O túmulo de Lázaro Barbosa foi violado em Cocalzinho de Goiás, nesta quarta-feira (15). Segundo informado pelo g1, o delegado Rafhael Barboza suspeitava que o crânio do criminoso tenha sido levado pelos suspeitos. Contudo, após uma perícia, foi concluído que o corpo estava intacto.
Acusado de matar quatro pessoas da mesma família no Distrito Federal, Lázaro foi morto durante uma fuga que se estendeu por 20 dias. Na ocasião, ele atirou em outras três pessoas, colocou fogo em uma casa, fez reféns, roubou carros e armas. Nascido em Barra do Mendes, interior da Bahia, o apelidado “serial killer de Brasília” tinha uma extensa ficha criminal, acusado de roubo, estupro e porte ilegal de arma.
De acordo com o oficial, o coveiro do cemitério foi o responsável por fazer a denúncia da violação. “Houve, sim, violação. “Tentaram levar o corpo dele, mas ou desistiram no caminho ou alguma coisa aconteceu”, disse Barboza, segundo o UOL. Por enquanto, ainda faltam esclarecimentos sobre quantas pessoas agiram na infração. Os suspeitos podem responder pelos crimes de violação de sepultura e subtração de cadáver.
O portal informou que as autoridades ainda não revelaram o nome dos acusados. Além disso, a Prefeitura de Cocalzinho também não se manifestou.
Relembre o caso
Após 20 dias foragido, Lázaro Barbosa foi preso na manhã do dia 28 de junho, em Goiás. A informação foi divulgada pelo governador Ronaldo Caiado, no Twitter. “Acabo de receber a informação de que o Lázaro foi preso. Meus cumprimentos a todas as forças de segurança que ali interagiram e trabalharam com determinação, para mostrar que a lei está acima de tudo”, anunciou o político, em vídeo.
“Como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido”, continuou Caiado, na legenda da publicação.
De acordo com reportagem da Record TV, Lázaro foi visitar uma ex-sogra no dia 27. Vizinhos denunciaram a presença do fugitivo para a polícia. Os agentes fizeram o cerco da região e forçaram uma rendição do criminoso, que revidou. Após uma intensa troca de tiros, Barbosa acabou abatido pelos policiais. Ele chegou a ser encaminhado para atendimento em uma unidade de saúde, mas não resistiu. Mais tarde, uma carta encontrada com Lázaro Barbosa deu detalhes dos crimes, clique aqui para ler.
Ta aí, minha gente, como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do País, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido pic.twitter.com/pIwYWT7iYW
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) June 28, 2021
Confira o histórico de prisões e fugas de Lázaro:
2007: A primeira prisão de Lázaro Barbosa aconteceu em Barra dos Mendes, na Bahia, após ser acusado de duplo homicídio. Na época, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que ele fugiu cerca de 10 dias após ser detido e, desde então, passou a ser considerado foragido.
2009: Lázaro foi preso no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em Brasília, suspeito de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.
2013: Um laudo psicológico feito na Penitenciária da Papuda descreveu Lázaro como sendo um “psicopata imprevisível”, com comportamento agressivo, impulsivo, instabilidade emocional e falta de controle e equilíbrio.
14 de março de 2014: A prisão de Lázaro foi convertida para regime semiaberto.
28 de março de 2016: Lázaro fugiu novamente da cadeia.
8 março de 2018: Lázaro foi preso em Águas Lindas de Goiás devido a três mandados de prisão por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo e estupro.
23 de julho de 2018: Lázaro escapou da cadeia de Goiás.
8 de abril de 2020: Suspeito de invadir uma chácara em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, e golpear um idoso com um machado, o baiano foi indiciado pelos crimes de roubo mediante restrição da liberdade das vítimas e emprego de arma branca e por tentativa de latrocínio.
26 de abril de 2021: Lázaro invadiu uma casa no Sol Nascente (DF), trancou pai e filho num quarto e levou a mulher para um matagal, onde a estuprou.
17 de maio de 2021: Segundo a polícia, no mês seguinte Barbosa fez uma família refém na mesma região, ameaçando os moradores com faca e arma de fogo. Nesse crime, o foragido mandou as pessoas ficarem nuas e, das 19h até meia-noite, prendeu os homens no quarto e as mulheres tiveram que cozinhar e servir um jantar para ele.
9 de junho de 2021: Lázaro é apontado como suspeito de invadir uma chácara no Incra 9, em Ceilândia (DF), onde teria matado a tiros e a facadas um casal e seus dois filhos. Após os assassinatos, o fugitivo ainda roubou uma chácara, rendendo um caseiro e a filha dele que estavam presentes no local.
11 de junho: Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás e roubou um carro, que mais tarde foi abandonado e queimado.
12 de junho de 2021: O baiano atirou em quatro pessoas, invadiu fazendas e colocou fogo em uma casa ao fugir da polícia. Os feridos foram levados em estado grave a hospitais da região.
13 de junho de 2021: Lázaro furtou mais um carro e o abandonou na BR-070, dando sequência à fuga para uma mata.
14 de junho de 2021: Um caseiro de Cocalzinho de Goiás disse à polícia que atirou em Lázaro Barbosa após o criminoso ameaçar entrar na residência. O chacareiro relatou ainda que o bandido fugiu depois de ser atingido.
15 de junho de 2021: Dois policiais militares de Goiás foram baleados durante as buscas por Lázaro. A polícia informou que o procurado fez mais um casal e adolescente reféns em Edilândia, povoado de Cocalzinho.
17 de junho: Autoridades retomaram as buscas em matas da região e mudaram de local a base de operação pela segunda vez. Barreiras em estradas e rodovias foram montadas e houve nova troca de tiros com o foragido.
19 de junho: Moradores de Águas Lindas de Goiás afirmaram ter visto o suspeito pela região. Um deles chegou a contar que viu Lázaro em uma gruta. No mesmo dia, uma cadela que atuou em Brumadinho e outros três cães farejadores chegaram para ajudar nas buscas pelo criminoso.
21 de junho: Uma moradora denunciou que viu um homem, parecido com o fugitivo, passar por uma propriedade rural da região. Policiais e bombeiros acompanharam a mulher para fazer uma verificação na área. Militares de vários batalhões vasculharam casas rurais em busca de pistas e rastros que Lázaro possa ter deixado.
22 de junho: Policiais receberam informações de que um carro foi encontrado queimado, em Águas Lindas de Goiás. Horas mais tarde, um lençol e um serrote foram achados em um local onde o criminoso pode ter se abrigado. À noite, um novo cerco foi montado após troca de tiros entre um caseiro e o suposto invasor.
24 de junho: A força-tarefa fez novas buscas em uma região de chácaras de girassol. O secretário de segurança, Rodney Miranda, saiu em uma viatura descaracterizada. Helicópteros também sobrevoaram a região. Um fazendeiro e um caseiro foram presos suspeitos de ajudarem Lázaro a fugir da polícia.
27 de junho: Lázaro foi visitar uma ex-sogra no domingo em Águas Lindas de Goías. Vizinhos denunciaram a presença do fugitivo para a polícia por volta das 21h, mas o assassino escapou pela mata que fica aos fundos da residência antes das autoridades chegarem.
28 de junho: Policiais encontraram Barbosa e forçaram uma rendição do criminoso, que revidou. Após uma intensa troca de tiros, o baiano acabou abatido pelos policiais. Ele chegou a ser encaminhado para atendimento no hospital Bom Jesus, no interior do estado, mas não resistiu aos ferimentos e teve sua morte confirmada pela polícia.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques