Piloto de avião que caiu em Goiás enviou vídeo dentro de aeronave para amigo minutos antes de acidente; assista

Piloto de avião que caiu em Goiás enviou vídeo dentro de aeronave para amigo minutos antes de acidente; assista

Na manhã da última quarta-feira (20), uma aeronave colidiu com um cabeamento de para-raios em Quirinópolis, no sudoeste de Goiás, antes de cair em uma lavoura de cana-de-açúcar. Pouco antes do acidente, o piloto, João Adolpho Pontes Santana Branco, enviou um vídeo a um amigo, mostrando detalhes do painel do avião.

Em entrevista ao g1, o amigo, que preferiu não se identificar, comentou sobre a relação próxima entre eles: “Ele sempre me ligava para a gente conversar. Quem acordava mais cedo sempre mandava uma mensagem. Não acredito que meu amigo partiu”.

No vídeo, João exibe o painel da aeronave, de matrícula PT-DRB, mas não faz comentários relevantes ao amigo. Segundo familiares, ele era natural de Nhandeara, em São Paulo, e estava empregado há seis meses na empresa Aerotek Aviação Agrícola. Veja:

Apaixonado por aviação, João também trabalhou como piloto em Lagoa da Confusão, no Tocantins. Ele vivia em Quirinópolis com sua companheira e não tinha filhos.

O acidente aconteceu em uma fazenda, a cerca de 1 km da cabeceira da pista de pouso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o impacto com o cabeamento fez a aeronave pegar fogo, mas não houve explosão. O acidente foi fatal.

Após o incidente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) iniciou as investigações. Em nota, foi informado que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar a Ação Inicial referente à ocorrência. Leia o comunicado:

“Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram acionados, nesta quarta-feira (20/11), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-DRB, em Quirinópolis (GO).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Acompanhe a investigação:

Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA.

O CENIPA destaca ainda que é por meio da emissão e publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).

A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.”

Continua depois da Publicidade

Posicionamento da Aerotek

A empresa Aerotek Aviação Agrícola também lamentou a perda e informou que as autoridades competentes estão conduzindo as investigações. Em nota oficial, declararam:

“É com profundo pesar que a Aerotek Aviação Agrícola informa o falecimento do piloto João Pontes, ocorrido na manhã de quarta-feira, dia 20/11/2024, em razão de um acidente aéreo.

A Polícia Civil e demais autoridades competentes foram acionadas para investigar os fatores que ocasionaram o acidente.

Nesse momento de dor, a equipe Aerotek se solidariza com os familiares e amigos, e expressa seus sinceros sentimentos”.

A investigação completa será disponibilizada no Painel SIPAER, plataforma oficial do CENIPA, que oferece detalhes e atualizações sobre ocorrências aeronáuticas no Brasil.



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *