Você gosta de canela? A especiaria, extraída da parte mais interna do tronco da caneleira, é comumente utilizada para aromatizar doces, mas não é só no sabor que a canela se destaca: hoje sabemos que ela traz diversos benefícios para a nossa saúde.
Propriedades da Canela
- A canela possui propriedades carminativas (combate gases no intestino), antiulcéricas e estomacais. Seus azeites essenciais dissolvem melhor os alimentos, além de estimular a salivação e os sucos gástricos. Ajuda também a combater a aerofagia, as digestões difíceis e a acidez, estimulando também o apetite.
- A canela também combate bactérias e fungos nocivos. Também se mostra bastante eficaz contra candidíases e úlceras.
- Tem propriedades anti-inflamatórias e age no processo de desinflamação de tecidos, entre outros. É uma rica fonte de substâncias como manganês, ferro e cálcio.
- Combate os radicais livres, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce e do enfraquecimento dos fios de cabelo.
- Possui também efeito termogênico: promove o aumento da temperatura do corpo, assim, facilitando a queima das gorduras.
- Ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias.
- É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e ainda regulam os níveis de colesterol ruim no organismo.
- Ajuda a combater os sintomas do resfriado.
Consumo da Canela
A principal diferença entre a canela em pau (ou rama) e a em pó, é que a primeira concentra mais o sabor e o aroma. Em termos nutricionais, elas são bastante semelhantes.
A indicação diária de consumo da canela é de até uma colher de café por dia. A canela em pó deve ser usada para polvilhar doces e sobremesas, e a canela em pau pode ser utilizada no preparo do chá. Apesar de ser benéfica para a saúde, a canela não deve ser ingerida em excesso.
Receitas de Chá de Canela
1. Chá Termogênico (acelera o metabolismo e auxilia na queima de gorduras)
Ingredientes
- 3 paus de canela
- 1 colher (sopa) de chá verde em folhas
- ½ litro de água
Modo de Preparo
Ferva a água. Desligue o fogo e adicione o chá verde e a canela. Tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Beba até 2 xícaras por dia.
2. Chá anti-inflamatório (auxilia em todo tipo de doenças inflamatórias)
Ingredientes
- 3 paus de canela
- 3 anis estrelado
- 2 fatias de gengibre
- ½ litro de água
Modo de Preparo
Ferva a água. Desligue o fogo e adicione o gengibre, anis e a canela. Tampe e deixe em infusão por dez minutos. Beba até 2 xícaras por dia.
3. Chá relaxante (alivia dores musculares e auxilia no relaxamento)
Ingredientes
- 2 paus de canela
- 1 colher (sopa) de erva doce
- ½ litro de água
Modo de Preparo
Ferva a água. Desligue o fogo e adicione a erva doce e a canela. Tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Beba até 2 xícaras por dia.
Óleo Essencial de Canela
O óleo essencial de canela é extraído das folhas e ramos, do arbusto cultivado no oriente. Combate infecções, tosse, resfriado, gripe, reumatismo, artrite, debilidade geral e dores. É antisséptico e bactericida. O óleo é excelente para estados de esgotamento e sensações de fragilidade e depressão. Tem um efeito adstringente suave sobre a pele, enrijecendo tecidos flácidos.
O óleo essencial de canela, quando utilizado na aromaterapia, promove vários outros benefícios, como a redução de processos inflamatórios na passagem nasal. Seu efeito como estimulante do sistema imune pode ajudar as pessoas a se recuperarem mais prontamente de gripes e resfriados. Já sua propriedade “aquecedora” é boa para alguém que passa muitas horas em locais frios.
O óleo essencial de canela é um poderoso exterminador das larvas de mosquitos. Age como um repelente.
Possui propriedades utilizadas para matar espécies de fungos que formam o mofo em casas e alimentos.
O óleo de canela é muito útil em problemas decorrentes da menstruação. Ele previne as cólicas menstruais e o ciclo irregular. Como este óleo pertence ao grupo das substâncias emenagogas, ele promove a regularidade da menstruação.
Este óleo essencial estimula o funcionamento de nosso sistema imune, o que aumenta nossa proteção natural, pois nosso corpo é mais do que capaz de lidar com grandes e pequenas infecções ou doenças. Ele até mesmo pode prevenir as doenças autoimunes, o que ocorre quando o sistema imunológico adoece o corpo, como no caso do lúpus.
Como usar o óleo essencial?
- Aromatizador (aproximadamente 9 gotas).
- Banhos (20 gotas após encher a banheira, dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal).
- Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água).
- Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com água).
- Massagem (25 a 50 gotas em 100 ml de óleo vegetal).
- Óleo para rosto e cabelos (1 colher de sopa de óleo vegetal com 01 gota de OE para o rosto, 5 gotas de OE para o cabelo).
- Uso tópico (diluir 5 gotas do óleo essencial em 1 colher de sopa de óleo vegetal).
- Banho de assento (10 gotas em 2 litros de água, dissolvidas em uma colher de café de óleo vegetal).