A feijoada light mantém o tradicional feijão preto, mas prioriza as carnes nobres ao invés de outras partes do porco e por isso é mais leve.
Quem não gosta de feijoada não sabe o que está perdendo. Apesar de ser um prato muito tradicional da nossa culinária, a feijoada tradicional também é um prato muito pesado e gorduroso. Sendo assim, hoje trazemos uma receita de feijoada light, que preserva o sabor da tradicional, mas que é bem mais leve.
Essa receita mantém o tradicional feijão preto, mas prioriza as carnes nobres ao invés de outras partes do porco, como orelha e etc. Então, quem não gosta de feijoada por causa dessas partes do porco, com certeza vai amar essa feijoada light. Sendo assim, essa é uma ótima receita para fazer no almoço para a família e amigos, especialmente no domingo de calor.
Enfim, o tempo de preparo é de 150 minutos e rende até 15 porções.
Aproveite para conferir também a receita de galinhada.
Receita de feijoada light
Ingredientes
- 1 kg de feijão preto
- 200 g de lombo suíno
- 200 g de linguiça calabresa (aprenda a fazer ragu de linguiça)
- 200 g de costelinha
- 200 g de carne seca
- 200 g de bacon
- 1 cabeça de alho picado
- 1 cebola grande picada
- Sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto
- 1/2 maço de salsinha picadinha
Modo de preparo
- Primeiramente, é importante dessalgar as carnes como o lombo suíno, a costelinha e a carne seca. Para isso, você terá que ferver as carnes 2 vezes para sair o sal e a gordura. Faça isso com as três carnes, e reserve.
- Enquanto isso, pique a linguiça de sua preferência em gomos grossos e o bacon também.
- Feito isso, cozinhe o feijão preto juntamente com o lombo, a linguiça, a costelinha e a carne seca por uns 40 minutos após pegar pressão.
- Nesse meio tempo, em outra panela, frite o bacon juntamente com a cebola e o alho.
- Quando o feijão já estiver cozido, pegue umas duas conchas da feijoada e adicione ao bacon frito, tempere com um pouquinho de sal, pimenta-do-reino e cominho.
- Amasse levemente o feijão nesse tempero para engrossar o caldo da feijoada.
- Então, transfira esse feijão com o bacon para a panela com toda a feijoada e misture bem.
- Finalize com salsinha e está pronto para servir a sua deliciosa feijoada light.
Dicas de preparo da feijoada light
- Além dessas carnes, você também pode usar linguiça portuguesa ou paio e, ao invés de lombo suíno, você pode usar pernil suíno.
- Tem quem goste de usar folhas de louro na feijoada, se você for uma dessas, fique a vontade para usar a folha na sua receita.
- Uma dica muito boa é deixar o feijão preto de molho de um dia para o outro. Ou seja, faça isso um dia antes de preparar a feijoada light.
- Cuidado para não salgar a feijoada, porque as carnes já são salgadas então se atente a isso para não estragar a receita.
- Quando o feijão e as carnes já estiverem cozidos, deixe a feijoada mais um pouco no fogo até ferver, para engrossar o caldo e ficar mais saboroso.
- Por fim, sirva a feijoada light com arroz branco, couve manteiga, farofa crocante e vinagrete. E claro, não esqueça da laranja para dar o toque especial.
E aí, o que achou dessa receita de feijoada light? Então aprenda também a fazer a feijoada tradicional.
Fontes: Tudo Gostoso Univelever Receitaria