Essa receita de geleia de amora caseira é muito fácil de ser preparada, em apenas 45 minutos você terá sua geleia que pode ser servida tanto como entrada em tábuas de frios, quanto para passar em pães e torradas. Outra dica, é usar a geleia de amora como cobertura de cheesecake, fica uma delícia. Enfim, cada receita serve 4 pessoas, portanto confira a seguir o passo a passo dessa receita incrível de geleia de amora.
Receita de geleia de amora
Ingredientes
- 2 xícaras de amoras (fresca ou congelada)
- 1½ xícaras de açúcar (240 gramas)
- 1 colher de sopa de suco de limão
Modo de preparo
- Comece lavando as amoras, que podem ser frescas ou congeladas, no caso não precisa esperar ela descongelar para preparar a geleia de amora.
- Em seguida, coloque as amoras em uma panela e acrescente o açúcar, leve ao fogo médio-baixo.
- Mexa até que o açúcar derreta por completo.
- Então, quando o açúcar derreter e as amoras começarem a se desfazer, baixe o fogo.
- Nessa hora, se quiser pode esmagar as amoras com a colher.
- Deixe cozinhando por mais 15 a 20 minutos, só então adicione o suco de limão.
- Agora, mexa apenas de vez em quando para evitar que a geleia de amora queime no fundo da panela.
- Por fim, quando estiver na consistência certa, desligue o fogo e a coloque em um pote de vidro ainda quente e tampe.
Dicas
- Para aumentar a durabilidade da geleia de amora você precisa usar um pote esterilizado e criar vácuo no interior. Para isso, preencha bem todo o interior do pote com a geleia. Depois, tampe os vidros e os vire de cabeça para baixo e deixe assim até que esfrie completamente. Dessa forma, a validade será de 3 a 4 meses sem abrir o pote.
- Guarde o pote em local protegido da luz.
- Caso prefira que a geleia de amora fique lisinha, deixe esfriar um pouco, bata no liquidificador ou processador e volte para a panela. E deixe cozinhar por mais 10 ou 15 minutos até espessar novamente.
- Antes de preparar a receita, lembre-se de retirar todos os cabinhos da amora.
- Se você usar amoras congeladas elas vão soltar mais água, o que pode fazer com que o cozimento demore um pouco mais.
- Agora, se usar amoras frescas, acrescente de 1 a 2 colheres de sopa de água para ajudar o açúcar a derreter mais rapidamente.
- Por fim, para eliminar os caroços, basta passar a geleia de amora na peneira depois que bater no liquidificador.
Como saber quando a geleia de amora está no ponto certo?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o ponto certo da geleia de amora, mas existem algumas dicas para saber quando está no ponto certo:
- Primeiro, raspe o fundo da panela com uma colher, se você conseguir ver o fundo da panela claramente e a geleia demorar para se unir, significa que está no ponto certo.
- A outra dica é pingar um pouco da geleia em um prato, então incline o prato, se a geleia não escorrer está pronta.
- Você também pode colocar um pouco do doce em um pires e levar para o freezer, após 2 minutos, retire e passe o dedo no meio do doce. Se ela enrugar, significa que está pronta.
No entanto, vale lembrar que a geleia fica um pouco líquida mesmo, ela só vai gelificar após dois dias.
Como não deixar que a geleia de amora amargue?
A amora é uma fruta com gosto levemente azedo, principalmente quando não colhida completamente madura. Portanto, para evitar que a geleia de amora fique amarga, só use amoras bem maduras na receita. Que é quando elas estão com uma cor bem escura.
Outra dica é adicionar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio quando estiver cozinhando as amoras. Mas, faça isso antes de colocar o suco de limão.
Enfim, o que achou dessa receita de geleia de amora rápida e fácil? Se você quer receber mais dicas como essa, leia também: Geleia, 5 receitas fáceis para aproveitar frutas em casa.