Ministério Público toma decisão sobre denúncia de racismo contra Ana Paula Minerato; saiba detalhes

Ministério Público toma decisão sobre denúncia de racismo contra Ana Paula Minerato; saiba detalhes

O Ministério Público (MP) arquivou a denúncia de injúria racial contra Ana Paula Minerato. De acordo com o Notícias da TV, a decisão foi divulgada nesta segunda-feira (13). A queixa tinha como base os áudios em que a influenciadora utilizava termos racistas para se referir à cantora Ananda.

A publicação informou que o pedido de arquivamento foi feito no dia 17 de dezembro, cerca de um mês depois do vazamento dos áudios. Na decisão, o promotor Carlos Alberto Scaranci Fernandes afirmou que o “discurso abertamente racista” citado na denúncia não possui “qualquer contexto ou descrição dos fatos”.

“Examinando o expediente, não há justa causa para prosseguir. Verificando as informações encaminhadas a esta Promotoria de Justiça, não é possível vislumbrar a ocorrência de qualquer conduta criminosa”, declarou em trecho do documento.

“Assim, somente resta providenciar o arquivamento, uma vez que não há justa causa para apuração de crime. Com esse quadro, promovo o arquivamento deste procedimento, com as cautelas cabíveis na espécie”, acrescentou.

Áudios de Ana Paula Minerato com falas racistas contra a cantora Ananda não foram considerados suficientes para dar prosseguimento ao processo. (Reprodução/Instagram)

O promotor de Justiça ainda declarou que o arquivamento desta denúncia específica não significa que a polícia ou os órgãos estão impedidos de apurarem novos fatos e fazerem uma nova investigação, assim como indica o artigo 18 do Código de Processo Penal. O arquivamento do inquérito não é definitivo e pode ser alterado caso surjam novas provas.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

Áudios atribuídos a Ana Paula Minerato passaram a circular nas redes sociais em novembro passado. O registro reúne ataques racistas que teriam sido endereçados à cantora Ananda, do hit “Quero Que Tu Vá”. Na conversa com o rapper KT, uma voz feminina usa termos pejorativos, como “cabelo duro” e “neguinha”.

“Você gosta de mina do cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gostava de mina de cabelo duro. Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha. O pai ou a mãe veio da África. Ali tá na cara”, diz a voz na gravação. Ananda chegou a se manifestar em suas redes sociais e Ana Paula surgiu aos prantos, se desculpando pelo episódio. Saiba mais detalhes, clicando aqui. 



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *