O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve alta hospitalar neste domingo (15), após passar por uma cirurgia de emergência. Ele participou de surpresa da coletiva de imprensa junto com a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês e detalhou como foi o acidente doméstico que resultou em um ferimento na cabeça.
O chefe de estado, de 79 anos, estava internado desde terça (3) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele passou por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça – ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.
“Eu não estava cortando a unha do pé. Eu estava cortando a unha da mão. Eu não estava em pé. Eu estava sentado. Eu já tinha cortado a minha unha, já tinha lixado a minha unha”, afirmou, indo contra informações veiculadas na imprensa. “Quando eu fui guardar o estojo, eu em vez de levantar e abrir a gaveta, eu tentei afastar o meu bumbum do banco. O banco era redondo e eu caí. E bati com a cabeça na hidromassagem e fez um estrago razoável”, detalhou ele.
Em seguida, o presidente contou que ficou surpreso ao saber que precisaria passar por um novo procedimento na cabeça na última semana. “Depois da quinta tomografia, eu achei que ‘tava’ totalmente curado. Achei que já podia fazer tudo. Voltei a fazer esteira, voltei a fazer musculação. E eu não estava totalmente preparado para voltar a fazer o exercício”, disse.
As dores de cabeça começaram a surgir no início da semana. “Como eu tomei banho nas piscina e tomei sol, eu achei que fosse um problema do sol”, explicou ele. Lula havia sido orientado a comunicar para a equipe médica caso sentisse dores. Ele, então, chamou a médica da presidência e avisou que estava se sentindo estranho. Após a realização de uma tomografia, ele viajou com urgência para fazer o procedimento. Assista ao vídeo completo abaixo:
De alta hospitalar, Lula aparece de surpresa em coletiva e faz pronunciamento.
Presidente conversou com jornalistas no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. pic.twitter.com/fVfVlRavgS
— Metrópoles (@Metropoles) December 15, 2024
Lula ainda afirmou que se sente bem e que já retomará as suas atividades: “Eu estou voltando para casa agora tranquilo, certo de que eu estou curado e que eu preciso me cuidar”. O médico Roberto Kalil declarou que ele deverá manter repouso relativo por cerca de 15 dias, mas que poderá retomar a sua rotina de trabalho normalmente, com exceção de atividades físicas. O presidente deverá permanecer em sua residência, em São Paulo, até a próxima quinta-feira (19), quando passará por uma nova avaliação.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques