Um vídeo capturou o momento exato em que um fogo de artifício, durante o Réveillon em Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, disparou na direção contrária e explodiu próximo ao prédio onde estava a turista Bianca Miranda. Ela sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus. O incidente aconteceu enquanto a gaúcha assistia à programação de fim de ano com o marido, da janela de um dos apartamentos da cidade.
Bianca contou ao g1 que o artefato atingiu primeiro um carro estacionado na rua, que teve o vidro quebrado, antes de ser arremessado para cima e atingi-la com fagulhas.
No vídeo, a reação do público é de surpresa. Em seguida, é possível ver que a queima de fogos continua na orla da praia. Assista:
Durante a virada de ano na praia central de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, um casal de gaúchos passou por um grave incidente. Enquanto assistiam à queima de fogos de artifício, um dos artefatos saiu de direção e atingiu a mulher, causando queimaduras em 20% do… pic.twitter.com/Y1MHfn5MwB
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) January 1, 2025
“O que era para ser nosso momento se tornou nossa desgraça. Cena desesperadora. É desesperador ver a sua esposa pegando fogo dentro da tua casa”, relatou Victor Frasca, marido de Bianca, em um vídeo compartilhado nas redes sociais.
Assista [Atenção! Imagens Fortes!]:
🇧🇷Casal de gaúchos estava celebrando a virada de ano na praia central de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, quando um dos fogos de artifício da queima programada atingiu a mulher. Ela sofreu queimaduras em 20% do corpo, incluindo o tórax e as mãos.👇😨 pic.twitter.com/KsMcvOMOcO
— ROSA M W WOBETO (@rosamwovbeto) January 1, 2025
Nas redes sociais, Victor descreveu o estado de saúde da esposa: “Ela está com boa parte do tórax queimado, sem pele, e com queimaduras nas mãos”. Bianca, ainda em choque, afirmou que está recebendo medicação para aliviar as dores, mas lamentou o ocorrido: “Jamais esperava que isso ia acontecer dentro de casa”.
Assista ao desabafo de Victor:
Homem desabafa após esposa ser atingida por fogos de artifício em SC pic.twitter.com/thSK9HpSCV
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) January 1, 2025
Segundo a prefeitura de Navegantes, o evento utilizava fogos com baixa intensidade sonora, conforme determina a Lei Municipal nº 3.470/2020, que proíbe artefatos pirotécnicos com ruídos. “A lei veda a soltura de fogos ruidosos, porém, permite que sejam utilizados fogos com estampido de baixa intensidade (abaixo de 85 decibéis)”, respondeu a prefeitura ao g1.
Em nota oficial, a administração municipal lamentou o incidente, e informou que a empresa responsável será notificada para prestar esclarecimentos: “A Prefeitura de Navegantes informa que já está apurando o caso e vai notificar a empresa responsável pela queima de fogos para que preste todos os esclarecimentos. De antemão, a Prefeitura informa que a empresa licitada possuía todas as credenciais exigidas e os fogos foram montados por brigadistas como determina a legislação. A Prefeitura lamenta o incidente e reforça seu compromisso de transparência na apuração do caso e vai prestar toda assistência ao casal”.
Comunicado do Corpo de Bombeiros
“O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informa que, durante a queima de fogos realizada no município de Navegantes, na noite de ontem, ocorreu um incidente envolvendo a direção de ao menos um dos artefatos pirotécnicos, disparado em direção a apartamentos da orla.
Conforme primeira apuração, os documentos exigidos pela Instrução Normativa nº 27 – Prevenção em Espetáculos Pirotécnicos foram apresentados previamente e estavam de acordo com os requisitos estabelecidos, incluindo o responsável técnico devidamente habilitado.
De acordo com a referida normativa, cabe ao responsável técnico assegurar o cumprimento das normas de segurança, como o monitoramento da área de queda dos fogos e a manutenção dos afastamentos mínimos previstos para andamento seguro do espetáculo.
O CBMSC reforça que diligências adicionais serão avaliadas, como a pertinência de ações de perícia no local.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança da população e reforçamos que medidas preventivas e fiscalizatórias continuam sendo uma prioridade para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, dentro dos limites legais e normativos estabelecidos”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques