O finalizador de cabelo é um produto indispensável para quem deseja madeixas deslumbrantes. Conheça os principais tipos e como escolher.
Como o próprio nome já sugere, o finalizador de cabelo é um produto usado na última etapa do cabelo, deixando-o com aquele aspecto natural e ao mesmo tempo lindíssimo e com todos os fios no lugar. Contudo, com tantas marcas, versões e tipos de finalizadores de cabelo, escolher o produto ideal pode se tornar um verdadeiro desafio.
Mas não se preocupe, vamos te ajudar nessa missão. E escolha do melhor finalizador depende do tipo de resultado que você quer, para que tipo de penteado e claro o tipo de cabelo.
A seguir, vamos conhecer os principais tipos de finalizadores de cabelo para então você escolher o que melhor funciona para você.
O que é finalizador de cabelo?
Primeiramente, vamos explicar o que é exatamente o finalizador de cabelo. Se você ainda não usa algum, está na hora de conhecer esse produtinho milagroso.
Nos salões de beleza, o finalizador é indispensável, e os cabelereiros sempre usam para dar um toque final aos penteados, depois da escova e do babyliss, deixando o cabelo simplesmente impecável.
Basicamente, o finalizador de cabelo é um produto que tem como finalidade deixar todos os fios no lugar, retirar o frizz do cabelo, reduzir o volume e por último, mas não menos importante, fornecer um brilho extra às madeixas. Ou seja, um produto que todo mundo tem que ter sempre a disposição.
E além disso, alguns finalizadores também ajudam a manter o cabelo mais saudável e vistoso, garantindo um cuidado extra aos fios. No entanto, esse tipo de produto deve ser usado de acordo com seu propósito. Até porque, se usado de forma incorreta, o finalizador pode ter efeito contrário, deixando os fios oleosos e sem vida.
Quais são os tipos de finalizador de cabelo?
Agora sim, vamos conhecer os principais tipos de finalizador de cabelo e para que situações ele é indicado.
1. Leave-in
O leave-in é um finalizador de cabelo mas que frequentemente é confundido com creme de pentear, mas na prática os dois são coisas bem diferentes. O leave-in é um produto que não precisa de enxágue e deve ser aplicado nos fios limpos, proporcionando um tratamento instantâneo, já que conta com ativos hidratantes em sua fórmula. Esse finalizador proporciona fios alinhados e sem frizz, além de que a maioria das marcas eles contém proteção térmica. Por isso é indicado para o dia-a-dia.
2. Reparador de pontas
Outro finalizador bem popular, o reparador de pontas tem base com silicone e óleos, que proporciona a redução do frizz e ajuda a camuflar as temidas pontas duplas. Contudo, esse tipo de finalizador não é um tratamento capilar, apenas uma solução rápida. Ele é indicado para todos os tipos de cabelo, contando que deve ser aplicado apenas do comprimento para as pontas e jamais na raiz.
3. Sérum capilar
O sérum capilar também tem como base um óleo derivado do silicone e é indicado para todos os tipos de cabelo. Esse finalizador ajuda a reduzir o frizz, sela as pontas duplas, controla o volume, além de hidratar e dar brilho. Parece com um reparador de pontas não é? Mas não, o sérum é um pouco mais denso que o reparador, e promove maior hidratação aos fios. Mas ambos não devem ser aplicados na perto da raiz.
4. Pomada, pasta e cera
Esses três produtos são mais densos e variam a textura, mas tanto a pomada, quanto a pasta e a cera são finalizadores ideias para styling em cabelos secos. Eles são mais usados para modelar fios desfiados e cabelos curtinhos, podendo ser usados em todos os tipos de cabelo, e tendo um ótimo resultado de manter os fios no lugar desejado.
5. Finalizador de cabelo: Mousse
O mousse é um tipo de espuma modeladora que dá volume e também ajuda a encorpar os fios. Portanto, também é usado para finalizar penteados e babyliss. Contudo, como o foco do produto é dar corpo ao fio, ele é mais recomendado para quem tem cabelos finos e ralos.
6. Gel
O gel também é um tipo de finalizador de cabelo, e inclusive um dos mais populares de todos. Sendo assim, o gel de cabelo é usado para dar modelo e efeito em cabelos molhados, segurando o penteado e moldando os cachos. Por fim, é um produto bem democrático, que funciona em todos os cabelos, mas é preciso não exagerar na quantidade já que os fios podem ficar endurecidos.
7. Ativador de cachos
Nesse caso, o finalizador é indicado para quem tem cabelo cacheado ou ondulado e deseja que o fio ganhe mais forma. Portanto, o ativador de cachos por aumentar a elasticidade dos fios, reduzir o volume e o frizz, e prevenir o ressecamento, ao mesmo tempo em que molda os cachos.
8. Finalizador de cabelo: Spray
Por último temos o spray de fixação que também é muito usado em salões de beleza. O diferencial desse finalizador é que ele é um dos mais eficientes e com maior durabilidade em manter os fios certinhos no lugar. Atualmente, existem níveis de fixação para você escolher o que melhor atende a sua necessidade. Ele pode ser usado tanto para manter os fios presos, quanto para moldar penteados e cachos, deixando o visual com um aspecto seco e natural
Como escolher o melhor finalizador de cabelo?
Então, agora que você já está familiarizada com os principais tipos de finalizador de cabelo, vem a pergunta, mas qual é o melhor? Não existe um melhor que o outro, existe o que é mais indicado para o que você deseja.
Por exemplo, o intuito é fixar um penteado bem elaborado? O ideal é optar por um spray fixador ou mousse capilar. Agora se você busca um produto para eliminar o frizz e reduzir o volume, um finalizador do tipo sérum ou reparador de pontas é a melhor escolha. Para as cacheadas que desejam dar forma ao cabelo, o ativador de cachos é com certeza o mais indicado. Mas além disso, vale a pena se informar sobre a composição do produto e a marca, para não comprar um produto ruim.
Mas uma ótima dica para escolher o melhor finalizador para você é conversar com seus cabelereiro. Ele poderá avaliar a estrutura do fio e te orientar para qual finalizador terá o melhor efeito no seu cabelo. Enfim, ter o cabelo lindo e com movimento é um desafio, mas escolhendo o finalizador certo o resultado é garantido.
LEIA MAIS:
Acabar com o frizz – 10 dicas e produtos mais recomendados
Como ter cabelos lindos e saudáveis em 12 passos
6 dicas de cuidados noturnos com o cabelo
Fontes: Aneethun Guarulhos Hoje Claudia