Um vídeo de uma ginasta preta sendo ignorada em uma cerimônia de premiação na Irlanda viralizou nas redes sociais. As imagens deixaram Simone Biles, quatro vezes campeã olímpica, de coração partido. A atleta usou o Twitter para dizer que não há espaço para o racismo em nenhum esporte, e contou que entrou em contato com a garotinha. A mãe da menina também deu detalhes sobre o foi dito por Biles para a filha.
O caso aconteceu em um evento da GymStart, em março de 2022. Mas começou a circular nas redes sociais na última semana. Nas imagens, várias meninas brancas recebem medalhas, enquanto a única menina preta é ignorada.
No Twitter, um usuário compartilhou o vídeo e criticou a situação. “Bem-vindo à Irlanda, onde as pessoas escapam impunes do racismo! Essa menininha negra partiu meu coração. Não pule esse post sem deixar um milhão de corações para ela. Deixem ela famosa“, pediu. Outro internauta marcou Biles na publicação e disse: “Eu adoraria ver Simone Biles entrar em contato com essa garota, se ela puder”.
Em resposta, a ginasta contou que havia enviado um recado em vídeo para a garotinha. “Quando esse vídeo estava circulando, os pais dela entraram em contato. Partiu meu coração ver, então enviei a ela um pequeno vídeo. Não há espaço para racismo em nenhum esporte”, declarou a atleta. Veja:
Welcome to Ireland where people get away with racism! This little black girl broke my heart. Don’t skip this post without leaving a million heart for her. Make her famous… pic.twitter.com/YYMIP1IALZ
— Mohamad Safa (@mhdksafa) September 22, 2023
🩷 when this video was circulating, her parents reached out. It broke my heart to see, so I sent her a little video 🩷
there is no room for racism in any sport or at all !!!!
— Simone Biles (@Simone_Biles) September 23, 2023
De acordo com o The Irish Independent, que conversou com a mãe da menina, a campeã olímpica destacou o trabalho da criança. “Queria que você soubesse que vi como você foi tratada recentemente em seu evento GymStart. Fiquei completamente chocada e queria que você soubesse que você merece uma medalha assim como todas as outras garotas”, declarou no início do vídeo.
“Eu sei que você trabalhou muito duro no esporte e queria dizer que estou torcendo por você daqui”, continuou. Biles ainda teria dito que “há muitos de nós aqui para te apoiar”.
Pronunciamento
Em um comunicado divulgado na última sexta-feira (22), o Gymnastics Ireland confirmou que recebeu uma denúncia por parte dos pais. A organização informou que uma resolução para o caso teria sido encontrada em agosto deste ano. “A funcionária em questão aceitou plenamente que o que aconteceu não foi aceitável, mas destacou que não foi intencional”, alegou o comunicado.
“A funcionária disse que, ao perceber o erro, imediatamente o corrigiu e garantiu que a competidora em questão recebesse sua medalha antes de deixar o ginásio”, continuou. O comunicado ainda diz que a responsável expressou “profundo pesar” pelo que chamou de “erro honesto”, e que um pedido de desculpa pessoal à menina e a família foi recusado inicialmente.
“Um pedido de desculpas por escrito fornecido pela funcionária identificada foi emitido à atleta e sua família. Em todos os momentos, nos mantivemos envolvidos com várias partes relacionadas com o incidente, incluindo a Sport Ireland e a Federação Internacional de Ginástica, além de vários meios de comunicação social, à medida que nos abordavam após terem sido contatados”, disse o comunicado.
“Posteriormente, ambas as partes concordaram em iniciar uma mediação que foi facilitada de forma independente pela Sports Disputes Solutions Ireland de acordo com nossa política de procedimento que levou a uma resolução acordada por ambas as partes em agosto de 2023”, concluiu.
Retratação
Na última semana, a mãe da ginasta disse ao The Irish Independent que a reclamação não foi resolvida e que o pedido de desculpas não era “genuíno”. “Muitas vezes somos a única família negra em eventos de ginástica e isso tem sido muito doloroso para nós”, disse a mãe. “Agora, oito milhões de pessoas viram o vídeo. Do Paquistão à Etiópia, eles podem ver que isso foi errado, mas a Gymnastics Ireland ainda não consegue aceitar e pede desculpas”, acrescentou.
Em um comunicado enviado à CNN ontem (25), a Gymnastics Ireland lamentou “profundamente” o episódio. “Gostaríamos de pedir desculpas sem reservas à ginasta e sua família pela perturbação. Isso foi causado pelo incidente no evento GymStart em março de 2022. O que aconteceu naquele dia não deveria ter acontecido e por isso lamentamos profundamente. Também lamentamos que o que aconteceu desde aquela data tenha causado ainda mais transtornos”, dizia a nota.
O pronunciamento, que não reconheceu os comentários feitos pela mãe da atleta, afirmou ainda que a menina continua participando dos eventos da Gymnastics Ireland. A organização disse que “espera recebê-la de volta também nos nossos futuros eventos”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques