Já pensou morar em frente ao Central Park, em um dos pontos mais privilegiados de Nova York? Contudo, só tem uma condição: não ter nenhuma janela sequer. É exatamente isso o que oferece o anúncio de um apartamento que deu o que falar na web recentemente. O imóvel, no coração da metrópole, foi colocado à venda por US$ 599 mil – cerca de R$ 3,1 milhões.
Trata-se do apartamento 107 do prédio The Alden, que fica em Upper West Side. O local está do outro lado da rua do renomado parque e apenas a alguns metros do famoso Museu de História Natural de Nova York, que aparece no longa “Uma Noite no Museu”. De acordo com o The New York Post, o imóvel tem cerca de 46 metros quadrados, um quarto, um banheiro, uma ampla sala de estar e uma cozinha.
A peculiaridade é que não há nenhuma vista para o lado exterior. As únicas entradas de luz vêm de duas claraboias, uma no quarto, outra na sala. A imobiliária classificou o apê como um “unicórnio”, como um grande achado. “Um unicórnio no Prime Central Park West”, diz o anúncio. “Que presente é morar bem em frente ao Central Park. Que raridade é um encontrar um lar quieto e privado em uma localização de classe mundial”.
Além do closet e a grande quantidade de armários na cozinha, a verdade é que o apartamento, por si só, não traz grandes luxos. Mas o prédio de 16 andares e mais de 200 apartamentos traz algumas amenidades, como uma lavanderia, um bicicletário, um porteiro 24 horas, e um belo terraço com um jardim – o único lugar que dá a chance de ter uma bela vista da cidade. Veja as fotos abaixo:
Por que não há janelas?
Segundo o jornal norte-americano, anos atrás, o apartamento pode ter sido usado como um depósito ou um “quarto de empregada”. Inaugurado em 1926, o prédio histórico foi construído antes do Código Anti-Incêndio do Corpo de Bombeiros de Nova York. Na época, ele também era considerado a moradia residencial mais alta da cidade. Hoje, a propriedade é vista como um edifício de luxo que oferece um serviço de alta classe.
Mas, por incrível que pareça, as janelas são um fenômeno recente em Nova York. Foi só em 1901 que o Tenement House Act entrou em vigor, quando autoridades concluíram que a falta de luz e circulação de ar estava provocando mortes na população. Então, a lei passou a exigir ventilação suficiente nos imóveis e um item que, até então, não era obrigatório: os banheiros internos. Imagine que situação!
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques