O Old Money é um estilo super antigo que mas que está voltando com tudo entre as tendências de moda outono/inverno, principalmente nas redes sociais.
Pegando o termo Old Money e traduzindo para o português temos “dinheiro velho” ou “dinheiro antigo”. Esse que é basicamente o principio desse estilo que está diretamente ligado ao modo de se vestir dos burgueses do século XX. Ou seja, uma estética vintage rica, com foco em roupas de altíssima qualidade, e que passam um ar de elegância e sofisticação que apenas os mais ricos tinham ou podiam ter.
Quer um exemplo claro do que é a estética Old Money? A personagem de Gossip Girl, Blair Waldorf, interpretada pela atriz Leighton Meester é a personificação do que é o essa tendência. Ela está sempre com um visual clean, impecável e elegante.
A seguir vamos conhecer melhor o estilo Old Money, sua origem e a problemática envolvendo essa tendência que está ficando cada vez mais popular.
Origem do estilo Old Money
Não se sabe exatamente onde surgiu esse estilo, o que se sabe é que o Old Money era mais recorrente em países sem uma influencia forte da aristocracia ou monarquia. Ou seja, regiões na qual o dinheiro era acumulado pelos ricos da época, os burgueses, que surgiram durante e após a Revolução Industrial.
Ao falar de Old Money estamos falando sobre as famílias mais antigas dos Estados Unidos e alguns países da Europa. Famílias onde os ancestrais eram nomes poderosos, na maioria das vezes ligados à fundação de cidades, grandes empresas e política.
Um exemplo claro dos primórdio do Old Money, eram as famílias tradicionais de Nova York durante a Idade Dourada, e que até hoje mantém um estilo de vida mais requintado.
Estética Old Money na moda
Então, basicamente o Old Money é um estilo diretamente ligado às famílias ricas, de alto padrão e prestígio social. Ou seja, a classe dominante. Além disso, essa estética é também muito parecida com o estilo dominante nas décadas de 1950 e 1960. Desse modo, peças de roupa de seda e cashmere são apenas um detalhe da estética que é baseada em elegância e sofisticação.
Os looks são inspirados principalmente em esportes da alta sociedade, como tênis, golfe e hipismo. Visualize um grupo de pessoas assistindo a uma partida de polo e bebendo champagne, todas estarão vestindo conforme o Old Money.
Sendo assim, o que se vê hoje com a volta dessa tendência, pelo menos nas redes sociais, como é o caso do TikTok é se aproximar ao máximo do estilo de roupa usado pelos herdeiros mais prestigiados do mundo.
Portanto, marcas caras e exclusivas como Chanel, Ralph Laureen e Hermès são usadas para definir o padrão de roupa usado por quem está usando esse estilo.
Popularização do estilo Old Money
Como visto até aqui, o Old Money é um estilo bem restrito e exclusivo, mas recentemente tem virado uma tendência muito forte e popular nas redes sociais. Tudo isso graças a internet e as redes sociais, especialmente o TikTok, onde é possível encontrar diariamente milhares de vídeos de influenciadores de moda com looks nesse estilo.
O que pode ser um pouco irônico, visto que o Old Money é uma forma de conservadorismo estético da moda elegante. Então, quem poderia imaginar que entre tantas tendências do passado, o que voltaria com eles seria um estilo que contrapõe todas as tendências dos anos 2000.
Contudo, outro fator pode ter ligação, mesmo que pequena com a popularização do estilo no atual momento. Séries de televisão muito populares como The Crown e Bridgerton que exaltam o estilo da aristocracia e monarquia podem ter influenciado também a volta do estilo.
Por que está em alta?
Esse é um ótimo questionamento, considerando o atual momento, onde os mais ricos são minoria. Contudo, o sonho de ter estabilidade financeira e até mesmo o desejo de escapar da realidade podem estar ligados ao auge do estilo Old Money em pleno 2022.
Mas, mesmo enquanto muitas pessoas acham esse comeback fashion algo positivo e chique, outras apontam que essa estética reforça pensamentos retrógados totalmente desalinhados com a realidade da maioria das pessoas no mundo.
Itens-chave do estilo Old Money
Para quem deseja embarcar no estilo Old Money, saiba que não precisa de muitas peças para montar guarda-roupa. Até porque esse estilo que exalta a elegância discreta presa por peças de qualidade ao invés de quantidade, buscando sempre tons neutros e peças coringas como:
Blazers
Esse é indispensável para montar um look Old Money. Sendo assim, aposte em blazers com modelagens e corte oversized, além de opções com ombros e tecidos estruturados.
Camisas sociais
Não pode faltar no guarda-roupa camisas sociais que são ótimas para fazer diversos looks variados. O diferencial nesse caso é dar preferência a camisas com cores neutras, como preto, branco, cinza, palha e etc.
Blusas de lã
Nada passa mais a imagem de elegância e sofisticação do que lã. Então, aposte em itens de lã, como blusas e casaquinhos.
Alfaiataria
Aposte em alfaiataria que não tem como errar no Old Money. As peças com modelagem em alfaiataria vem com tudo e passam um ar de elegância sem igual. Terninhos, calças, saias de blazers de alfaiataria não podem faltar no seu guarda-roupa, além de ser peças atemporais.
Oxfords
Nos pés, um visual clássico pede sapatos sociais, e o que mais bomba nesse sentido é o modelo oxford, que é super versátil e funciona com vários looks.
Acessórios
Tudo que invoca riqueza cabe nesse estilo. Então, chapéus, broches, lenços, luvas super combinam com estilo. E como sabemos, os acessórios são parte essencial de qualquer look, em qualquer estilo que seja, aqui não seria diferente.
Como usar o estilo Old Money
Se você quer começar a usar o estilo Old Money, algumas dicas são cruciais:
1. Procure qualidade das peças
Opte sempre por roupas com tecido de qualidade. Bem como os demais materiais usados nas peças, o que irá garantir uma longa durabilidade das suas roupas e acessórios.
2. Poucos itens mas versáteis
Se trata de uma tendência que presa por qualidade ao invés de quantidade. Sendo assim, você não precisa ter dezenas de roupas. Mas sim, peças coringas que podem ser usadas em diversos looks.
3. Escola uma paleta de cores neutras
Nada de cores vívidas e saturadas. No Old Money, menos é mais. Portanto, aposte em peças com uma paleta discreta, rica em cores como bege, cinza, branco, e claro, o pretinho de sempre. O ideal aqui é montar looks clean e delicados, que exalem sofisticação.
4. Faça combinações elegantes
A paleta de cores neutras não é motivo para montar looks sem graça e sem vida. No Old Money o intuito é fazer produções chaves, criando combinações cheias de estilo. Então, tenha em mente que precisa ser elegante, não morno.
Inspirações de looks Old Money
Então, a seguir vamos conferir alguns looks do Old Money para você se inspirar:
Controvérsias a respeito desse estilo
Por fim, não poderias deixar de falar que apesar de muito bonito, o estilo Old Money pode ser considerado um tanto quanto problemático para alguns pontos de vista.
E é bem nítido que essa tendência é excludente, em vários sentidos, seja financeiramente ou por padrão. Se fizer uma busca rápida sobre a tendência no TikTok por exemplo, verá que a grande maioria se não todo o público que usa e exibe o estilo é predominantemente branco. Exatamente como os herdeiros do estilo lá no passado.
Portanto, em sua essência a tendência é bem exclusiva. Além do fato, de que quem realmente faz parte dela, sabe exatamente quando outras pessoas fora do meio estão tentando se encaixar no estilo, simplesmente por não parecer do “alto padrão”, independentemente da roupa que está usando.
LEIA MAIS:
Fontes: Zanotti Steal The Look We Fashion Trends