Tripulantes desaparecem após navio naufragar a caminho de Fernando de Noronha

Tripulantes desaparecem após navio naufragar a caminho de Fernando de Noronha


O navio de carga Concórdia, com nove tripulantes a bordo, naufragou nas proximidades da Ilha de Itamaracá. O acidente aconteceu na rota entre Recife e Fernando de Noronha, na noite deste domingo (15). A embarcação havia partido do Recife no sábado (14). As informações são do g1.

Segundo a Marinha do Brasil, quatro tripulantes foram resgatados com vida. No entanto, o destino dos outros cinco ainda é incerto. “Quatro tripulantes que se encontravam a bordo foram resgatados pelo Navio Rebocador de Alto Mar ‘Cormoran’ e estão em bom estado de saúde. Outros cinco tripulantes seguem desaparecidos”, diz o comunicado da Marinha.

O alerta sobre o naufrágio foi emitido nos grupos de navegadores, desencadeando uma intensa busca por todo o litoral pernambucano. A Marinha acionou a estrutura do Salvamar Nordeste, que coordena as buscas com o apoio do Navio-Patrulha (NPa) Macau e da Aeronave H36 da Força Aérea Brasileira.

De acordo com Antônio Gonçalves, dono da embarcação, o Concórdia transportava material de construção e alimentos para abastecer Fernando de Noronha. “Os porões estavam com materiais para abastecer os mercados da ilha, além de material de construção. O movimento em Noronha melhorou, o prejuízo é grande”, disse Antônio.

Tripulantes do navio de carga que naufragou a caminho de Fernando de Noronha (Foto: Reprodução / Arquivo pessoal)

A carga teria se soltado, forçando a tripulação a retornar para Recife. “O barco saiu no sábado, estava quase no meio do caminho. A carga soltou e a tripulação revolveu retornar para o Recife. O barco pode transportar até 180 toneladas e estava cheio”, completou o dono da embarcação.

Continua depois da Publicidade

A Marinha informou que o naufrágio ocorreu a cerca de 15 quilômetros da praia de Ponta de Pedras, no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Um comunicado de “Aviso aos Navegantes” foi emitido para ampliar a divulgação do ocorrido e solicitar o apoio de outras embarcações nas buscas.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. A rota entre Recife e Fernando de Noronha tem 545 quilômetros de extensão. As embarcações que abastecem a ilha levam, geralmente, cerca de 48 horas para completar o percurso.



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *