A deputada norte-americana Ayanna Pressley saiu em defesa de Jada Smith. “O trabalho da minha vida é sobre trauma e cura. Eu sou uma sobrevivente – eu não apoio a violência de forma alguma. Vamos falar sobre como é viver com alopecia. Os momentos difíceis e profundamente vulneráveis que nossas famílias veem. Um post de admiração por aqueles que nos abraçam e nos apoiam quando estamos nos nossos momentos mais baixos. Eles nos enxergam completamente”, disse.
“Nossos corpos não são de domínio público. Eles não são um tema de piada – especialmente se a transformação não é nossa escolha. A carga psicológica que carregamos diariamente é real. Time Jada sempre. É isso”, finalizou.
Our bodies are not public domain. They are not a line in a joke—especially when the transformation is not of our choosing.
I’m a survivor of violence. I’m a proud Alopecian. The psychological toll we carry daily is real. Team Jada always. That’s that on that.
— Ayanna Pressley (@AyannaPressley) March 28, 2022
Relembre o caso
Chris Rock e Will Smith protagonizaram uma treta ao vivo, durante a transmissão do “Oscar 2022”. Rock surgiu no palco para apresentar o prêmio de “Melhor Documentário” e fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will. De acordo com o comediante, ela poderia integrar o elenco de uma possível continuação do longa “Até o Limite da Honra” por causa de sua cabeça raspada.
Jada ficou visivelmente incomodada com a referência. E então Will subiu no palco e deu um baita soco em Rock. Inicialmente, o público pensou que a cena pudesse ter sido combinada, mas enquanto o ator voltava ao seu lugar, mandou um recado para Chris: “Mantenha o nome da minha mulher fora da m*rda da tua boca!”. Um climão foi instaurado automaticamente, com os demais artistas se dando conta de que a treta havia sido séria. Assista:
Will Smith acerta soco e discute com Chris Rock no #Oscars pic.twitter.com/SumWnM20xE
— Só Mídias (@MidiasSo) March 28, 2022
Will Smith dá soco em Chris Rock no #Oscars pic.twitter.com/Q9ruvvTvf7
— Só Mídias (@MidiasSo) March 28, 2022
No filme “Até o Limite da Honra”, dos anos 90, a protagonista, vivida por Demi Moore, raspa o cabelo para se tornar a primeira mulher da Marinha dos EUA. Jada, por sua vez, anunciou no ano passado que raspou a cabeça depois de ter lutado contra a alopecia, uma doença autoimune, caracterizada principalmente pela queda de cabelo. “Todos sabem que tenho lutado contra a alopecia. De repente, um dia… apareceu assim. Agora, isto vai ser um pouco mais difícil para mim de esconder. Por isso, pensei em compartilhar para que vocês não façam perguntas”, disse ela, na ocasião.