Shakira continua presenteando os fãs com hits e letras certeiras. No maior estilo boiadeira e em parceria com o fenômeno mexicano Fuerza Regida, ela lançou “El Jefe” nesta quarta-feira (20), e a letra enigmática pode conter referências e indiretas para Gerard Piqué. Shakira também foi direta ao citar Lili Melgar, que trabalhou como babá dos filhos, e dedicar a canção para ela. Nas redes sociais, os fãs resgataram uma história envolvendo Lili, Shakira, Piqué e a traição do jogador.
Na canção, ela aborda a exploração da força de trabalho pelo capitalismo, e as dificuldades dos trabalhadores. “Tenho um chefe de merda que não me paga bem. Eu chego a pé e ele em uma Mercedes-Benz. Ele me tem sob controle aquele filho da p*ta. Você está sonhando em sair do bairro. Você tem tudo pra ser milionário. Os boletos se acumulam, ser pobre é uma droga. Minha mãe sempre me dizia que estudar garantia tudo. Estudei e nada aconteceu, que vida tão dura. Trabalho mais do que um condenado, mas transo menos do que um padre“, diz um trecho.
Na sequência, a cantora supostamente alfineta o pai de Piqué com a seguinte frase: “Dizem por aí que não há mal que dure mais de cem anos. Mas meu ex-sogro ainda está por aí, sem bater as botas”. Nesse momento do clipe, os demais compositores da faixa colocam a mão na boca de Shakira para evitar que ela complete a frase.
No verso seguinte, ela cita uma personagem importante em sua história. “Lili Melgar, é para você esta música, porque não pagaram sua indenização. Outra treta, como sempre”, cantou. Inclusive, a mulher para quem a artista dedicou a canção faz uma pequena aparição no clipe de “El Jefe”. Ela aparece com as mãos na cintura e encara a câmera de um jeito desafiador.
Alguns fãs da cantora se aprofundaram na história sobre Melgar, dizendo que ela teria sido demitida após descobrir que o jogador estava traindo a cantora. Dariana Melgar, filha de Lili, endossou a teoria dos fãs ao garantir que “apesar de tudo, ela continua trabalhando com Shakira“.
A pesar de todo, ella sigue trabajando con SHAKIRA.
TE AMO MAMÁ 🫶🏼 #lilimelgar #boliviana 🇧🇴❤️🔥 pic.twitter.com/kUQHbwY6gZ— Dariana Melgar (@darianamelgar14) September 21, 2023
Dariana também repostou alguns tuítes que mencionava a indenização. “Para quem não conhece o contexto dessa parte da música: ela é Lili Melgar, babá dos filhos de Shakira. Lili aparece no vídeo e Shakira menciona que não foi indenizada, sabe-se que Piqué não pagou o que lhe devia. Daí a referência”, escreveu um internauta.
Para los que no saben el contexto de esta parte de la canción: ella es Lili Melgar nana de los niños de Shakira. Lili sale en el vídeo y Shakira menciona que no fue indemnizada, se sabe que Piqué no pago lo que a ella le debía. Por eso la referencia. #ElJefe #Shakira pic.twitter.com/OkHEAhfabf
— Laura Bozzo Aesthetic (@LauraAesthetiic) September 21, 2023
De acordo com uma thread feita por um fã no Twitter, Lili não foi indenizada após ser demitida sem justificativa por Piqué. Tudo teria acontecido quando Shakira começou a viajar por conta de compromissos profissionais em 2021 e 2022. Então, Lili notou que estavam comendo a comida de Shakira enquanto ela estava fora. As duas tiveram a ideia de deixar alguns potes de geleias, que Piqué não consumia, para confirmar se tinha alguém comendo.
A babá de Sasha e Milan também encontrou roupas escondidas na casa. Piqué resolveu demiti-la sem pagamento e supostamente fez ameaças para ela não tomar medidas legais. A cantora descobriu que Melgar não tinha recebido e entrou em contato para pagar o que ela tinha direito. Após a separação, ela foi recontratada por Shakira e permanece trabalhando com a artista até hoje. Confira:
En cuanto Shakira se enteró que no había recibido pago, contactó a Lili para pagarle todo el dinero correspondiente por los años que había cuidado a Milan y Sasha.
Y desde que Shakira regresó a Miami, han mantenido una relación cercana de amistad ⬇️ pic.twitter.com/H2lTM1fxS6
— Brunito (@ThePopStage) September 21, 2023
De acordo com o jornal espanhol AS, o título de “El Jefe”, “O Chefe” em português, também pode ser uma referência a Piqué. O veículo apontou que o nome da canção poderia ser uma resposta ao apelido de La Patrona e La Jefa dado a Shakira pelos amigos do ex-marido quando eles ainda estavam namorando.
A voz do hit “TQG” não comentou sobre as referências na letra da música. Em entrevista recente ao Entertainment Tonight, ela apenas explicou que o título não era uma referência a si mesma. “Não sou a chefe nessa música, mas veremos”, declarou.
NEW MUSIC 🎧 | Shakira will be featured in a new collaboration called “El Jefe” – out Sep. 20! pic.twitter.com/o4LNXIUfRo
— ShakiraMedia (@ShakiraMedia) September 13, 2023
A separação
Shakira e Piqué romperam em 2022, após 11 anos juntos. De acordo com a imprensa internacional, o motivo do término seria uma traição do atleta com a atual namorada, Clara Chía. A colombiana teria descoberto tudo por causa de um pote de geleia que foi consumido quando ela não estava em casa. Apenas Shakira gostava da iguaria na família. Desde então, a dupla encara algumas polêmicas sobre o divórcio. Além de “El Jefe”, ela alfinetou o ex em “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”; “Te Felicito” e “TGQ”.
Confira o clipe de ‘El Jefe’:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques