No último sábado (28), duas mulheres foram flagradas abandonando um cachorro em uma praça de Queimados, na Baixada Fluminense. Após a divulgação do caso, a Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou uma investigação para identificar as responsáveis pelo crime.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato do abandono. As mulheres chegam à Praça dos Eucaliptos em um carro branco, estacionam próximo à calçada, e uma delas puxa o cachorro de dentro do veículo, jogando-o no chão. Em seguida, a porta é fechada rapidamente, e o animal é deixado no local.
A gravação, feita por uma testemunha, registra o desespero do cachorro, que chora e late enquanto tenta seguir o veículo. Após o abandono, a passageira do carro ainda abre a janela e aparenta rir da situação, enquanto o animal corre desorientado atrás do veículo. “Olha aí. Acabou de abandonar o cachorro”, narra a testemunha no vídeo.
🚨😭 POR QUE O SER HUMANO É TÃO CRUEL?
🤬😡😤😤😤😤
⚠️ FLAGRANTE DE COVARDIA NO ESTADO DO RJ
📍 QUEIMADOS – RJ
➡️ UM CACHORRO FOI ABANDONADO NO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS.
🚨ABANDONO DE ANIMAIS É CRIME! Lei 9.605/98, artigo 32
➡️ SEGUNDO INFORMAÇÕES, FOI UMA PASSAGEIRA DE… pic.twitter.com/GVEMh3nxht
— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) December 29, 2024
Os agentes da 55ª DP (Queimados) instauraram um inquérito para investigar o caso. Além de visitar o local, a polícia pretende utilizar imagens de câmeras de segurança da região para identificar as responsáveis pelo crime.
O mês de dezembro tem registrado um aumento no abandono de filhotes, segundo dados divulgados pelo g1. A Comissão de Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores do Rio contabilizou pelo menos 16 filhotes abandonados em diferentes pontos do município em apenas 24 horas.
O vereador Luiz Ramos Filho (PSD), presidente da Comissão, destacou o aumento dos casos nesta época do ano. “Infelizmente o espírito natalino não tocou o coração dessas pessoas. É justamente nesta época de fim de ano, que registramos o maior número de animais abandonados”, lamentou.
Ele reforçou que abandonar animais é crime, com pena prevista de dois a cinco anos de prisão, conforme a Lei 9.605/98.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques