A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira (23), aos 43 anos. A artista estava há 17 dias na UTI do Hospital Primavera, em Sergipe, após ser internada na instituição apresentando graves problemas renais. Paulinha entrou em coma profundo e teve morte encefálica confirmada na noite de hoje.
“O Hospital Primavera comunica, com pesar, que a cantora, Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, Paulinha Abelha, faleceu hoje às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico. Nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo. Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos”, divulgou o perfil oficial da banda Calcinha Preta.
Ver essa foto no Instagram
[anuncio]
No dia 17 de fevereiro, o marido de Paulinha, Clevinho Santos, desmentiu a notícia de que a esposa tinha tido morte cerebral e deu detalhes sobre o problema de saúde que acometeu a cantora. “Ela passou mal em São Paulo e quando chegou aqui fez alguns exames e se constatou uma alteração no rim. Ela precisou, então, ficar internada. Infelizmente, a Paulinha teve uma piora nas últimas 12 horas, está em coma. Está sendo estudada uma transferência, mas o estado clínico dela ainda não permite o deslocamento. Mas, desde já, cancelo as muitas fake news de que ela está em morte cerebral. Isso é mentira. Ainda estão realizando alguns exames para constatar o que de fato está deixando ela nesse estado. Com fé em Deus, ela vai ficar bem!”, escreveu na época.
Em coletiva de imprensa realizada ontem (22), os médicos do Hospital Primavera admitiram que o caso de Paulinha além de ser grave, também era um mistério para todos os profissionais envolvidos. A cantora estava em coma profundo, na escala 3 de Glasgow, a mais baixa no nível de consciência do paciente. Os médicos também acrescentaram que ela já não respondia aos estímulos externos nem sensoriais. Ao serem questionados sobre possíveis sequelas, os médicos admitiram que “o maior desafio era mantê-la viva”.
O cantor Marlus Viana, ex-marido de Paulinha Abelha, concedeu uma entrevista para a revista Quem, e apontou uma das possíveis causas para a artista ter adoecido. “O que a gente sabe é exatamente aquilo, é um mistério, ninguém consegue explicar por que ela ficou assim. Eu acho que Paulinha tomava alguns diuréticos. É o trabalho dela, tem que ficar em forma. Mas ela sempre teve problema de retenção de líquido. Mas se os médicos que estudam não sabem, quem dirá nós”, ponderou.
[anuncio]
Paulinha Abelha escreveu seu nome na história da música brasileira como vocalista da banda de forró Calcinha Preta, uma das mais antigas e bem-sucedidas no mercado. Natural do município de Simão Dias, no interior de Sergipe, ela começou sua carreira musical na banda Panela de Barro, onde fez dupla com o cantor Daniel Diau – com quem também trabalhou na Calcinha Preta, ao lado de Silvânia Aquino e Bell Oliver.
A cantora gravou 21 CDs e três DVDs na banda, além de ter protagonizado uma história de idas e vindas. Em 2009, ela se juntou ao seu então marido Marlus Viana para integrar a G.D.Ó. do Forró, depois em 2014, voltou para o Calcinha Preta. Já em 2016 deu início a uma dupla com Silvânia Aquino, mas retornou ao grupo em 2018. Uma das músicas de maior sucesso da banda, inclusive, leva o nome da vocalista com uma composição especial a homenageando.
*Post em atualização
O post Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morre aos 43 anos; saiba detalhes apareceu primeiro em Hugo Gloss.