A dor muscular normalmente é causada pela inflamação das fibras musculares: isso acontece quando o músculo fica contraído por muito tempo, como acontece nos exercícios de academia (como musculação) ou durante situações de muito estresse (que aumenta a tensão dos músculos provocando dores em diferentes locais).
As dores musculares hoje são bastante comuns, e podem envolver vários músculos simultaneamente. Elas podem, também, envolver ligamentos, tendões e fáscias (os tecidos moles que conectam os músculos), ossos e órgãos.
Causas da Dor Muscular
A dor muscular está relacionada a tensão, lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante. Nessas situações, a dor tende a envolver músculos específicos e começa durante ou logo após a atividade.
A dor muscular também pode ser um sinal de condições que afetam todo seu corpo, como algumas infecções (incluindo a gripe) e transtornos que afetam os tecidos conjuntivos por todo o corpo (como lúpus).
Outra causa comum de dor muscular é a fibromialgia, uma condição que inclui sensibilidade dos músculos e tecido mole ao seu redor, dificuldades de sono, fadiga e dores de cabeça.
Algumas substâncias também pode desencadear as dores musculares: medicamentos inibidores usados para reduzir a pressão arterial e estatinas para reduzir o colesterol, uso de cocaína, desequilíbrios de eletrólitos como baixo potássio ou cálcio.
Outras causas são doenças e infecções, incluindo, a influenza (gripe), abcesso muscular, pólio, lúpus e polimialgia reumática.
Nos casos em que a dor muscular demora mais de uma semana para passar é aconselhado consultar um médico para fazer exames de diagnóstico e identificar se existe algum problema mais grave que esteja causando a dor, como distensão, tendinite ou artrite, por exemplo.
Tratamento para Dor Muscular
Os remédios mais utilizados para aliviar a dor muscular incluem:
- Relaxantes musculares
- Anti-inflamatórios: Ibuprofeno, Torsilax, Infralax, Nimesulida ou Naproxeno
- Analgésicos: Paracetamol ou Dipirona.
Massagens com pomadas antiinflamatóras também podem ser muito eficazes (como a Cataflam e a pomada Salonpas). Os adesivos também são muito usados.
Além dos remédios, o tratamento pode ser feito também com bolsa quente ou fria e alongamentos dos músculos.
Os medicamentos utilizados para diminuir as dores musculares estão entre os mais procurados, pois muitas pessoas buscam por soluções rápidas para reduzir o desconforto físico.
Tratamento Natural para Dor Muscular
Os tratamentos naturais são bons porque causam bem menos efeitos colaterais que os remédios comuns. Porém, a dor e o desconforto também demoram bem mais tempo para melhorar.
- Massagem: Quando você se exercita até a exaustão, são gerados pequenos rasgos nas fibras musculares. A reação natural do corpo a essa ocorrência é a inflamação. A massagem ajuda a diminuir a quantidade de citocininas produzida pelo corpo, que desempenham um papel inflamatório. Além disso, ela parece aumentar a quantidade de mitocôndrias presentes no músculo, aperfeiçoando sua capacidade de extrair oxigênio da corrente sanguínea. A massagem também ajuda a retirar ácido lático, linfa e outras toxinas estagnadas do músculo.
- Compressa com vinagre de maçã: o vinagre de maçã ajuda a retirar o excesso de ácido lático que se formou, sendo muito útil, principalmente, após os exercícios físicos. Coloque 2 colheres de vinagre em meio copo de água morna. Em seguida, aplique esta solução em forma de compressa feita com um pano ou gazes, na região dolorida.
- Suplementos de vitaminas e minerais: Alguns suplementos (Magnésio, Zinco e Selênio), assim como vitaminas C, D e E), seguidos a uma dieta equilibrada, interferem diretamente na regeneração muscular.
- Massagem com óleos essenciais: Os óleos essencias podem ser muito eficazes, tratam a fonte da dor e não possuem os efeitos colaterais associados aos medicamentos para a dor. Para combater a dor, os óleos essenciais devem ser aplicados diretamente sobre a área dolorida. Para diluir, use um óleo vegetal. Os óleos essenciais eficazes para dor muscular são os de hortelã, alecrim, lavanda, cravo, eucalipto e gengibre.
- Mexa-se: Embora seja tentador relaxar os músculos por completo durante a recuperação, estudos comprovam que realizar atividades leves que usem os músculos doloridos pode diminuir esse período de dor. Exercícios ajudam a tratar as dores, intensificando o fluxo sanguíneo para os músculos afetados, o que os ajuda a eliminar excreções mais rapidamente e evita o enrijecimento muscular.
- Alongamentos. Alongar-se antes e depois do treinamento também ajudará a tirar o ácido lático dos músculos. Esperar várias horas depois do treinamento para se alongar não é opção mais adequada. Alongue-se logo depois da atividade responsável pela dor, para evitar o enrijecimento muscular. Alongue-se depois do aquecimento, pois os músculos estarão mais flexíveis e menos propensos a se lesionar.
- Chás para aliviar a dor: Os chás tem ação calmante e antiespasmódica que ajudam os músculos a relaxarem. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e tônicas que reduzem a contração do músculo e evitam o inchaço. Os chás que ajudam a reduzir a dor muscular são: erva doce, canela em pau, carqueja, louro e gengibre.
E você, como trata a dor muscular?