Seis turistas foram autuados após serem flagrados invadindo uma área proibida no mirante Dois Irmãos, em Fernando de Noronha, para tirar fotos, desrespeitando as normas de segurança do Parque Nacional Marinho. O incidente ocorreu no último sábado (11) e foi gravado por um guia local, Tiberius Oliveira, que tentou advertir os infratores sobre os perigos da área – que é conhecida por frequentes deslizamentos de pedras.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os turistas autuados não tiveram seus nomes revelados, mas já foram reconhecidos pela equipe responsável pela proteção das unidades de conservação federais do arquipélago. O incidente está sob investigação e as penalidades aplicáveis podem oscilar de R$ 500 a R$ 10 mil, dependendo da gravidade da infração.
As imagens, que mostram uma das turistas posando perto do precipício enquanto ignorava os avisos do guia, circularam nas redes sociais e ajudaram na rápida identificação dos envolvidos. O grupo, composto por cinco mulheres e um homem, foi multado logo após o flagra. A chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Noronha, Lilian Hangae, agradeceu à comunidade pelo apoio nas denúncias e reiterou os riscos significativos de desobedecer às regras do parque.
De acordo com informações do UOL, Tiberius Oliveira expressou sua frustração com a recorrência desse tipo de infração, apesar das claras sinalizações e cercas instaladas para prevenir tais atos. “Na hora que desliguei a gravação eu continuei repreendendo eles. O rapaz me pediu desculpas e eles foram embora. Tem gente falando que há 10 anos não tinha essa cerca, mas hoje a área é fechada por causa disso, porque o pessoal ia em cima das pedras para tirar foto”, comentou.
Assista ao momento:
O ICMBio confirmou que planeja intensificar a fiscalização durante a alta temporada, com a instalação de mais placas informativas e a presença reforçada de monitores para evitar futuras violações.
A resposta oficial dos turistas ainda não foi divulgada. O caso segue sob investigação, e as autoridades reforçam o pedido para que moradores e visitantes colaborem denunciando comportamentos que comprometam a integridade do parque e a segurança dos visitantes.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques