Pintar o cabelo é uma ótima opção para quem quer dar uma mudada radical no visual. Contudo, apesar de ser ótimo no dia, com o tempo o cabelo colorido pode se tornar um grande desafio. Isso porque uma das principais queixas de quem colore o cabelo é que a tinta descolore muito rápido e precisa retocar com mais frequência. Mas, hoje vamos te ajudar a evitar que isso aconteça e fazer a tinta durar mais no cabelo.
Como sabemos, todo cabelo precisa de cuidados, mas no caso dos fios coloridos, esses cuidados são ainda mais importantes, tanto para manter o cabelo forte e saudável, quanto a coloração. Então, não é como se a tintura fosse durar para sempre, não, todo cabelo colorido irá desbotar. A diferença é que com esses truques, ele irá demorar mais para desbotar, que é o sonho de todo mundo que pinta o cabelo.
E são truques simples, como evitar de lavar o cabelo diariamente, usar produtos próprios para fios tingidos, usar proteção contra o sol, entre outros cuidados que irão fazer a tinta dura mais no cabelo. A seguir vamos conferir todas as dicas que vão mudar a forma como você cuida do cabelo tingido.
7 dicas para fazer a tinta durar mais tempo no cabelo
Sim, alguns cuidados simples podem evitar o desbotamento e fazer a tinta durar mais no cabelo, evitando que perca a intensidade muito rápido. Sendo assim, seguindo essas dicas, você terá um intervalo maior entre uma coloração e outra.
1. Cuidados antes da coloração
Antes de fazer qualquer procedimento químico no cabelo, seja alisamento ou tintura, é muito importante avaliar a saúde capilar. Para assim saber se os fios estão fortes e saudáveis para receber a química. No caso da tintura isso também ajuda a evitar o desbotamento. Portanto, a dica é fazer um tratamento de reconstrução durante o procedimento de coloração.
2. Evite lavar o cabelo todos os dias
Então, se você tem o hábito de lavar os fios diariamente, deve repensar isso se você tem o cabelo pintado. Até porque quanto mais lavagens, mais rápido será o desbotamento, especialmente pelo uso frequente de shampoo, que pode desgastar o pigmento. Além disso, água quente também agride o fio e acelera o desbotamento.
Sendo assim, o ideal é lavar o cabelo a cada dois dias ou no máximo um dia sim outro não, além de usar água fria ou morna, evitando água muito quente para lavar as madeixas.
3. Usar produtos próprios para cabelos tingidos
Essa dica é fundamental para fazer a tinta durar mais no cabelo. Isso porque shampoos e condicionadores comuns na maioria das vezes não contam com ativos que ajuda a manter a cor. Muito pelo contrário, eles costumam ser abrasivos, acelerando o desbotamento.
Por isso, se você tem cabelos tingidos, o ideal é buscar por linhas e produtos próprios para fios tingidos e coloridos. Esses produtos contam com fórmulas que tem a finalidade de proteger o pigmento e a cor do cabelo, além de ter agentes antioxidantes e filtro UV.
4. Banhos de brilho
Essa dica é muito bom e vantajosa, porque além de prevenir o desbotamento, também dá um glow no cabelo que fica ainda mais bonito e brilhante. Desse modo, para fazer um banho de brilho, basta misturar um tonalizante da cor do seu cabelo, com um pouco de máscara de hidratação branca. Então, é só aplicar no cabelo e deixar agir por alguns minutos, como uma máscara mesmo e depois enxaguar.
5. Hidratação
A verdade é que a tintura acaba agredindo os fios, isso é inevitável. Isso acontece porque os químicos acabam removendo alguns nutrientes fundamentais a fibra capilar. Portanto, é comum que os cabelos fiquem com um aspecto ressecado e opaco.
Então, para evitar isso, a melhor solução é fazer uma hidratação profunda no cabelo pelo menos uma vez por semana. Desse modo, além de deixá-los hidratados, bonitos e saudáveis, também ajuda evitar o desbotamento da tinta.
6. Use proteção solar
Assim como a pele, que sofre com os danos causados pelo sol, do mesmo jeito é o cabelo, principalmente o tingido. A explicação para isso é que os raios UV são capazes de atingir a parte interna do fio, o que acelera a oxidação do pigmento de cor, e resulta no desbotamento e até mancha do cabelo.
Assim sendo, para prevenir isso, o ideal é usar produtos com proteção UV, como cremes para pentear ou leave-in. Então, como o protetor solar da pele, não se esqueça de aplicar o produto nos cabelos sempre que sair ao sol.
7. Tonalizante
Os tonalizantes são os melhores amigos de quem tem o cabelo tingido. Então, sempre que notar que os fios estão ficando com um aspecto desbotado, invista em um tonalizante. Esse produtinho é ótimo para devolver a cor aos fios sem danificá-los.
8. Não exagere no uso de secador e chapinha
E por último, mas não menos importante, evitar o excesso do uso de ferramentas de calor. Isso porque além de deixar as cutículas fragilizadas, o secador e chapinha também potencializam a perda de pigmentos, acelerando o desbotamento. Portanto, o mais indicado é evitar essas ferramentas, ou se não for possível, pelo menos usar com menos frequência, e sempre usando um protetor térmico antes.
LEIA MAIS:
Fontes: Salonline Minha Vida Dicas de Mulher Wella