Vídeo mostra modo inusitado como brasileiro condenado à prisão perpétua fugiu da cadeia nos EUA; assista

Vídeo mostra modo inusitado como brasileiro condenado à prisão perpétua fugiu da cadeia nos EUA; assista


O brasileiro Danilo Sousa Cavalcante, condenado à pena perpétua por matar a ex-namorada a facadas, teve a sua tática de fuga revelada através de um vídeo divulgado nesta quarta-feira (6). Em coletiva de imprensa, as autoridades locais confirmaram que o assassino usou a mesma técnica que outro presidiário para escapar da prisão de Chester County.

A filmagem mostrou o momento exato que Danilo conseguiu sair da unidade prisional no dia 31 de agosto. O brasileiro apareceu do lado esquerdo da gravação, em um corredor. Ele caminhou até o fundo e, então, escalou a parede. Assim, o fugitivo conseguiu subir até desaparecer do campo de visão da câmera.

Na hora da fuga, um jogo de basquete entre os detentos acontecia no mesmo pátio. Em maio deste ano, o americano Igor Bolte também colocou o mesmo plano em prática para fugir desta prisão. De acordo com as autoridades, ambos correram pelo telhado e desceram em uma área menos protegida do presídio, de onde conseguiram escapar. Assista ao vídeo abaixo:

A diferença entre os casos dos dois criminosos é que Igor foi preso poucos minutos depois, porque o segurança posicionado na torre de vigilância que cuida da área avistou e alertou os colegas sobre a ação. Com Danilo, ninguém foi visto no local quando ele saiu da prisão e isso é um dos alvos das investigações.

Continua depois da Publicidade

Após o caso de Igor, foi colocado arame farpado na área usada para escalar o prédio. Contudo, nem isso impediu que Danilo conseguisse escapar. “A fuga de Igor Bolte permitiu o prisioneiro (Cavalcante) a identificar as fragilidades do pátio externo”, disse Howard Holland, diretor da prisão de Chester County.

As buscas pelo brasileiro já estão no sétimo dia. À CNN, Robert Clark, vice-marechal do U.S. Marshals Service, revelou o planejamento das autoridades para conseguir encontrar Danilo. “Este é um jogo perigoso de pique-esconde tático. Planejamos estressá-lo. Planejamos movê-lo. Planejamos que ele cometa erros. Ele já cometeu. Apareceu na frente de câmeras duas vezes”, declarou ele.

Fuga

Através de um comunicado, foi relatado que os funcionários da prisão perceberam a ausência de Danilo por volta de 8h50 da manhã. Segundo o diretor interino da unidade, Howard Holland, ele deixou o local sem danificar nenhuma cerca ou causar qualquer alarde. No momento que fugiu, o homem usava o uniforme da prisão: uma blusa branca e calça verde.

Continua depois da Publicidade

A Promotoria Distrital do Condado de Chester oferece alta recompensa por informações que levem à prisão de Cavalcante novamente. O valor acumula 5 mil dólares fornecidos pelos comissários do condado e outros 5 mil dólares dos agentes federais envolvidos na busca, o que resulta num total de cerca de 50 mil reais. “A polícia, os detetives e o pessoal penitenciário estão usando todos os recursos disponíveis, incluindo helicópteros e cães, para encontrar Danilo Cavalcante e não vão parar até que ele esteja novamente sob custódia”, disse o governo de Chester em uma postagem. O comunicado cita ainda que Danilo também responde por homicídio no Brasil.

Autoridades dos EUA oferecem recompensa por informações do brasileiro (Foto: Chester County Government)

Relembre o caso

Danilo Sousa Cavalcante foi condenado em 16 de agosto pelo assassinato da ex-namorada Débora Evangelista Brandão, em Phoenixville, nos EUA. Na época, a maranhense tinha 34 anos. De acordo com Sara Brandão, irmã da vítima, o brasileiro teria cometido o crime por não aceitar o término do relacionamento, e ameaçava Débora desde 2020. Como apontado pela promotoria do caso, Danilo esfaqueou Débora até a morte na frente dos filhos dela, que tinham 4 e 7 anos, quando o crime ocorreu.

Segundo o Daily Local, jornal norte-americano, o júri levou menos de 20 minutos para decidir a sentença do brasileiro. Deborah Ryan, promotora do caso, afirmou que o réu cometeu o crime para “silenciar a ex-namorada”, já que ela teria ameaçado contar às autoridades que ele havia sido acusado de assassinato no Brasil. Saiba todos os detalhes, clicando aqui.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *