Um homem viu a sua vida ser transformada após ser picado na perna direita por uma aranha. O local da ferida acabou sendo infectado por uma bactéria “comedora de carne”. Zachary Harakas trabalhava no jardim do seu quintal em Missouri, nos Estados Unidos, quando sentiu a dor de um belisco e percebeu que havia sido picado por um aracnídeo. Apesar disso, ele não se preocupou com o ocorrido no momento.
Entretanto, alguns dias depois a perna do estadunidense inchou e ficou com uma cor esverdeada. Ele, então, foi levado ao hospital mais próximo para ser examinado. No local, os médicos o diagnosticaram com fasciíte necrosante – uma infecção bacteriana. Segundo os médicos, a principal hipótese é que Harakas tenha sido picado por uma aranha-violinista que carregava a bactéria.
“O cirurgião teve que remover uma grande parte do tecido e músculo da perna e do quadril de Zachary. Eles disseram que se ele não tivesse vindo naquele dia, ele não teria sobrevivido à noite”, informou a família. O médico Andrew Benedict, diretor do programa cirúrgico do hospital Saint Luke, explicou que a ferida aberta da picada da aranha permitiu a entrada das bactérias devoradoras de carne.
“Nosso pensamento inicial foi: poderia ser uma picada de aranha-marrom reclusa? Às vezes, picadas de aranha podem causar uma reação local, e isso pode realmente causar a morte da pele (…) No caso de Zachary, ela não causou a morte da pele, apenas do tecido abaixo da pele”, contou ele em entrevista à emissora KSHB.
Harakas ficou na UTI por três dias e agora está na unidade de tratamento de feridas. Os médicos instalaram um dreno na região para retirar secreções. Mesmo assim, ele precisa voltar para a sala de cirurgia a cada dois dias para limpar e refazer o curativo. Existe a possibilidade dele ficar no hospital por meses e passar por várias cirurgias plásticas.
Por isso, os amigos de Harakas criaram um GoFundMe para ajudar a família a cobrir as contas médicas. “Zachary não tem renda neste momento e tem três filhos para sustentar. Ele é incrivelmente gentil e sensível, ajudaria qualquer um em necessidade e é um pai dedicado. Qualquer ajuda será bem-vinda”, escreveram na página.
Segundo o manual MSD, essa espécie de aranha podem se encontradas no meio-oeste e na região centro-sul dos Estados Unidos. Apesar de algumas picadas não serem dolorosas em um primeiro momento, em todos os casos a dor se manifesta em 30 a 60 minutos. A região afetada geralmente desenvolve vermelhidão e pode apresentar coceira.
Segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein, a fasciíte necrosante é mais comum em pessoas que sofrem de um sistema imunológico fragilizado. Entre os sintomas estão feridas, dor, inchaço, febre, bolhas e erupções na pele.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques