Hoje em dia não precisa de muito para um estilo virar tendência de moda rapidamente. O Brazilcore é um desses exemplos. Se trata de uma estética fashion que destaca as cores da bandeira do Brasil, principalmente o verde e amarelo, bem como camisas da seleção brasileira.
Não se sabe exatamente a raiz da popularização da tendência justamente agora. Um dos motivos é que estamos em ano de Copa do Mundo, então, naturalmente nessas épocas é comum resgatar o interesse por looks mais patriotas. Outro fator que pode estar por trás dessa febre agora é o TikTok, já que recentemente surgiu uma trend de influenciadores internacionais fazendo looks com as cores da bandeira do Brasil, dando ainda mais força para a tendência.
No entanto, essa moda chega em um momento conturbado no país, visto que as cores da bandeira e camisas da seleção foram tomadas para servir de símbolo de manifestações políticas de direita. Sendo assim, é também um momento de ressignificação desses símbolos que representação uma nação inteira.
Ou seja, independentemente de ser uma tendência de moda, o Brazilcore chega carregado de polêmicas.
O que é o brazilcore?
Como dito anteriormente, o Brazilcore é uma tendência fashion baseada nas cores e estética brasileira. Para ser mais específico, vamos ao termo em si. Então, segundo o dicionário, a palavra “core” pode ser definida como “essência”. Portanto, a essência do Brasil em cores, estilos e modo de viver. O jeitinho brasileiro em roupas e acessórios, basicamente.
Essa tendência é uma forma de mostrar o que a cultura brasileira tem de melhor: sua criatividade. Desse modo, os looks que tem bombado nessa trend usam e abusam de roupas em verde e amarelo, bem como acessórios. Além disso, camisetas de futebol também estão em alta, muito disso devido a proximidade com o maior evento de futebol do mundo, esporte esse que o Brasil é referência.
Características da tendência
Basicamente combinar as cores da bandeira no look. Além do tradicional verde e amarelo, o azul também ganha destaque dentro do Brazilcore.
O chinelo também vem com tudo para complementar os looks dessa tendência, bem como shorts e chapéus. Acessórios bem comuns no dia a dia dos brasileiros, especialmente os que vivem em regiões de costa.
Então, se você quer entrar na tendência, traga as cores da bandeira para o seu guarda-roupa e não tenha medo de misturar as cores. Quanto mais vivo o look mais Brazilcore.
Origem do Brazilcore
Não se sabe exatamente onde começou essa tendência agora, mas o que trouxe força ao Brazilcore foi na rede social TikTok, por influenciadores de moda internacionais. Esses produtores de conteúdos começaram a criar trends fazendo looks com cores das bandeiras de países distintos, e a do Brasil foi uma das que fez mais sucesso e ganhou muita força nos últimos tempos.
Contudo, antes de se popularizar como Brazilcore essa tendência já existia a muito tempo e é bem comum no Brasil. O Brazilcore raiz nasceu nas periferias brasileiras, onde o uso casual de camisas de times, chinelo e roupas com as cores do Brasil sempre foi uma coisa natural.
No entanto, até então, quando estava centrada principalmente nesse lugar, não era visto como algo bonito e digno de virar tendência, muito pelo contrário. Aliás, esse é um dos fatores bem polêmicos do Brazilcore.
Polêmicas que envolvem o Brazilcore
Apesar de parecer uma simples tendência de moda, o Brazilcore já chega causando muita polêmica. A primeira tem a ver com o padrão estético das influenciadoras que começaram a viralizar com essa trend. De modo geral, até agora o que se viu foi mulheres ricas, na grande maioria brancas e sempre magras, e quase nenhuma delas brasileiras ou com alguma ligação direta com o país.
Contudo, a maior problematização vem devido a essa estética ser comum no Brasil há anos e muito popular em áreas periféricas e até então nunca tinha se tornando algo a ser reproduzido em massa. Aliás, por muito tempo o que hoje é chamado de Brazilcore foi alvo de críticas e rejeição da classe alta como algo feio e pobre.
Inclusive uma influenciadora brasileira, Verena Figueiredo foi uma das primeiras e colocar o tema em pauta nas redes sociais depois do boom da trend. “O que é suficiente para falar que uma coisa é tendência sendo que a gente sempre usou camiseta do Brasil – muitas vezes até ridicularizado e criticado. A partir do momento que o pessoal da moda internacional começa a olhar para isso, é validado como tendência?”, indagou ela.
E ela não é a única a ver um problema nisso. A stylist Suyane Ynaya também apontou o problema: “Acho potente ver a nossa cultura chegando em grandes lugares, mas sinto o cheiro do perigo pois sempre perdemos muito com isso. Trends viralizando e mostrando pessoas de fora usando camisas de time, como se aqui esse trabalho não tivesse sendo feito desde sempre”, afirmou ela.
Inspirações
Enfim, para terminar, confira algumas inspirações de looks Brazilcore para arrasar:
LEIA MAIS:
Fontes: Purepeople Fair Closet O Povo FFW