Existem alguns tipos de maquiagens que não uso mais depois que fiz 40 anos. Algumas eu não gosto mesmo, outras acho que já não funcionam tão bem no meu tipo de pele. Por isso, hoje te falo um pouco sobre este processo de mudança e de substituições.
#1 Maquiagens que não uso mais: excesso de corretivo
Atualmente, eu evito o excesso de corretivo abaixo dos olhos pois ele costuma acumular. Dependendo da maquiagem, ainda pode deixar a região mais seca e com craquelamento. Sendo assim, evidenciando as linhas de expressão. Ao invés disso, uso corretivo pontualmente nas manchas e bem pouquinho nas olheiras espalhando bem. Para isso, uso um corretivo hidratante e também um pincel de maquiagem específico para isso.
#2 Base matificante na pele madura
Mesmo tendo a pele oleosa, não uso mais bases matificante. Neste sentido, tenho a impressão que o visual fica pesado e marcado. Ressaltando a falta de hidratação do rosto e deixando a pele sem viço. Por isso, opto por bases mais leves e com acabamento radiante. Também não deixo de passar no rosto um hidratante ou sérum antes da maquiagem. Isso faz com que a pele ganhe um apecto natural, leve, sem craquelar ou ressecar a pele.
Neste link estão todas as resenhas que já fiz sobre base e aqui tem indicações de base para pele madura.
#3 Troquei o pó matificante pelo pó radiante
Outra maquiagem que também não uso mais é o pó matificante, principalmente abaixo dos olhos. Percebo que quando uso este tipo de produto abaixo dos olhos, ele craquela e vinca as marcas de expressão. Além disso, acabam dando uma aparência de cansaço e de excesso de produto nesta região.
Troquei esse passo pelo uso de um pó levemente cintilante em pontos específicos para a pele como último passo na finalização da maquiagem. Neste sentido, uso o pó na testa e no queixo, não aplicando o produto abaixo dos olhos. O pó que eu mais gosto de usar, que é fininho e tem uma radiância discreta é o pó Mineralize Skinfinish Natural da MAC. Outra oppção é o Meteorites da Guerlain, porém bem mais caro.
#4 Sombra marrom no lugar do lápis preto
Mais uma maquiagem que faz um tempo que passo longe é o lápis preto nos olhos usado na linha d’água. Usando este estilo de maquiagem, meus olhos ficam pequenos e com visual carregado. Além disso, também me parece ser um tipo de maquiagem datado nos anos 90/2000. Dando a impressão de ser uma maquiagem que marcou uma época específica.
Neste sentido, troquei o lápis preto por uma sombra marrom na linha dos cílios, assim, o truque abre o olhar e fica mais natural.
#5 Blush em bastão
Também tenho gostado de trocar o blush em pó e sem brilho pelas versões em bastão. A maquiagem em bastão tem uma consistência mais cremosa e deixa minha pele mais radiante. O blush fica com aparência natural e com um leve brilho, dando mais viço para a pele.
Veja também: Blush em bastão, os melhores que já testamos!
#6 Batom cremoso no lugar do batom mate
Por último, troquei o batom mate pelas versões cremosas por serem mais confortáveis de usar e por deixar a maquiagem mais iluminada. Mesmo já tendo novas tecnologias para o batom mate, ainda acho que alguns deles são desconfortáveis de usar. Deixando os lábios ressecados, sendo assim, acabo preferindo os batons hidratantes.
Acompanhe o Top 10 Natura e o que vale a pena comprar da marca.