Um desafio do TikTok tem chamado atenção, e não no bom sentido…. Apelidado de “caçadores de emoções”, o vídeo consiste em saltar de um barco em alta velocidade. Segundo autoridades do Alabama, pelo menos quatro pessoas morreram nos últimos meses ao tentarem reproduzir este viral, que ficou conhecido como #boatjumping (salto de barco) nos Estados Unidos.
De acordo com Jim Dennis, capitão do Esquadrão de Resgate de Childersburg, pessoas acabam quebrando o pescoço ou se afogando após tentarem pular em alto-mar. “Nos últimos seis meses tivemos quatro mortes que eram facilmente evitáveis. Eles estavam fazendo um desafio do TikTok. É onde você entra em um barco em alta velocidade, pula para fora do barco, não mergulha, você pula com os pés primeiro e meio que se inclina na água”, disse Dennis à emissora WBMA.
De acordo com o capitão, o “desafio caçadores de emoções”, nome pelo qual também é conhecido, tem sido um problema para os socorristas nos últimos dois anos. No entanto, o número de incidentes relacionados a ele aumentou ainda mais em 2023, especificamente desde o início do ano.
“A alta velocidade do barco combinada com a água parada cria uma pista de pouso perigosa que parece concreto. Se uma pessoa que pula de um barco em movimento não protege o pescoço e a cabeça, pode ficar permanentemente paralisado, se não sofrer uma morte instantânea”, alertou o representante da equipe de resgate.
@leparisienLe « boat jumping », ce challenge TikTok mortel qui inquiète aux États-Unis♬ son original – Le Parisien
@daniele.polidoro Su TikTok hanno iniziato a circolare video di persone che si tuffano in mare da motoscafi in corsa: si chiama #boatchallenge e negli Stati Uniti ha provovato già 4 vittime. #boat #challenge #tiktokchallenge #motoscafo #barca #tuffi #mare #estate #tiktok #notizietiktok #usa ♬ Epic Orchestra – Red Cat Blue
De acordo com a imprensa norte-americana, a primeira vítima do desafio foi um homem, que não teve a sua identidade revelada. Ele morreu em fevereiro ao tentar saltar de um barco no rio Coosa, no sul do estado do Alabama, nos Estados Unidos. A situação trágica aconteceu enquanto estava em um passeio de família. A esposa e os filhos observavam do veículo quando ele morreu.
Apesar disso, outras três pessoas já ignoraram os alertas dos socorristas e fizeram o viral, o que acabou resultando em um triste fim. De acordo com o capitão, em alguns casos a morte pode ser instantânea. “Acho que é provável que façam algo estúpido porque querem se exibir na frente de seus amigos nas mídias sociais”, disse Dennis ao canal ABC 7. “Não faça isso. Não vale a sua vida”, concluiu.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques