Durante o “Encontro” desta manhã (8), Patrícia Poeta contou que, recentemente, descobriu ter endometriose. A revelação da apresentadora foi feita após o programa mostrar um longo desabafo de Anitta, que também foi diagnosticada com a doença.
“Descobri recentemente que tenho endometriose, mas não operei ainda. Às vezes temos essa dor, às vezes não se manifesta tanto e vai descobrir lá na frente que tem endometriose. Às vezes, as mulheres demoram 40 anos para descobrir – foi o meu caso“, relatou a nova apresentadora do matinal. “Às vezes, é uma dor insuportável“, disse, em outro momento.
Além dela, Michelle Loreto também compartilhou a sua experiência com o diagnóstico, que recebeu aos 24 anos. “Eu tive endometriose e operei há quase 20 anos. Eu tinha dor de desmaiar, de estar entrevistando alguém aqui e, de repente, cair. Na minha época, não tinha exame que detectasse a endometriose“, comentou.
“Fiquem de olho. Se sentir alguma dor estranha, procure um ginecologista ou o seu médico porque dá para fazer cirurgia para endometriose e viver bem“, finalizou a jornalista. Manoel Soares, então, completou: “E homens, não banalizem!“.
Assista:
Patrícia Poeta e Michelle Loreto falam sobre endometriose no “Encontro” pic.twitter.com/eB8D4WNpeu
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) July 8, 2022
A endometriose é caracterizada pela presença de um tecido similar ao endométrio (que reveste o útero) fora do órgão, causando uma reação inflamatória crônica. Como resultado, há a formação de tecido cicatricial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 190 milhões de mulheres sofrem com a enfermidade no mundo. Quando não tratada, a doença, que tem como sintomas desconforto e dor durante o período menstrual ou após as relações sexuais, pode causar a infertilidade.