160 crianças são resgatadas de seita investigada por abusos a menores, na Guatemala

160 crianças são resgatadas de seita investigada por abusos a menores, na Guatemala

Nesta sexta-feira (20), 160 crianças foram resgatadas de uma seita chamada “Lev Tahor”, criada por um grupo judaico ultraortodoxo, na Guatemala. Segundo o Ministério do Interior e o Ministério Público, o coletivo é investigado por supostos abusos sexuais a menores.

A seita se estabeleceu em 2016, no município de Oratorio, onde fica a propriedade do grupo, mas foi formada na década de 1980. O ministro Francisco Jiménez deu a notícia em seu perfil do X. “A operação permitiu o resgate de 160 menores que teriam sido abusados por um membro da seita Lev Tahor“, escreveu. O resgate foi chamado de “Escudo dos Justos”.

Veja:

 

De acordo com dados da promotoria divulgados pela AFP, os ossos de um menor de idade foram encontrados e, conforme esclarecido em uma coletiva de imprensa, a busca foi realizada por “suspeita” de tráfico de pessoas, “na modalidade de gravidez forçada, maus-tratos contra menores de idade e estupro“.

Continua depois da Publicidade

O órgão teve o apoio do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) para realizar a operação. A seita seria, supostamente, responsável por abuso infantil, casamentos forçados e gravidez na adolescência. Em agosto, já havia ocorrido uma tentativa de busca no local.

Tolerância zero ao abuso infantil!“, afirmou o ministro. A embaixada dos Estados Unidos na Guatelama também se manifestou sobre o crime. “Apoiamos o uso dos canais bilaterais existentes de aplicação da lei para levar à justiça os indivíduos responsáveis“, disseram, sobre a operação.

Confira:



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *