“Para determinar o tempo permitido para adolescentes, nós consultamos pesquisas acadêmicas atuais e os especialistas do Laboratório Digital Wellness do Hospital Infantil de Boston”, disse Cormac Keenan, chefe de confiança e segurança do TikTok. “Não há um consenso coletivo sobre quanto tempo de tela é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla. Mas o TikTok reconhece que adolescentes precisam de apoio extra quando começam a explorar a internet de forma independente”, continuou.
Com a atualização, os responsáveis também poderão criar um “cronograma de notificação” para os filhos pequenos. Adolescentes de 13 a 15 anos não recebem notificações a partir das 21h, enquanto aqueles com 16 e 17 anos não recebem nada da plataforma a partir das 22h.
De acordo com Keenan, o recurso “Family Pairing” do aplicativo também será aprimorado e agora os pais podem vincular a conta TikTok à de seu filho. Além de limite de tela e do bloqueio de notificação, os adultos poderão filtrar palavras e hashtags “proibidas”, aquelas que eles não querem que apareçam no feed dos pequenos.
A nova atualização vem após o TikTok e outras redes sociais enfrentaram uma análise rígida sobre seu impacto nos usuários. A rede social chinesa é a mais usada por crianças e jovens.