Alex Atala levou o jurado Erick Jacquin às lagrimas no episódio de “MasterChef Brasil” desta terça-feira (22). O renomado chef de cozinha lembrou de uma história entre eles, e confessou sua admiração pelo francês. Ao final do programa, ele ainda ganhou um presente especial do colega de profissão.
Atala apareceu na cozinha mais famosa do país para a prova de eliminação do programa, em que ensinou os participantes como reaproveitar sobras de comida. O cozinheiro começou contando uma história pessoal com Jacquin, e disse que ele foi um dos primeiros chefs que conheceu no Brasil.
“Em 1994, o Jacquin veio fazer um evento em São Paulo. Terminou o evento, ele foi parar em um restaurante pequenininho em que eu era o faz-tudo. Me chamaram para falar com ele”, recordou. “Durante muitos anos, eu queria ser igual ele. Um dia, o Jacquin olhou para a minha cara e falou: ‘Alex, você cozinha muito bem, mas você não vai fazer cozinha francesa tão bem quanto eu. Vai fazer cozinha brasileira’”, detalhou, apontando o conselho de Erick.
“Então, eu quero aproveitar esse ‘MasterChef’ aqui, hoje, para agradecer. Eu me emociono em falar isso, porque esse é o cara”, finalizou Alex. “Eu vou chorar. Obrigado”, disse Jacquin. Os dois protagonizaram, então, um momento emocionante do episódio, que levou o francês às lágrimas.
“Mas ele falou que eu nunca ia cozinhar melhor do que ele, e hoje eu falo: ‘Tu não cozinha melhor do que eu não, viu?’”, brincou o dono do restaurante D.O.M. “Agora eu não falo mais não. Agora eu que tenho que aprender, viu?”, confessou o jurado do MasterChef. Na sequência, o renomado chefe falou de sua evolução na cozinha.
“Eu aprendi muito. É muito bonito nessa jornada, de cozinha, você entender que em algum momento da sua vida você foi, no máximo, medíocre. Eu vejo nesses anos, mais de mil estagiários passarem pelo D.O.M, em 24 anos. Eu vi pessoas muito talentosas e muitos esforçadas. E se eu tiver que me colocar de um lado, eu sou o esforçado”, pontuou.
O convidado do reality, então, teceu elogios a Rodrigo Oliveira, referência da gastronomia brasileira. “A gente tem um outro exemplo, que é o cara da cozinha brasileira, que levou a cozinha brasileira para o mundo. Fez o mundo conhecer o dadinho de tapioca. Toda vez que as pessoas falam que o Alex Atala levou a cozinha brasileira para o mundo, eu fico com vergonha de aceitar isso, porque para mim foi ele”, declarou.
E para encerrar a rodada, foi Helena Rizzo quem recebeu os elogios de Alex Atala. “E não dá para falar sobre a beleza da cozinha, sem falar de uma mulher linda. De uma mulher, que de uma maneira muito especial, eu me apaixonei. Uma mulher linda que entrou na cozinha, que todo mundo olhava para a cara dela e falava que ela não ia dar certo porque ela era linda, uma modelo”, contou.
“E ela, no passinho pequeno, no seu jeitinho, roubou a cena”, completou. “E eu sou muito grata também porque quando eu abri o restaurante (Maní), eu acho que a primeira pessoa que foi lá, comeu e escreveu sobre, foi tu. Fora o resto, né, Alex?”, finalizou Helena. Assista:
Alex Atala faz Jaquin chorar no MasterChef Brasil pic.twitter.com/k1OCnFoAfq
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) August 23, 2023
Presente especial
Após o momento emocionante, Jacquin presenteou Atala ao final do programa. O chef deu sua própria corrente com um pingente de Jesus Cristo. Numa homenagem à profissão da dupla, o Cristo segura uma panela na mão e um chapéu de cozinheiro. “A gastronomia no Brasil, sem você, não seria igual”, declarou o jurado. “E eu que desenhei esse Cristo“, comentou.
Assista completo:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques