Nesta sexta-feira (20), 160 crianças foram resgatadas de uma seita chamada “Lev Tahor”, criada por um grupo judaico ultraortodoxo, na Guatemala. Segundo o Ministério do Interior e o Ministério Público, o coletivo é investigado por supostos abusos sexuais a menores.
A seita se estabeleceu em 2016, no município de Oratorio, onde fica a propriedade do grupo, mas foi formada na década de 1980. O ministro Francisco Jiménez deu a notícia em seu perfil do X. “A operação permitiu o resgate de 160 menores que teriam sido abusados por um membro da seita Lev Tahor“, escreveu. O resgate foi chamado de “Escudo dos Justos”.
Veja:
🚨URGENTE🚨
Operativo permitió el rescate de 160 menores que presuntamente eran abusados por un miembro de la secta Lev Tahor. #SantaRosa@PNCdeGuatemala con el apoyo varias dependencias y @DHSgov decimos ¡Cero tolerancia al abuso infantil!#MinisterioDeGobernación pic.twitter.com/hwyk2WMUPV
— Francisco Jiménez (@FJimenezmingob) December 20, 2024
De acordo com dados da promotoria divulgados pela AFP, os ossos de um menor de idade foram encontrados e, conforme esclarecido em uma coletiva de imprensa, a busca foi realizada por “suspeita” de tráfico de pessoas, “na modalidade de gravidez forçada, maus-tratos contra menores de idade e estupro“.
O órgão teve o apoio do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) para realizar a operação. A seita seria, supostamente, responsável por abuso infantil, casamentos forçados e gravidez na adolescência. Em agosto, já havia ocorrido uma tentativa de busca no local.
“Tolerância zero ao abuso infantil!“, afirmou o ministro. A embaixada dos Estados Unidos na Guatelama também se manifestou sobre o crime. “Apoiamos o uso dos canais bilaterais existentes de aplicação da lei para levar à justiça os indivíduos responsáveis“, disseram, sobre a operação.
Confira:
Apoyamos el uso de los canales bilaterales de aplicación de la ley existentes para llevar ante la justicia a los individuos responsables. El operativo de colaboración multinacional “Escudo de los justos” entre los gobiernos, multilaterales, @HSI_HQ, @MingobGuate, @PGNguatemala,… pic.twitter.com/Ps0FJgRXEv
— US Embassy Guatemala (@usembassyguate) December 20, 2024
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques