Posteriormente, separe os lábios da vagina com a mão livre.
- Por fim, empurre levemente o absorvente interno para dentro da vagina. Porém, tem que ser em direção às costas. Pois, a vagina é inclinada para trás e assim fica mais fácil introduzir o absorvente.
- Por outro lado, para tornar a introdução do absorvente mais fácil, a mulher pode ficar de pé com uma perna apoiada em um lugar mais alto, como banco. Ou também, sentada no vaso sanitário com as pernas abertas e os joelhos bem afastados.
Riscos do absorvente interno
Após entender como colocar absorvente interno, é necessário conhecer sobre seus riscos. A princípio, esse tipo de absorvente é bastante seguro e uma forma higiênica de controlar a menstruação, quando colocado corretamente.
Ademais, ele também não fere a pele, possibilita usar roupas mais confortáveis e diminui o odor desagradável da menstruação. Além disso, também é mais prático para usar ao fazer exercícios e frequentar praias e piscinas.
Logo, a forma segura de usá-lo é trocando a cada 4 horas, nunca deixando por mais de 8 horas, principalmente em países quentes. E também, as mãos devem estar bem higienizadas para inserir o absorvente no canal vaginal.
Entretanto, caso esses cuidados não sejam tomados, é possível que tenham riscos. Por exemplo, o surgimento de infecções no canal vaginal.
Por outro lado, esse absorvente interno é contraindicado para mulheres que apresentem infecções vaginas. Pois, pode agravar a situação. Além disso, também é preciso ser evitado nos primeiros 60 dias após o parto. Visto que, é necessário ficar analisando a cor, a textura e o cheiro do sangramento pós parto.
Quando é preciso ir ao médico?
Quando você começa utilizar absorvente interno é preciso se atentar caso apareça os seguintes sintomas:
- Febre alta repentinamente.
- Dor no corpo e dor de cabeça, sem a presença de gripe.
- Diarreia e vômitos.
- Alterações na pele semelhantes a uma queimadura de sol.
Pois, esses sintomas podem indicar a síndrome do choque tóxico, uma infecção grave provocada pelo uso inadequado do absorvente interno.
Em síntese, isso ocorre pela proliferação de bactérias na vagina, que se propagam para o sangue. Logo, podem afetar os rins e o fígado, sendo potencialmente fatal.
Portanto, caso apresente tais sinais, retire o absorvente interno e recorra a um atendimento médico urgentemente. Geralmente, o tratamento é feito com o uso de antibióticos pela veia, com no mínimo 10 dias no hospital.
Então, se você gostou desse post, leia também: Como tirar absorvente interno? 4 dicas para remover caso fique preso.