Duas mulheres e um homem paralisaram o trânsito em Caldas, município da região metropolitana de Medellín, na Colômbia, por estarem andando completamente nus pelas ruas. Segundo o jornal El Tiempo, o grupo de turistas teria ingerido yagé, um composto de ervas alucinógenas geralmente utilizado em rituais religiosos.
O incidente ocorreu na última quinta-feira (22). No vídeo, é possível ver carros e motos desviando do trio, que caminhava como se não existisse nada ao redor. Em outro trecho, uma das mulheres, coberta por um saco plástico, aparece inquieta enquanto conversa com um policial que os abordou.
Extranjeros tomaron yagé y caminaron desnudos por calles de municipio Antioqueño. Lea los detalles: https://t.co/fJGqkfXsby pic.twitter.com/nMYGfojATd
— Alejandra Rodriguez (@MariasRodriguez) June 22, 2023
Mais tarde, os turistas foram levados para um hospital local e fizeram uma bateria de exames. O veículo informou que eles não chegaram a ser penalizados, mas não tinham nenhum tipo de identificação e não sabiam quem eram ou onde estavam. As autoridades relataram que uma das mulheres afirmava “ter vindo de outro planeta”.
3 personas caminando sin ropa por toda la variante a caldas la policía los encuentra y realiza el procedimiento con apoyo de una Ambulancia del municipio.
Videos sin censura en telegram 👇👇https://t.co/3pzvljePAz pic.twitter.com/ZM6pArGVOq
— Denuncias Antioquia (@DenunciasAntio2) June 23, 2023
Após o incidente, os policiais reforçaram o perigo do uso da yagé, que terminou se popularizando entre os jovens que buscam experiências psicodélicas. A erva é colocada em um chá semelhante à ayahuasca, usada por alguns povos indígenas da Amazônia.
Esta não é a primeira vez que turistas são vistos nus na região. Em março, uma mulher e um homem foram flagrados correndo como vieram ao mundo pelas ruas da cidade turística de Guatapé, em Antioquia.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques