As técnicas e procedimentos de beleza coreanos estão fazendo o maior sucesso por aqui. Recentemente, trouxemos uma matéria sobre o skincare coreano e hoje trazemos uma novidade que está bombando e causando preocupação nos médicos, o BB Glow.
Essa técnica de origem coreana, tem como intuito deixar a pele mais homogênea, livre de olheiras, manchas e linhas de expressão. O BB Glow basicamente é um tipo de maquiagem semipermanente, no qual soros, pigmentos e ativos são depositados na pele, por meio de um processo de microagulhamento.
Apesar da promessa de uma pele limpa e lisinha sem maquiagem ser muito atrativa, o procedimento ainda não é unanimidade entre os profissionais da área, que ainda têm ressalvar em relação ao BB Glow. A seguir, vamos entender melhor como funciona esse procedimento, os riscos e os benefícios.
O que é o BB Glow e para que serve?
O procedimento estético chamado BB Glow foi lançado na Coreia já tem algum tempo, e logo se popularizou por todo o continente asiático, chegando a Europa e Estados Unidos.
O BB Glow é um procedimento que utiliza um roller de microagulhamento, ou canta chamada dermapen que conta com agulhas de 0,25 milímetros sobre a pele. Essas agulhas injetam na pele pigmentos, soros e extratos para proporcionar um efeito semelhante ao da base na pele.
O procedimento é bem parecido com uma agulha de tatuagem, mas que só atinge a camada mais superficial da pele. Aqui, o procedimento acontece em duas fases, sendo a primeira a aplicação de ativos para combater a oleosidade, sardas, rugas, poros abertos e etc. Já a segunda fase, utiliza pigmentos para uniformizar a tonalidade da bem, proporcionando um efeito parecido com o de porcelana. Ou seja, uma pele luminosa e brilhante.
Cada sessão do BB Glow dura em média 1 hora, sendo necessário de 3 a 5 sessões para resultados mais eficazes. Por se tratar de um tipo de maquiagem semipermanente, a duração do BB Glow é de 6 a 12 meses. No entanto, o tempo de duração dependerá mais da fisiologia da pele de cada paciente, bem como os cuidados com a pele.
Para quem é indicado?
O procedimento BB Glow é bem democrático, e pode ser feito em todos os tons de pele. Além disso, ele é indicado para quem tem manchas escuras na pele, ou buscam reduzir a aparência das sardas da pele. Ou até mesmo para quem buscar somente reduzir os poros e ter uma pele brilhante por mais tempo.
Portanto, o procedimento pode ser feito para amenizar manchas e cicatrizes de acne, reduzir as rugas e linhas de expressão, bem como a flacidez, diminuir os poros largos, e o principal, deixar a pele em um tom mais uniforme e homogêneo.
Quais são os riscos do BB Glow?
Então, mesmo com uma promessa de pele de porcelana, o BB Glow ainda causa polêmica entre alguns médicos. Isso porque a técnica ainda não tem resultados comprovados cientificamente. Portanto, não há como afirmar com certeza que as substâncias injetadas na pele sejam realmente seguras.
No Brasil mesmo, o BB Glow ainda preocupa alguns especialistas, como é caso de Carolina Marçon, especialista em pele. Para o site DermaClub ela levantou a preocupação com a técnica: “O BB Glow vem sendo realizado com uma agulha mais profunda e com pigmentos que não têm nenhum tipo de aprovação pela Anvisa. Além disso, não sabemos a origem de muitas dessas substâncias que têm causado reações na pele dos pacientes”, relatou ela, como um alerta.
Sem contar que esse tipo de procedimento também tem sido realizado em locais não preparados para tais tratamentos, devido a falta de higiene adequada. “Isso é muito arriscado, porque a partir do momento que você fura a pele com a agulha, a região está aberta para todo o tipo de infecção, dermatite e na formação de cicatrizes, ou seja, algo que você pretendia melhorar, pode acabar piorando com o procedimento”, concluiu a médica.
Sendo assim, os riscos mais comuns com o procedimento, incluem manchas devido inflamação da pele, cicatrizes causadas pelas perfurações. Além de dermatite por contato, reações alérgicas, granulomas e intoxicação tópica. E dependendo dos ativos usados, podem resultar em outros problemas a longo prazo.
E os benefícios?
Os benefícios do tratamento vão além da estética, uma vez que também pode melhorar a autoestima do paciente. Mas de modo geral, o BB Glow aumenta a produção de colágeno, e todos os seus benefícios, bem como a aplicação de ativos na pele, otimizam o resultado do microagulhamento, proporcionando o efeito porcelana.
Além disso, com o procedimento, há também uma renovação celular, e os resultados tem uma média de 6 a 12 meses. E por último, uma ótima vantagem é que ao fim da sessão de BB Glow, a pele não fica avermelhada, como acontece nas sessões de microagulhamento. Então, logo depois do procedimento já é possível continuar com suas obrigações do dia a dia.
Alternativas para esse procedimento
Não existe nada semelhante ao BB Glow atualmente. O mais próximo desse efeito e também de forma semi-permanente é o bronzeamento a jato. Contudo, nem todo mundo que busca o resultado do BB Glow busca um efeito bronzeado na pele, então, não é todo mundo que aderiria a essa alternativa.
Então, se você busca ter uma pele linda, uniforme e livre de manchas, o melhor caminho é através de uma rotina de cuidados com a pele. Com produtos adequados ao seu tipo de pele e próprios para o seu problema, seja ele, olheiras, manchas, melasma e etc. Desse modo, você terá resultados a longo prazo que são muito mais permanentes e saudáveis para você e sua pele.
LEIA MAIS:
Fontes: DermaClub Claudia Amo Cílios