Nesta segunda-feira (27), Juliette e Nattan divulgaram a capa do single “Falta de Atenção”, nova parceria dos artistas. No entanto, não demorou para que a imagem repercutisse nas redes sociais e a cantora fosse acusada, mais uma vez, de plágio. Hoje (28), após a repercussão das acusações, a assessoria de imprensa de Juliette se manifestou sobre o assunto nas redes sociais.
A ex-BBB divulgou tanto a capa quanto um trecho do single ontem em suas redes sociais, incentivando os fãs a realizarem o pré-save da música nas plataformas digitais. Pouco depois, os comentários da publicação já estavam recheados de internautas apontando as semelhanças entre a capa da faixa com a performance “Rest Energy”, da artista iugoslava Marina Abramovic.
“Alô alô, equipe da Juliette, acordem pra o que produzem. Lancem com citações. Fica mais bonito e ajuda a conhecer a artista que tem um apelo à valorização da mulher”, escreveu um seguidor. “Referência direta da obra de Marina Abramovic, né, dona Juliette? Cadê os créditos?”, exigiu outra.
“A inspiração na obra da Marina Abramovic podia ser mencionada para que mais gente conhecesse o trabalho dela, né. Se tem autorização da família da artista não é plágio, se não tiver, aí é caso de Justiça mesmo, mas a responsabilidade é da equipe criativa também, não somente da artista. Enfim, tomara que a música seja boa! Sou fã da Ju!”, destacou um terceiro. Veja outras reações:
Juliette agora não tem mais como te defender mana, imitando uma performance da Marina Abramovic na capa nova. 🙄
— Matheus Sabbá (@matheussabba) November 28, 2023
Marina Abramović – The Other Rest Energy (1980)
x
Juliette – Falta de Atenção (2023)…assim, teria ficado melhor e menos na cara https://t.co/lPzL9cJqJV
— ╚W46N40╝ (@W46N40) November 28, 2023
Agora a Juliette resolveu plagiar a Marina Abramovic https://t.co/zYoICGXKuf pic.twitter.com/5nv44jveHn
— Entusiasta do fim do mundo (@rafuda) November 28, 2023
Perturbada com a Juliette Abramovic
— M. (@mirelaxsl) November 28, 2023
Na imagem, Juliette aparece inclinando-se para trás enquanto segura uma flecha apontada para o peito de Nattan. O cantor, por sua vez, segura o arco enquanto observa Juliette. A fotografia é semelhante à apresentação de 1980 de Abramovic, na qual ela e seu marido, Ulay, ficaram cerca de quatro minutos segurando uma flecha que apontava para o coração da artista. Na performance original, as posições são invertidas. Confira abaixo:
Apesar das críticas, muitos elogiaram Juliette por escolher uma artista de renome como Abramovic como inspiração de seu novo trabalho. “Para começar, só é ‘plágio’ se as duas obras forem concorrentes diretas, se a existência de uma ameaça o espaço comercial da outra. Imitar uma performance de sei lá quantas décadas atrás é quase o oposto: apresentou o trabalho da Marina Abramovic pros fãs da Juliette”, destacou um usuário do Twitter.
“Amei a referência de Juliette ao trabalho de Marina Abramovic. Isso amplia o repertório de seu público e dá visibilidade para uma arte que é pouco difundida como a performance”, destacou um segundo. “Marina Abramovic é uma total desconhecida, né? Então Juliette não pode conhecer ela porque é ex-BBB e por isso é burra? O tanto de elitismo e misoginia que tem por aqui. Essa performance já é marcada na cultura pop”, ressaltou uma terceira.
Assessoria toma providências
Com tamanha repercussão das acusações de plágio, a BPM Comunicação, assessoria de imprensa de Juliette, se manifestou. Em nota de esclarecimento divulgada no Instagram, a equipe da artista confirmou inspiração em Abramovic e ressaltou que as acusações de plágio são inverídicas. Leia a íntegra:
“Em relação à capa do visualizer “Falta de Atenção” de Juliette feat Nattan, esclarecemos que a inspiração para o visual foi a obra ‘Rest Energy’ dos artistas Marina Abramovic e Ulay, criada em 1980, em Amsterdã – dos quais a cantora tem profunda admiração. Ressaltamos que as acusações de plágio são infundadas e estão sendo analisadas uma a uma pelo jurídico. O processo criativo buscou referenciar e homenagear a obra original sem reproduzi-la”, declarou a BPM.
Juliette, por sua vez, não fez qualquer comentário sobre as acusações de plágio. A cantora se restringiu a colocar imagens das obras de Abramovic nos Stories de seu perfil e ainda incentivou os internautas a conhecerem o trabalho da artista iugoslava.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques